domingo, 21 de outubro de 2012

HOMENAGEM A UM POLÍTICO DO BEM


Liberato vira tema no Carnaval 2013




Ciro Carlos Rocha, do Jornal do Commercio

Alô Recife, ele vem aí! Não, não pense que o decano dos vereadores recifenses, o municipalista que não cansa de exaltar seu amor pela cidade vai à luta atrás de um novo mandato, depois de concluir sua décima passagem pela Câmara Municipal, em dezembro próximo. Dessa vez não se trata de política. Nem de uma das tradicionais pesquisas do Data Liba, terror de muitos dos candidatos nas eleições proporcionais de Pernambuco. O assunto agora é samba. Isso mesmo! O peemedebista Liberato Costa Júnior, dez vezes vereador do Recife, um mandato de deputado estadual e com presença também na galeria dos prefeitos da cidade será homenageado por uma escola de samba no Carnaval 2013. Aos 94 anos, o Velho Liba foi convocado para a folia.

A iniciativa partiu do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Escailabe (GRCESUE), que na próxima semana começa os ensaios para a disputa no desfile carnavalesco do Recife, grupo especial. Nas rodas de sambistas da terra do frevo a escola é conhecida como a “caçulinha do samba”, mas o fato de ser nova não tira nada do seu brilho. Em cinco anos de vida, a Unidos do Escailabe já tem três estrelas pintadas em sua sede, na vila do mesmo nome, mais precisamente na Rua do Rio, próximo ao Alto José do Pinho, na “Grande Casa Amarela”, Zona Norte do Recife.

“Em 2009 a gente não tinha nem uma lata de doce para bater, mas ganhamos o primeiro título na categoria aspirante”, lembra o vice-presidente da agremiação, Adeildo Silva, Ninô. De pronto na batida, o presidente Edilson Rodrigues, Gugu, e o tesoureiro Marinésio Melo, Macarrão, enumeram os outros títulos referentes às estrelas: campeão do 2º grupo em 2010 e campeão do 1º grupo (especial) em 2011. Em 2012, a escola ficou na quarta colocação.

Agora, o tema do enredo – "Sou da Veneza brasileira, terra de belezas e fatos, com licença, eu sou Liberato" – resultou num samba que já vem sendo tocado, e muito, na sede da escola e nas proximidades. Os intérpretes são o próprio compositor Ramos de Oliveira, com a companhia de um time considerado “de primeira” na roda de samba da Unidos da Escailabe: Nenem Simpatia, Leleco, Vado, Bichinho do Samba e Negrom do Escailabe.

O Carnaval 2013 será o primeiro que a caçulinha do samba vai à passarela tendo um personagem político como enredo. Nos outros desfiles, os temas foram variados: "As quatro estações"; "Sem preconceito – uma questão social"; "Parintins, as maravilhas do Amazonas"; e "Maora, moça trabalhadora – uma lenda africana. "A ideia de destacar Liberato, exatamente no momento em que o vereador deixa a Casa José Mariano – patrono da Câmara Municipal – partiu do compositor da escola, Ramos de Oliveira, e logo foi aprovada pela diretoria. Mas com o grosso dos participantes ressaltando que não é exclusivamente uma homenagem “ao político”, mas à “história integral dele, como um amante e estudioso do Recife, uma referência invejável”, como destaca Adeildo Silva.

Passada pela aprovação, os componentes procuraram amigos do decano dos vereadores para “convocar” Liberato à festa. Foram umas quatro conversas e, segundo os integrantes da escola, o peemedebista ficou sensibilizado com a homenagem e alertou apenas para que houvesse “planejamento e organização”. Afinal, como alerta o presidente da Unidos, Edilson Rodrigues, Liberato está com 94 anos e é preciso todo cuidado com a segurança no dia do desfile, previsto para a segunda-feira de Carnaval, 11 de fevereiro, às 20h. “Foi um tema difícil, uma biografia ‘puxa’ muito para o compositor, mas a gente quis destacar a história dele e homenageá-lo em vida, o que é importante. O samba taí”, festeja Gugu.

Com os preparativos em pleno vapor, tendo à frente o carnavalesco José Carlos, a Unidos do Escailabe planeja levar 1.400 componentes à avenida, em doze alas e cinco carros alegóricos. Ainda não está confirmada a presença de Liba no “carro oficial”, durante o desfile, mas os integrantes da escola estão confiantes em sua participação. Em relação aos custos, a escola fez uma previsão de gastos totais de R$ 135 mil com o Carnaval 2013. Há uma verba prevista da Prefeitura de R$ 13 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário