segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EDUARDO CAMINHA PARA CONQUISTAR O BRASIL

Coluna da segunda-feira Por Magno Martins
        Estrada pavimentada
Pelo menos até o momento, tudo está caminhando como Eduardo Campos imagina ou deseja para dar o voo nacional em 2014. Presidido nacionalmente pelo governador pernambucano, o PSB saiu das eleições de segundo turno, ontem, como o partido que mais emplacou prefeitos.
Das sete cidades em que disputou neta segunda etapa, elegeu seis, das quais três capitais: Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho. No primeiro turno, já havia conquistado as prefeituras do Recife e Belo Horizonte.
Em todo o País, computados os resultados de ontem, a legenda socialista totalizou 442 prefeitos eleitos. Na prática, 71% dos prefeitos que disputaram um segundo mandato pelo PSB foram eleito, superando a média nacional por partidos, em torno de 50%.
O PSB arrebatou do PT redutos tradicionais, como Fortaleza e Recife, e avançou em São Paulo e no Rio, conquistando as prefeituras de Campinas e Duque de Caxias. Antes restrito ao Nordeste, notadamente Pernambuco e Ceará, o PSB rompe as fronteiras do Sudeste e Centro Oeste.
“Somos agora um partido reconhecido pela confiança de brasileiros de todas as regiões do País”, comemora Eduardo, que, a partir de agora, passará a ter maior inserção no plano nacional, sendo olhado e tratado de forma diferenciada pelo PT, que está no poder.
E, consequentemente, por partidos de oposição, que irão precisar de um alinhamento automático com o PSB para uma eventual formação de uma grande aliança com vistas ao enfrentamento a Dilma em 2014.
MURCHOU– Embora tenha conquistado São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, muito mais pelo desgaste de Serra do que mesmo pela força de Lula, o PT sai menor do que imaginava nas eleições municipais. No primeiro turno, elegeu apenas o prefeito de Goiana e ontem, no segundo turno, João Pessoa e Rio Branco. Das 26 capitais, portanto, emplacou somente quatro. Com exceção de São Paulo, as demais capitais arrebatadas pelo PT formam colégios eleitorais minúsculos.
Estrela cadente - Lula não é mais imbatível cabo eleitoral no País. No Nordeste, foi vedete no guia eleitoral em Recife, Fortaleza e Salvador, três maiores colégios eleitorais da região, com influência zero. Em Campinas (PSB), tentou derrotar o candidato de Eduardo Campos e se deu mal. Em Manaus, sofreu a sua maior derrota com a vitória do tucano Arthur Virgílio.

Pagando pela língua - Em Salvador, onde esteve por duas vezes, a presidente Dilma, estimulada pelas estocadas de Lula, zombou até da pequena estatura do prefeito eleito ACM Neto (DEM). Num comício, ao lado do candidato Pelegrino, que tem 1,80 cm, afirmou: “Salvador não pode ter um governinho, não pode ter um governo pequenininho”, disse, referindo-se a ACM Neto, que mede 1m68.
Rebanho ameaçado - O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, revela que a sua maior preocupação em relação ao agravamento da seca no Estado é o risco da dizimação do rebanho bovino, não por morte, mas pela venda desenfreada. “Tem criador se desfazendo do plantel a preço de banana”, diz ele, que está de olho nas feiras tradicionais, onde o gado é comercializado.
Dilma na seca - Eduardo Campos vai levar a Dilma, esta semana, a proposta de uma nova reunião com os governadores do Nordeste para discutir o enfrentamento da seca e os programas prometidos, que não saem do papel, ou quando saem, andam a passos de tartaruga. A ideia é que Dilma, antes do encontro, dê uma passadinha pela região devastada pela estiagem.

CURTAS
REFORMA– Acabada a eleição municipal, ontem, com o resultado do segundo turno, os partidos da base do Governo Dilma começam a pressionar pela reforma ministerial. A grande expectativa está em relação ao PSB. Se aceitar participação maior na Esplanada pode ser o sinal de que Eduardo não disputa a Presidência em 2014.
NA TENDA– O prefeito eleito Geraldo Júlio acompanhou o resultado das eleições de ontem na casa do governador Eduardo Campos e lá comemoraram o avanço do PSB no País. O governador quer promover um encontro dos prefeitos eleitos do PSB – Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Derrotado em São Paulo, José Serra será compensado com a presidência do PSDB?
'Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam'. (Provérbios 15:22)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

NOVEMBRO VEM AÍ COM MUITA CULTURA



DEFINIDOS OS HOMENAGEADOS DO 5º CURTA TAQUARY - FESTIVAL NACIONAL DE CURTA METRAGEM






O Curta Taquary - Festival Nacional de Curta metragem acontecerá nos dias 21 a 23 de Novembro de 2012 em Taquaritinga do Norte - Pernambuco.
Em sua 5ª edição o evento terá como homenageados a premiada atriz Zezita Matos e o cineasta José Mojica Marins, o famoso Zé do caixão. Além de oficinas e debates, haverá exibição de curtas metragens de animação, documentario e ficção.

Um novidade este ano é a Mostra latino-americana, contando com a presença de cineastas do México e Venezuela. Luz, câmera e o Curta Taquary vai começar!

www.curtataquary.com
www.curtataquary.blogspot.com



Do PEmais - Paulo Pereira.

PREFEITO ELEITO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE AGRADECE AO POVO PELA VITÓRIA


edson_vieira_foto_roberto_soares_alepe
O deputado Édson Vieira (PSDB), prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe, discursou hoje na Assembleia Legislativa para agradecer ao povo a sua vitória.
Ele derrotou o deputado federal José Augusto Maia (PTB) com apoio do PSB (deputado Diogo Moraes) e mais 10 partidos.
Leia, abaixo, a sua Nota de Agradecimento pelos 23.460 votos recebidos:
I-    Amigos e amigas de Santa cruz do Capibaribe, venho aqui, de público, em meu nome, Edson Vieira, e em nome do meu vice-prefeito,  Dimas Dantas, agradecer as 23.460 pessoas que me deram a chance, me deram a oportunidade de ser o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, com uma expressiva votação.
II-    Isso reflete a vontade do povo, a vontade de dias melhores, a vontade de sonhar uma cidade que seja melhor para se viver. Uma cidade que tenha uma saúde de qualidade, uma educação que valorize nossas crianças, que tenha um trânsito bom e organizado. Essa é a Santa Cruz que queremos, forte e desenvolvida.
III-    Nossa campanha foi pautada nas propostas, nas ideias e no diálogo com todos. Isso reflete uma amostra de como será nosso governo, um governo de todos e para todos. Serei o prefeito de todos, dos que votaram, e dos que não votaram. Não faremos perseguição, vamos é trabalhar dia e noite para organizar a cidade.
IV- Muitas vezes, tentaram baixar o nível da campanha, com calúnias, com mentiras, mas o povo demonstrou que essa política pequena não mais atende às necessidades de Santa Cruz. O tempo agora é outro, tempo do trabalho, tempo da ação, é tempo da honestidade e do respeito ao dinheiro público.
IV-    Agradeço aqui a todos que contribuíram para minha campanha, minha equipe, meus amigos, minha família e, principalmente, às 23.460 pessoas que digitaram o “45” e deram uma chance a Santa Cruz.
V-    Com as bênçãos de Deus e a força do povo vamos fazer uma Santa Cruz do Capibaribe melhor para as futuras gerações. Com o coração leve, mas repleto de alegria, vai aqui o meu sincero agradecimento.

Por Inaldo Sampaio.

CINISMO MUNICIPAL



Cinismo municipal

Prefeitos reeleitos ou não passaram a demitir, cortar despesas, suspender o pagamento de credores e meter a tesoura em geral nos programas em andamento. Na Região Metropolitana no Recife, quem mais corta na carne é o prefeito reeleito Elias Gomes (PSDB).

Na primeira tesourada perderam seus empregos mais de 500 trabalhadores. Ontem, passaram a procurar emprego nos classificados mais 200 servidores, totalizando 700 pais de famílias.

No Sertão, até carro pipa usado para abastecer comunidades sem uma gota de águas nas torneiras também entraram no rol dos cortes. Não se trata de narcisismo. Afinal, ninguém gosta de fazer o mal gratuitamente.

O que existe de fato nesse corte de despesas generalizado é o receio de o gestor ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e passar a figurar mais adiante entre os políticos fichas sujas. Ironicamente, esses administradores municipais descobriram tarde demais que correm risco de serem atingidos pela LRP. Por que não promoveram demissões e cortes ao longo da campanha ou antes do processo eleitoral? Evidentemente, porque temiam perder a eleição. Cortes, assim, cheiram a cinismo de maus gestores. 
Esta é a opinião de MAGNO MARTINS, um dos jornalistas mais conceituado do Brasil.

domingo, 21 de outubro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA

HOJE O NOSSO BLOG PRESTA HOMENAGEM AO LEITOR, AMIGO, JOVEM IMPETUOSO E DEFENSOR DAS CAUSAS DE TAQUARITINGA DO NORTE, ANTONIO SANTOS. QUE DEUS FAÇA COM QUE AS VITÓRIAS SEJAM SUAS COMPANHEIRAS, SAÚDE, PAZ E VIDA LONGA. GRANDE ABRAÇO.





FOTOS FACEBOOK

NOVEMBRO VEM AÍ COM MUITA CULTURA


HOMENAGEM A UM POLÍTICO DO BEM


Liberato vira tema no Carnaval 2013




Ciro Carlos Rocha, do Jornal do Commercio

Alô Recife, ele vem aí! Não, não pense que o decano dos vereadores recifenses, o municipalista que não cansa de exaltar seu amor pela cidade vai à luta atrás de um novo mandato, depois de concluir sua décima passagem pela Câmara Municipal, em dezembro próximo. Dessa vez não se trata de política. Nem de uma das tradicionais pesquisas do Data Liba, terror de muitos dos candidatos nas eleições proporcionais de Pernambuco. O assunto agora é samba. Isso mesmo! O peemedebista Liberato Costa Júnior, dez vezes vereador do Recife, um mandato de deputado estadual e com presença também na galeria dos prefeitos da cidade será homenageado por uma escola de samba no Carnaval 2013. Aos 94 anos, o Velho Liba foi convocado para a folia.

A iniciativa partiu do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Escailabe (GRCESUE), que na próxima semana começa os ensaios para a disputa no desfile carnavalesco do Recife, grupo especial. Nas rodas de sambistas da terra do frevo a escola é conhecida como a “caçulinha do samba”, mas o fato de ser nova não tira nada do seu brilho. Em cinco anos de vida, a Unidos do Escailabe já tem três estrelas pintadas em sua sede, na vila do mesmo nome, mais precisamente na Rua do Rio, próximo ao Alto José do Pinho, na “Grande Casa Amarela”, Zona Norte do Recife.

“Em 2009 a gente não tinha nem uma lata de doce para bater, mas ganhamos o primeiro título na categoria aspirante”, lembra o vice-presidente da agremiação, Adeildo Silva, Ninô. De pronto na batida, o presidente Edilson Rodrigues, Gugu, e o tesoureiro Marinésio Melo, Macarrão, enumeram os outros títulos referentes às estrelas: campeão do 2º grupo em 2010 e campeão do 1º grupo (especial) em 2011. Em 2012, a escola ficou na quarta colocação.

Agora, o tema do enredo – "Sou da Veneza brasileira, terra de belezas e fatos, com licença, eu sou Liberato" – resultou num samba que já vem sendo tocado, e muito, na sede da escola e nas proximidades. Os intérpretes são o próprio compositor Ramos de Oliveira, com a companhia de um time considerado “de primeira” na roda de samba da Unidos da Escailabe: Nenem Simpatia, Leleco, Vado, Bichinho do Samba e Negrom do Escailabe.

O Carnaval 2013 será o primeiro que a caçulinha do samba vai à passarela tendo um personagem político como enredo. Nos outros desfiles, os temas foram variados: "As quatro estações"; "Sem preconceito – uma questão social"; "Parintins, as maravilhas do Amazonas"; e "Maora, moça trabalhadora – uma lenda africana. "A ideia de destacar Liberato, exatamente no momento em que o vereador deixa a Casa José Mariano – patrono da Câmara Municipal – partiu do compositor da escola, Ramos de Oliveira, e logo foi aprovada pela diretoria. Mas com o grosso dos participantes ressaltando que não é exclusivamente uma homenagem “ao político”, mas à “história integral dele, como um amante e estudioso do Recife, uma referência invejável”, como destaca Adeildo Silva.

Passada pela aprovação, os componentes procuraram amigos do decano dos vereadores para “convocar” Liberato à festa. Foram umas quatro conversas e, segundo os integrantes da escola, o peemedebista ficou sensibilizado com a homenagem e alertou apenas para que houvesse “planejamento e organização”. Afinal, como alerta o presidente da Unidos, Edilson Rodrigues, Liberato está com 94 anos e é preciso todo cuidado com a segurança no dia do desfile, previsto para a segunda-feira de Carnaval, 11 de fevereiro, às 20h. “Foi um tema difícil, uma biografia ‘puxa’ muito para o compositor, mas a gente quis destacar a história dele e homenageá-lo em vida, o que é importante. O samba taí”, festeja Gugu.

Com os preparativos em pleno vapor, tendo à frente o carnavalesco José Carlos, a Unidos do Escailabe planeja levar 1.400 componentes à avenida, em doze alas e cinco carros alegóricos. Ainda não está confirmada a presença de Liba no “carro oficial”, durante o desfile, mas os integrantes da escola estão confiantes em sua participação. Em relação aos custos, a escola fez uma previsão de gastos totais de R$ 135 mil com o Carnaval 2013. Há uma verba prevista da Prefeitura de R$ 13 mil.

SERTÃO DE TODOS OS TALENTOS



E assim salvaram-se todas as violas de Tabira



Uma promessa-ameaça curiosa do prefeito(derrotado) de Tabira, Dinca Brandino, que perdeu a prefeitura para um violeiro de talento, e poeta sertanejo (Sebastão Dias) fez, mais um vez, afluir a alma sertaneja. Brandino, furioso com a ameaça atrevida de um simples violeiro a seu império de mil anos, jurou que, após o resultado da eleição -- que achava seria vencida por ele, naturalmente -- faria a maior fogueira que a cidade já vira, fogaréu alimentado por todas as violas da região, que ele mandaria recolher uma a uma. Perdeu. Agora corre município afora versos endeusando o embate nas urnas, vencido em grande estilo por Dias, dessa vez na voz dos poetas locais, que não se cansam de exaltar o feito do companheiro, nas urnas.

O mote? Não poderia ser outro: ‘’Foi assim que o império de Tabira/ se rendeu à viola de Tião’’.

E assim, felizmente, para o bem da inteligência dos poetas matutos, salvaram-se todas as violas de Tabira. Exemplos da criatividade, oriunda da inteligência dos poetas sertanejos vão reproduzidos abaixo:

‘’A mudança se fez porque o povo

Não quer mais um poder que dá esmola

Nem aprova quem zomba da viola

Prometendo galinha e dando ovo

Decidiu escolher um rumo novo

Consciente da sua decisão

Pra mostrar que um tostão tem condição

De vencer um milhão, quando é mentira

Foi assim que o “império de Tabira”

Se rendeu à viola de Tião!

Zé Adalberto



Foi assim que a batalha terminou

A viola servindo de fuzil

A verdade por dentro do cantil

Nem um tiro sequer se disparou

O império do medo terminou

Pra reinar o império da união

E pra vencer o poder da opressão

O poder de Jesus serviu de mira

Foi assim que o império de Tabira

Se rendeu à viola de Tião.

Paulo Rabelo.



Eu não chamo de império, pois império

Pode ser governado com ternura

O que houve em Tabira é ditadura

Com algum agravante muito sério

Todos sabem, não é nem um mistério

Que o mandato é de corrupção

Mas o povo que vota tem razão

Ele bota e ele mesmo tira

Foi assim que o império de Tabira

Se rendeu à viola de Tião Paulo Matricó’’ (Com Informações do site de Nill Junior)

A PALAVRA DO BISPO - O PODER CORROMPE?


.
Em Brasília, o Supremo Tribunal Federal (STF) está terminando o julgamento do caso chamado de “mensalão”.
Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano
Todos esperamos que, ao final do julgamento, a verdade se afirme e que as instituições democráticas dos três Poderes da República saiam preservadas e fortalecidas em sua credibilidade. Não leva bem, ao convívio democrático, nem ao progresso social e econômico, a suspeita permanente de que os Poderes são corruptos e a Justiça é apenas uma encenação, deixando prosperar impunemente a desonestidade.
O caso do mensalão, como não podia deixar de ser, expõe uma mazela moral, que também pode estar presente nos vários níveis de gestão do poder, quer no âmbito público, quer nos espaços das organizações sociais. A sabedoria popular diz que o poder corrompe; se a afirmação peremptória merece reservas, ela não deixa de apontar para uma constatação frequente: o exercício do poder está fortemente exposto à tentação da desonestidade e da corrupção, ativa ou passiva.
Não é inevitável que o poder corrompa; mas é certo que, nos organismos e instituições idôneas, ele tem a finalidade intrínseca de promover o que é bom e de servir à causa boa. Seriam ilegítimas e criminosas as organizações que investissem de poder a um chefe para promover o que é desonesto e mau. O poder é um serviço ao bem comum. Mas para que isso aconteça, é necessário que as pessoas investidas de poder sejam honestas, vigilantes e de caráter firme, para não se deixarem corromper, nem promoverem a corrupção. E as instâncias de controle do poder precisam funcionar, não sendo subservientes nem coniventes. A maior e mais importante dessas instâncias de controle é a própria sociedade civil, nas suas mais variadas expressões e organizações.
Corrupção e desonestidade, porém, não rondam apenas os escalões mais elevados do poder: a tentação pode estar presente igualmente nos níveis mais próximos do cidadão comum. Quando a pessoa investida de poder é desonesta e corrupta, o cidadão se vê desprotegido, violentado e lesado nos seus direitos, ameaçado por quem o deveria proteger. Pode, então, vir a tentação de seguir pela mesma via, acreditando que a honestidade não compensa e que, de todo jeito, os prepotentes e desonestos levam sempre a melhor. O mau exemplo das autoridades é corrosivo e induz à corrupção.
Também na vida privada, no trato de pessoa a pessoa e nas relações sociais não se está livre da tentação da desonestidade e da corrupção. Cada dia estamos a lamentar nas comunidades locais casos de trapaças, injustiças e roubos, nas formas mais diversas, até com violência e assassinatos.
A corrupção, antes de ser um ato praticado, é um fato na pessoa, uma deterioração da consciência moral. Esta aponta, normalmente, para o bem e previne contra o mal, mas pode ser desatendida mediante escolhas livres e decisões do sujeito. Motivos frequentes são a ambição, a busca do poder e da vantagem a todo custo, cujo atrativo pode sobrepor-se aos ditames da verdade e do bem. Silenciada a consciência, também se enfraquece o caráter e aparecem os comportamentos corruptos, que podem ir muito além da gestão do bem público.
Existe algum remédio contra corrupção da consciência e a desonestidade? Leis mais duras e apenas mais severas? Mais cadeias? Mais poder à política? Estamos diante da questão realmente crucial; é necessário formar a consciência ética das pessoas através da educação em todos os níveis, do berço até o leito de morte!
A lógica maquiavélica de que os fins justificam os meios precisa ser claramente desaprovada, não apenas no exercício da política, mas também nas relações sociais e na vida pessoal; e a “lei da vantagem”, se vale na partida de futebol, não pode ser aplicada ao campo comportamental.
Desejamos que os eleitos recentemente ofereçam ao povo brasileiro exemplos de honestidade e amor à Justiça.   
Por Jornal de Caruaru

POLÍTICO DEVE TER LADO, DIZ JÚLIO LOSSIO

Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – Discípulo do ex-deputado Osvaldo Coelho, um dos maiores líderes políticos do Sertão do São Francisco, o prefeito reeleito de Petrolina, Júlio Lossio, ressuscitou depois da vitória conceitos que, aparentemente, estavam em desuso. Para ele, o político “deve ter lado”, o que o torna um homem público coerente e respeitado até pelos adversários. Foi uma crítica sutil aos novos aliados do governador Eduardo Campos, que se elegeram pela oposição e depois se tornaram governistas.

Lossio delimitou muito bem desde as eleições de 2008 de que lado estava em Petrolina: o do ex-deputado Osvaldo Coelho, opositor de Miguel Arraes enquanto este foi vivo e atualmente de Eduardo Campos. Lá, segundo o prefeito, a água não se mistura com o vinho. Ele e Osvaldo lideram o governo e o ministro Fernando Bezerra Coelho a oposição. Não foi por outro motivo, aliás, que votou fechado em 2010 nos candidatos do seu partido: Serra, Jarbas, Marco Maciel e Raul Jungmann.

Teria motivo, se quisesse, para dar seu voto a Dilma, haja vista o vice dela ser o presidente nacional do seu partido, Michel Temer. Mas lembrou-se dos ensinamentos de Osvaldo e se abraçou com a candidatura de Serra, mesmo sabendo antecipadamente que ele perderia a eleição. Quem também fazia parte dessa escola era o ex-deputado José Mendonça, que gostava de dizer ter aprendido com o ex-governador Paulo Guerra a mesma lição dada por Osvaldo a Lossio: “Tenha lado!”

ATÉ TU LÓSSIO


Prefeito reeleito de Petrolina “paquera” Eduardo Campos


Júlio Lóssio acenou para uma eventual aproximação com o governador, seu adversário na disputa municipal.




Escrito por Otávio Batista do JC

Se o governador Eduardo Campos (PSB) foi o grande vencedor das eleições municipais em Pernambuco, consolidando a hegemonia da Frente Popular no Estado, em pelo menos uma importante cidade ele amargou o resultado eleitoral.

Em Petrolina, Sertão do São Francisco, foi reeleito o prefeito Julio Lossio (PMDB), um dos mais ferrenhos opositores do governador nos últimos quatro anos, que derrotou o deputado federal Fernando Filho (PSB), apoiado por Eduardo. Lossio, entretanto, acenou nessa quinta-feira (18) para uma possível aproximação com o líder socialista, “para o bem de Petrolina”.
Por Jornal de Caruaru

"MAGO DA ARQUITERURA" SEGUE INTERNADO COM QUADRO ESTÁVEL

.
Oscar Niemeyer com 104 anos está lúcido e recebe visita de familiares, mas ficará em observação no fim de semana
.
Agência Estado
.
Com uma semana de internação no Hospital Samaritano , na zona sul do Rio, o arquiteto de 104 anos Oscar Niemeyer apresenta quadro estável. Ele foi levado à unidade de saúde no último sábado (13), com desidratação. O hospital informou neste sábado (20) que Niemeyer respira sem ajuda de aparelhos e recebe visita de familiares normalmente.
O boletim médico divulgado nesta sexta (19) confirmou que Niemeyer permanece em observação durante este fim de semana. Um novo laudo será divulgado na próxima segunda-feira (22).
O arquiteto está lúcido, se alimenta bem e conversa, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital. Respirando sem ajuda de aparelhos, Niemeyer é medicado somente com soro para combater o estado de desidratação. Apenas familiares estão autorizados a visitá-lo.
Em maio deste ano o arquiteto passou 16 dias no Samaritano por conta de uma pneumonia e desidratação.
Premiado internacionalmente com o Pritzker, em 1988, Niemeyer é o projetista dos edifícios de Brasília, do edifício Copan, no centro de São Paulo, e idealizador do prédio sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Em dezembro, o arquiteto completa 105 anos de idade.
Por Jornal de Caruaru

FEIRA DA SULANCA, EM CARUARU, COMEÇARÁ EM UM NOVO HORÁRIO A PARTIR DE SEGUNDA


Feira da Sulanca, em Caruaru, começará em um novo horário a partir de segunda



A mudança é para impulsionar as vendas de final de ano
Foto: Divulgação Internet
A partir da próxima segunda-feira (22) a Feira da Sulanca em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, funcionará um novo horário. Os comerciantes poderão começar a vender os produtos a partir das 16h da segunda.

A mudança, segundo o vice-presidente da Associação dos Salanqueiros de Caruaru, Pedro Moura, é para alavancar as vendas de fim de ano. O funcionamento a partir da tarde da segunda continua até a ultima feira do ano, no mês de dezembro. 
Postado por PE mais

DIVANE CARVALHO O CARCARÁ

Pega, mata e come

Foto- Google Imagem




Continua em pauta a eleição do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT), para um quarto mandato. E tudo indica que ele será reeleito logo em dezembro, para evitar qualquer acidente de percurso, e não em 1º fevereiro, o último dia do prazo previsto pela Casa que mudou a Constituição Estadual para deixar Uchoa no poder por mais dois anos.


Com o apoio do governador Eduardo Campos (PSB), naturalmente, e já foi dito várias vezes na mídia como se fosse a coisa mais natural do mundo deixar um deputado presidindo a Mesa Diretora o tempo que ele bem entendesse porque é do total agrado do chefe do Executivo.


Mas como é isso que está acontecendo e a oposição não tem cacife pra mudar esse jogo, só se pode deduzir que toda essa arrumação tem como principal objetivo fazer de Guilherme Uchoa governador de Pernambuco durante nove meses, quando o neto de Arraes se desincompatibilizar do cargo para disputar a Presidência da República, uma vaga no Senado, seja lá o que for.


Como pode ser assim se o vice-governador João Lyra (PDT) é o legítimo substituto de Eduardo Campos e até agora não se ouviu falar que ele estaria interessado em disputar um cargo eletivo e por isso quem sentaria na cadeira do governador seria Guilherme Uchoa?Bobagem, até abril de 2014 Eduardo Campos terá encontrado um meio de afastar Lyra do seu caminho e realizar o sonho de Uchoa.


Afinal, o governador não gostou nem um pouco da rebeldia de Lyra na eleição de Caruaru-onde ele não apoiou a reeleição do prefeito José Queiroz (PDT)- e quem o conhece de perto sabe que ele não costuma perdoar quem o desobedece. É por essas e outras que Eduardo Campos, dia desses, foi comparado a um carcará. Não sabe o que é? Segundo o compositor João do Vale é o seguinte:


Lá no Sertão...
É um bicho que avoa que nem avião
É um pássaro malvado
Tem o bico volteado que nem gavião
Carcará...
Pega, mata e come

A FESTA ACABOU



A festa acabou!

Foto- Google Imagem




O prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), já deixou claro que vai mudar todos os cargos comissionados da administração João da Costa (PT) e a alegação seria de que as pessoas que estão no comando da Prefeitura estariam cansadas após 12 anos trabalhando no governo do PT.

Mudar os cargos em comissão é a coisa mais comum do mundo toda vez que um governante chega ao poder. Ainda mais quando pertence a um partido que não é o mesmo daquele que está sucedendo, como é o caso de Geraldo Júlio que vai substituir João da Costa. Estranho seria se o novo prefeito decidisse manter todas as pessoas comissionadas. Aí sim, seria um espanto.

Agora, dizer que a mudança será feita porque os ocupantes de cargos comissionados estariam cansados após 12 anos de trabalho, tempo que o PT comandou o Recife, deve ter sido a forma mais delicada encontrada por Geraldo Júlio para dizer que não quer nenhum petista nos cargos de comando. Tá certo ele.

Afinal, quem ganha a eleição tem direito de escolher seus auxiliares e não faria sentido o socialista manter os cargos comissionados nas mãos dos petistas o que dificultaria a acomodação dos aliados e técnicos

Depois, todo mundo está careca de saber que, com raras exceções, os petistas radicais-pedindo perdão pelo pleonasmo- nas três administrações que comandaram na capital pernambucana usaram o poder para perseguir os funcionários da casa, os estatutários, que foram tratados como servidores menores, sem direito a ocupar assessorias, diretorias, gerências e todos os outros penduricalhos criados pelo partido da estrela para empregar seus militantes.

Na Prefeitura do Recife e órgãos da administração indireta o clima é de fim de festa. Um aqui outro ali ainda acredita que não vai perder o cargo, mas a maioria está à beira de um ataque de nervos só de imaginar que está perto o dia em que todos os comissionados vão ter que descer do salto alto e sair em busca de emprego em outro lugar. Nada de extraordinário, faz parte da vida. E da política.
Por Divane Carvalho.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA

PRESTAMOS HOJE A NOSSA HOMENAGEM A ANIVERSARIANTE DO  DIA FÁTIMA TAVARES, LEITORA DO BLOG, PESSOA QUERIDÍSSIMA NA SOCIEDADE NORTETAQUARITINGUENSE, A QUEM DESEJAMOS SUCESSO E QUE DEUS FAÇA REALIZAR TODOS OS SEUS DESEJOS. 



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PSD FAZ FESTA DA VITÓRIA EM BELO JARDIM



André de Paula, João Mendonça e Guilherme Uchoa
João Mendonça(PSD-55), prefeito eleito de Belo Jardim com 44% dos votos válidos, e o vice-prefeito Cristiano Cabeludo realizaram na última terça-feira (16) uma grande festa para celebrar a vitória na eleição deste ano. Triunfo este não só para o Partido Social Democrático, que elegeu 21 prefeitos em Pernambuco, como também para o povo belo-jardinense, que ansiava por uma mudança positiva na gestão do município agrestino.



Joãozinho Tenório, André de Paula, João Mendonça,
Guilherme Uchoa e Cristiano Cabeludo

O Presidente estadual do PSD, André de Paula, participou do evento e ressaltou que a vitória foi “fruto de uma campanha honesta e limpa, feita de coração, com muito trabalho, dedicação e que contagiou a população da cidade”. André de Paula ainda afirmou que “o êxito em Belo Jardim é mais uma prova que o PSD sai fortalecido do pleito de 2012 e buscará aumentar sua participação política nas eleições de 2014”.


André de Paula e Nen Cabeludo

O evento, que reuniu mais de 20 mil pessoas da região, contou também com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco(ALEPE), Guilherme Uchoa, do prefeito eleito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório, e do vereador eleito pelo PSD em Belo Jardim, Nen Cabeludo.

NOVEMBRO VEM AÍ COM MUITA CULTURA


TRIBUNAL DE CONTAS DE PERANMBUCO REPROVA ADMINISTRAÇÃO DE JOSÉ EVILÁSIO DE ARAÚJO

Segunda Câmara rejeita Gestão Fiscal de Paranatama e Taquaritinga do Norte


Foto: divulgação internet
Deixar de promover as medidas necessárias para ajustar os gastos de pessoal das prefeituras ao que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal foi o que levou a Segunda Câmara do TCE a rejeitar o Relatório de Gestão Fiscal de dois municípios. Desta vez, as Prefeituras foram as de Paranatama e de Taquaritinga do Norte e relativos ao 1º quadrimestre de 2012 e 3º quadrimestre de 2011, respectivamente. Os relatores dos processos foram os conselheiros João Campos e Carlos Porto, respectivamente.

No caso da Prefeitura de Paranatama, o Município comprometeu, no primeiro quadrimestre de 2012, 65,95% da Receita Corrente Líquida com pessoal. Já Taquaritinga do Norte comprometeu no período auditado (3º quadrimestre de 2011) 61,47%. A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que prefeituras podem comprometer até 54% da RCL com despesas de pessoal.


Foto: divulgação internet

Pela prática dessas infrações, foram aplicadas multas de R$ 14.400,00 ao prefeito de Paranatama, José Teixeira Neto e de R$ 13.260,00 ao prefeito de Taquaritinga do Norte, José Evilásio de Araújo. Os valores das multas correspondem a 30% dos valores percebidos pelos gestores no período de aferição (quadrimestral). Para efetuar o pagamento, eles poderão emitir boleto no site: www.tce.pe.gov.br.

Os valores das multas serão revertidos em favor do Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do TCE, após 15 dias do trânsito em julgado desta decisão.

Gerência de Jornalismo (GEJO)/ Diário Oficial de Pernambuco 12/10/12




link da matéria no site do Tribunal de Contas de Pernambuco:
http://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=3843:segunda-camara-rejeita-gestao-fiscal-de-paranatama-e-taquaritinga-do-norte&catid=714:2012-outubro&Itemid=168
Ouvidoria do TCE
ouvidoria@tce.pe.gov.br




por Paulo Pereira
do PEmais

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA

A HOMENAGEM DO NOSSO BLOG HOJE É PARA O DEPUTADO ESTADUAL EDSON VIEIRA, ELEITO PREFEITO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, EDSON É HOJE O NOME QUE APARECE COMO FUTURA GRANDE LIDERANÇA DA NOSSA REGIÃO, MUITO QUERIDO EM TODO AGRESTE PERNAMBUCANO, ONDE SE ELEGEU DEPUTADO ESTADUAL POR DOIS MANDATOS, SENDO O GRANDE REPRESENTANTE DO POLO DAS CONFECÇÕES, BEM RELACIONADO EM TODO MEIO POLÍTICO DO ESTADO, VAI SEM DÚVIDA, FAZER UMA GRANDE ADMINISTRAÇÃO NA TERRA DA SULANCA. PARABÉNS E QUE DEUS FAÇA REALIZAR TODOS OS SEUS SONHOS.





FOTOS: facebook

HOJE ESTAREI NA RÁDIO VALE DO CAPIBARIBE, A PARTIR DAS 09:30 HS.



NOVOS DEPUTADOS NA ALEPE: QUATRO ESTADUAIS DEIXAM MANDATO PARA ASSUMIR PREFEITURA


Com as eleições municipais deste ano, a Assembleia de Pernambuco (Alepe) terá mudanças a partir do próximo semestre, pois quatro deputados estaduais que se candidataram a prefeito deixaram o parlamento e assumirão o poder executivo. A mudança, no entanto, não deve afetar a base do governo estadual.



A deputada Terezinha Nunes (PSDB) suplente de Carlos Santana (PSB) que se elegeu prefeito de Ipojuca, irá assumir seu mandato. Mas, questionada sobre seu posicionamento na assembleia, ela respondeu que tudo vai depender da movimentação do PSB no cenário nacional. Com a eleição municipal, a relação entre os partidos ficou amistosa e ambos estão aliados em várias cidades, como é o caso de Jaboatão dos Guararapes, onde o prefeito Elias (PSDB) tem Heraldo Selva (PSB) como vice.

Outro suplente que também assume um mandato é Eduardo Porto (PSDB), que ocupará a cadeira pertencente a Édson Vieira (PSDB), eleito prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. José Mauricio (PTB) entra no lugar de Luciano Siqueira (PCdoB), que ganhou a vice-prefeitura do Recife, e Augusto Cesar substituirá Izaias Regis (PTB), eleito para comandar o município de Garanhuns.
 Por Jornal de Caruaru

ANDRÉ DE VOLTA A BRASÍLIA

Favas contadas -

  Em Brasília, a bancada federal já dá como certa a nomeação do deputado Raul Henry para a Secretaria estadual de Educação, abrindo na Câmara a vaga para o primeiro suplente André de Paula, presidente do PSD. Também não está descartada a convocação de mais um deputado federal, para o segundo suplente Edgar Moury Fernandes regressar ao Congresso.

Por Magno Martins

A SECA E OS SEUS ETERNOS EFEITOS NEGATIVOS




Socorro estadual chega

Em boa hora, o governador Eduardo Campos (PSB) resolveu estender o Chapéu de Palha aos agricultores atingidos pela seca no Sertão. Amanhã, em Salgueiro, anuncia o benefício para 180 mil famílias na região atingida pela estiagem em 115 municípios.

Cada família terá direito a uma ajuda mensal de R$ 280, desde que esteja inscrita nos programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem. Parece pouco, mas o gesto é maior do que o valor e socorre de imediato muita gente que vem passando fome.

Só sabe onde o cinto aperta quem está penando para sobreviver em meio a uma das maiores estiagens dos últimos anos. A fome campeia e não atinge apenas homens, mulheres e crianças. Reduziu a pó o pasto para o gado, queimou toda produção de milho e feijão e vem contribuindo para aumentar o êxodo.

Não fossem os programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, uma leva de retirantes já teria abandonado suas terras no Agreste e Sertão em busca de um eldorado no Sul maravilha. É bem provável que a medida do governador não seja isolada, mas que venha complementada por novas iniciativas do Governo Federal. Dilma precisa acordar para o drama sertanejo. 
 
Por Magno Martins

O VEREADOR ELEITO JÂNIO ARRUDA ESTARÁ NA RÁDIO VALE

AMANHÃ ESTAREI NA RÁDIO VALE DO CAPIBARIBE, A PARTIR DAS 09:30 HS.




sábado, 13 de outubro de 2012

OS VITORIOSOS

Resultado na eleição municipal credencia o senador Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como nomes decisivos para a eleição presidencial de 2014.

ISTOÉ

Qualquer negociação sobre a disputa presidencial de 2014 terá de passar necessariamente por dois nomes: o senador Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Os dois líderes políticos se credenciaram para as discussões sobre a sucessão de Dilma Rousseff a partir de vitórias expressivas nas urnas este ano. Além do papel de fiadores das campanhas municipais do PSDB e do PSB País afora, ambos conseguiram eleger afilhados políticos nas capitais de seus Estados em confrontos diretos com candidatos do PT. Aécio, aliado a Campos, garantiu a reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que obteve 52,7% dos votos sobre o ex-ministro Patrus Ananias (PT), que só chegou aos 40,8% de apoio com a ajuda de Dilma. No Recife, 51,1% dos eleitores deram vitória a um até então desconhecido Geraldo Julio, lançado candidato por Campos após racha com os petistas. Na capital pernambucana, o nome do PT era o senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa, que ficou em terceiro lugar com apenas 17,4% dos votos.

Tanto Eduardo Campos como Aécio Neves sabem que o caminho até 2014 é longo e, por vezes, acidentado. Não admitem oficialmente o desejo de concorrer à Presidência dentro de dois anos, mas mergulharam de cabeça nas eleições municipais numa óbvia tentativa de projeção nacional. Usaram jatinhos particulares para poder subir em diferentes palanques espalhados pelo País. Campos, segundo sua assessoria, percorreu mais de 25 mil quilômetros no período eleitoral. Visitou cidades de São Paulo, Mato Grosso e três Estados nordestinos, além de Pernambuco.
Por Mgno Martins. 

CURTAS DO FINAL DE SEMANA


CURTAS


CONFRONTO CEARENSE– Briga boa promete PT e PSB em Fortaleza. Ali, o que vale é a medição das forças do governador Cid Gomes, que rompeu com a prefeita Luizianne Lins, e a própria prefeita, que tirou o seu candidato do bolso do colete para não apoiar o nome indicado pelo governador. O governador Eduardo Campos promete ir a Fortaleza logo na semana que vem e gravar para o programa de rádio e televisão.

  Em Tabira, Poeta bom de voto - Sebastião Dias, um dos monstros sagrados do repente nordestino, derrotou o prefeito Dinca Brandino (PSB) fazendo discursos em versos. Irritou tanto o adversário que o prefeito prometia, caso viesse a ser reeleito, comprar todas as violas no comércio da cidade para quebrar na frente da casa do poeta. Quebrou a cara!

Guerra em Jaboatão - O presidente da Câmara de Jaboatão, Manoel Pereira Neco, garante que vai resistir às pressões do prefeito Elias Gomes para por abaixo o aumento de 63% no salário dos vereadores. “A matéria é constitucional. O prefeito terá que rasgar a Constituição”, disse Neco, referindo-se à lei que estabelece que a Câmara defina o reajuste dos parlamentares de uma legislatura para a próxima.

Mudanças na equipe - Embora negue, o governador Eduardo Campos deve promover uma reforma no secretariado em janeiro após a posse do prefeito eleito Geraldo Júlio. O que se ouve nos bastidores é que estão com os dias contados os secretários de Educação, Anderson Gomes, e o de Transportes, Isaltino Nascimento. Eduardo deve reformular, ainda, a coordenação política.

  O nome mais cotado para Henry na Educação -assumir a pasta de Educação no Governo Eduardo a partir de janeiro é o do deputado federal Raul Henry, que abriu mão da disputa pela Prefeitura do Recife para aderir ao palanque do prefeito eleito Geraldo Júlio. E que influenciou o senador Jarbas Vasconcelos a fumar o cachimbo da paz com o governador.

MAIS PIPAS– O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, tem recebido cobranças para aumentar a frota de carros pipas que abastecem as comunidades sertanejas atingidas pela seca no semiárido pernambucano. O quadro é dramático em mais de 40 municípios do Sertão Central e no São Francisco.

SEM SUCESSOR– Convocado pela direção nacional do PMDB, o prefeito reeleito de Petrolina, Júlio Lóssio, passou por Brasília esta semana e deve assumir um papel de maior destaque no comando do partido no Estado. Lóssio tem trânsito livre na cúpula peemedebista e goza de prestígio com o vice-presidente Michel Temer. PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando a Imprensa vai acabar de repetir a mesma pergunta, que já virou uma ladainha, se o governador Eduardo Campos será candidato a presidente? 

Por Magno Martins. 

HORA DE CUIDAR DOS FERIDOS




Foto- Divulgação


Quando terminar sua maratona pelas cidades onde haverá segundo turno para reforçar os palanques do PSB e seus aliados, Eduardo Campos terá outro trabalhão pela frente: sarar as feridas abertas no Recife e em outros municípios pernambucanos onde o governador "atropelou" um bocado de gente para eleger os candidatos de sua preferência.

Uma tarefa complicadíssima, mesmo para o neto de Arraes, o grande vencedor das eleições municipais que subiu vários pontos no cenário nacional, onde já é tratado como presidenciável, diante das tantas vitórias que contabilizou.

Porque é grande o número de amuados, desconfiados, irritados e revoltados pelo Estado inteiro - que não se conformam com o rolo compressor do governador, que saiu esmagando meio mundo campanha afora, sem dar chances de reação. 

No Recife Humberto Costa e João Paulo, do PT, lideram o ranking dos derrotados pelo governador. Assim como Daniel Coelho (PSDB) que não teve fôlego no final da disputa e que os tucanos creditam ao Palácio do Governo a manobra para barrar o crescimento do candidato para que ele não conseguisse chegar ao segundo turno com Geraldo Júlio (PSB).

No Cabo, Betinho Gomes (PSDB) não quer ouvir falar em Eduardo Campos que elegeu Vado da Fármácia (PSB), quando tudo indicava que ele estaria no palanque tucano uma vez que, em Jaboatão dos Gurarapes apoiou a reeleição de Elias Gomes (PSDB), pai de Betinho.

Em Serra Talhada, Inocêncio Oliveira (PR) é um pote de mágoas porque o governador não ajudou a eleger seu sobrinho, o deputado estadual Sebastião Oliveira e em Petrolina, no Sertão do São Francisco, o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho (PSB) não teve o apoio que precisava para eleger o filho prefeito da cidade.

Sem contar os decepcionados que estão na equipe do próprio governador, como o secretário de Cidades, Danilo Cabral, que sonhou disputar a Prefeitura de Ipojuca mas foi vetado, o deputado do PSB, Aluísio Lessa, que queria entrar na corrida eleitoral de Goiana e não teve chances, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, que gostaria de ter sido o escolhido no lugar de Geraldo Júlio e por aí vai.

Enquanto não chega a hora de cuidar dos feridos, Eduardo Campos prepara a agenda de viagem para o segundo turno. Vai a Fortaleza, Salvador, Natal, Teresina, João Pessoa, São Luis, São Paulo, Curitiba e Florianópolis.

Divane Carvalho

REPÚBLICA DO REGGAE ANUNCIA ATRAÇÕES PARA EDIÇÃO EM NOVEMBRO


O evento acontece no dia 10 de novembro, no Wet’n Wild em Salvador.



Os amantes do reggae já podem marcar na agenda: a República do Reggae está confirmada para o dia 10 de novembro. Entre as atrações anunciadas estão Dezarie, Natiruts, Edson Gomes, Ponto de Equilíbrio e Adão Negro. O evento acontece no Wet’n Wild e os ingressos custam de R$35 a R$120.

Para completar a grade de atrações da edição de 2012, estão ainda Back’s e Finos, Unidade de Planta de Zaire, Kayman, Shamáyim Zion, Irmandade Brasmorra e Folha de Chá no Palco Resistência, com o objetivo de valorizar as bandas soteropolitanas. Considerado um dos maiores festivais deste estilo musical na América Latina, foi em 2003 que a República do Reggae nasceu.

Já passaram pelos palcos do evento, nomes consagrados como Lucky Dube, Gregory Isaacs, Alpha Blondy, Groundation, The Congos, entre outros representantes do ritmo jamaicano. Entre as novidades está a volta da Aldeia Hippie de Arembepe, onde os hippies montam suas barracas e vendem livremente seus produtos artesanais.

República do Reggae
Palco República – Dezarie, Natiruts, Edson Gomes, Ponto de Equilíbrio e Adão Negro
Palco Resistência – Back’s e Finos, Unidade de Planta de Zaire, Kayman, Shamáyim Zion, Irmandade Brasmorra e Folha de Chá
Quando – 10 de novembro, 19h
Valores – R$70 e R$35 (pista), R$60 e R$120 (casadinha pista), R$120 e R$60 (camarote)
Vendas – Balcão de Ingressos nos shoppings Salvador, Salvador Norte, Lapa, Piedade. 
 
Por Jornal de Caruaru

OS DESAFIOS DO CONCÍLIO VATICANO II


A palavra do Bispo – Os desafios do Concílio Vaticano II

.

Na última quinta feira, 11 de outubro, foram celebradas nas cidades de Bezerros, Bonito, Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, cinco missas solenes para comemorar os 50 anos do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, e para abrir solenemente o Ano da Fé, em comunhão com o Papa Bento XVI e toda a Igreja Católica.
Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano

Para entender o significado destas celebrações é preciso aprofundar as motivações do Papa João XXIII ao convocar a grande assembleia dos Bispos do mundo inteiro.

Passados 50 anos, o Concílio continua como referência indispensável para entender o caminhar da Igreja em nosso tempo. Qual foi o segredo deste Concílio? Ter desencadeado intensas motivações, capazes de abordar com entusiasmo problemas longamente arraigados na vida da Igreja.

A primeira motivação despertada foi de ordem ecumênica. O Concílio foi anunciado no final da “semana de orações pela unidade dos cristãos”. Todos, espontaneamente, intuíram que a primeira causa a ser levada era a unidade dos cristãos.

A causa ecumênica foi o primeiro detonador do entusiasmo conciliar. Uma causa complexa, com componentes históricos complicados. Por isso, o Papa precisou segurar as rédeas do entusiasmo ecumênico. Assim mesmo, o ambiente ecumênico balizou todos os documentos conciliares, e a presença dos representantes de outras Igrejas manteve os bispos sempre atentos à dimensão ecumênica de suas intervenções.

Mas, terminado o Concílio, os passos dados no campo ecumênico ficaram muito aquém de suas intervenções.

Se queremos recuperar o impulso conciliar, é indispensável retomar a causa ecumênica, avançando propostas corajosas de aproximação. De tal modo que a causa ecumênica não seja não só um caminho de unidade entre os cristãos, mas também um itinerário de purificação das Igrejas, que precisam reaprender juntas o legado deixado por Cristo para os seus discípulos viverem em comunhão fraterna, imunes de dominação mútua ou de competição recíproca.

Outra causa importante, que teria merecido por si só um concílio, foi a reconciliação da Igreja com a modernidade. Com o Concílio, a Igreja reconquistou o seu “direito de cidadania” no mundo atual. Ela agora precisaria se aproximar do mundo pós- moderno, não para se apresentar com aquela que dogmaticamente tem todas as respostas, mas ao contrário, aquela que formula junto com o mundo as grandes interrogações que interpelam hoje a humanidade. Superar sua postura de “Mãe e Mestra”, para se tornar “Discípula” que aprende a discernir os acontecimentos como no caminho de Emaús.

Outras causas importantes foram suscitadas pelo Concílio. Todas necessitando de motivação. Com a “causa das Igrejas locais”, ou “Igrejas Particulares”, afinal, as nossas humildes mas imprescindíveis “dioceses”. Elas são o prolongamento do mistério da encarnação. Assim como Deus se fez carne e habitou entre nós, a Igreja de Cristo se faz concreta e se realiza em “Igrejas Locais”.

A Igreja é mistério de comunhão, que se traduz em comunidades concretas. Daí a centralidade pastoral das comunidades.

Todas estas causas fazem parte das grandes intuições pastorais do Concílio. Falta recuperar a intensa motivação que elas despertaram.

Estes e outros desafios serão objeto da nossa reflexão ao longo do ano da Fé que terminará em novembro de 2013, na festa de Cristo Rei.
 
 Por Jornal de Caruaru

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

EDUARDO X LULA


Eduardo briga com Lula pela segunda cidade de SP



Grande vencedor das eleições municipais, o governador Eduardo Campos, do PSB, terá um novo embate com Lula em Campinas, metrópole que concentra empresas de tecnologia e tem a segunda maior arrecadação do Estado de S. Paulo; na cidade, que vale por muitas capitais, Jonas Donizete, do PSB, quase liquidou a fatura em primeiro turno

DO PORTAL PE247

Apontado como o grande vencedor do primeiro turno das eleições municipais de 2012, o governador Eduardo Campos tem agora um novo objeto de desejo: Campinas, a cidade com a segunda maior arrecadação de São Paulo e que vale por muitas capitais. Lá, o embate se dará entre PSB e PT. Leia na coluna de Ilimar Franco.

Eduardo Campos x Lula
Os petistas vão ficar ainda mais irritados com o governador Eduardo Campos (PE). O socialista definiu como prioridade colocar os pés em São Paulo e que a melhor porta de entrada é a prefeitura de Campinas. Integrantes da campanha vitoriosa em Recife estão sendo deslocados para dar suporte à reeleição do prefeito Jonas Donizette, que fez 47,6% dos votos no primeiro turno. O candidato petista, Márcio Pochmann, fez 28,5% dos votos se apresentando como “o candidato do Lula”. O ex-presidente está totalmente envolvido e teve o dedo dele o apoio declarado a Pochmann pelo candidato derrotado do PDT, Pedro Serafim, que teve 18,4% dos votos.
 
Por Magno Martins. 

TEVE INÍCIO A OBRA NO CAMPO DAS PRINCESAS

,

(Foto: Paullo Allmeida/Arquivo Folha)

A primeira etapa da obra de restauração, modernização de áreas administrativas e renovação de todas as instalações prediais do Palácio do Campo das Princesas – sede do Governo do Estado- teve início nesta quarta-feira (10). A obra, que tem uma previsão de 24 meses para ser concluída, está orçada em R$ 31 milhões. Até o momento, foram arrecadados R$ 20 milhões.

Durante a reforma, os tatames ao redor do Palácio contam com o sistema QR code, onde a pessoa faz um estilo de leitura de código de barra com o celular e recebe informações sobre o local, desde a sua fundação. Outra ação importante durante as obras é a inclusão de funcionários do canteiro escola. Serão 30 jovens em condições de risco que trabalharão por 12 semanas, das 7 às 13 horas.

O Palácio do Campo das Princesas, seus anexos e jardins possuem valores que o caracterizam como bens patrimoniais dos mais significativos do conjunto do patrimônio histórico e artístico do estado de Pernambuco. Com isso, a partir de janeiro poderão ser agendadas visitas diárias para transitar pela obra.
 Publicado por Tatiane Accioly

JARBAS VASCONCELOS: "É O NICÍCIO DA QUEDA DO PT"



,

(Foto: Divulgação)

Após a vitória do PSB para Prefeitura do Recife, as especulações são que o governador e presidente nacional do partido, Eduardo Campos, concorra ao maior cargo de um político, a Presidência da República. Para esse feito acontecer, o governador pernambucano conta com o apoio de seu velho amigo e novo aliado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que voltou às boas com Eduardo Campos depois de um rompimento de 20 anos.

Para o senador a vitória do PSB para o PT, que estava à frente da PCR há 12 anos, tem o significado de liberdade. “Quando começamos a conversar para tentar a reaproximação, ele deixou bem claro que era da base do governo. E eu deixei bem claro que não pertencia à mesma base. Mas também deixei bem claro que agarrado com o PT, ele não poderia alçar voo nacional”, relatou o ex-governador para o jornal O Globo.

Segundo Jarbas Vasconcelos, a vitória no primeiro turno consolida ainda mais a hipótese de que o governador tem cacife para uma disputa nacional. “Acredito que ele está bem próximo de sair candidato. Era um projeto para 2018, mas, para mim, não será surpresa se sair como postulante já em 2014. O que a gente está assistindo é o fim de um ciclo e o início da queda do PT”.
 Publicado por Tatiane Accioly