domingo, 21 de outubro de 2012

POLÍTICO DEVE TER LADO, DIZ JÚLIO LOSSIO

Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – Discípulo do ex-deputado Osvaldo Coelho, um dos maiores líderes políticos do Sertão do São Francisco, o prefeito reeleito de Petrolina, Júlio Lossio, ressuscitou depois da vitória conceitos que, aparentemente, estavam em desuso. Para ele, o político “deve ter lado”, o que o torna um homem público coerente e respeitado até pelos adversários. Foi uma crítica sutil aos novos aliados do governador Eduardo Campos, que se elegeram pela oposição e depois se tornaram governistas.

Lossio delimitou muito bem desde as eleições de 2008 de que lado estava em Petrolina: o do ex-deputado Osvaldo Coelho, opositor de Miguel Arraes enquanto este foi vivo e atualmente de Eduardo Campos. Lá, segundo o prefeito, a água não se mistura com o vinho. Ele e Osvaldo lideram o governo e o ministro Fernando Bezerra Coelho a oposição. Não foi por outro motivo, aliás, que votou fechado em 2010 nos candidatos do seu partido: Serra, Jarbas, Marco Maciel e Raul Jungmann.

Teria motivo, se quisesse, para dar seu voto a Dilma, haja vista o vice dela ser o presidente nacional do seu partido, Michel Temer. Mas lembrou-se dos ensinamentos de Osvaldo e se abraçou com a candidatura de Serra, mesmo sabendo antecipadamente que ele perderia a eleição. Quem também fazia parte dessa escola era o ex-deputado José Mendonça, que gostava de dizer ter aprendido com o ex-governador Paulo Guerra a mesma lição dada por Osvaldo a Lossio: “Tenha lado!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário