quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

5 mil VAGAS PARA EDUCAÇÃO


OPORTUNIDADE
Estado oferece mais de 5 mil vagas
para profissionais de educação
Candidatos serão avaliados de acordo com a experiência profissional e de títulos
29/02/2012 17:01 - Com informações da assessoria

Será iniciada a partir desta quarta-feira (29), as inscrições para a Seleção Pública Simplificada para contratação temporária de 5.358 professores e 141 coordenadores pedagógicos que atuarão na Educação Especial e nos Programas e Projetos Especiais geridos pela SE, como Travessia, Se Liga, Acelera e Chapéu de Palha.

Ao todo, a Secretaria de Educação (SE) está disponibilizando 5.499 vagas de nível médio e superior para profissionais de todo o Estado. As inscrições só poderão ser feitas através do site www.educacao.pe.gov.br até 9 de março. O resultado preliminar será divulgado até 20 de março, tendo os três dias úteis consecutivos para incursão de recursos.

A contratação terá validade de até 12 meses, à exceção da contratação para o Programa Chapéu de Palha, que terá validade de até quatro meses, todos prorrogáveis por igual período. Do total de vagas, 3% são destinadas a pessoas com deficiência.

Os candidatos serão avaliados de acordo com a experiência profissional e de títulos. Os interessados deverão digitalizar a documentação comprobatória solicitada no edital e enviar como anexo do formulário de inscrição, via internet, até a data citada acima. Vale ressaltar que só serão aceitos os documentos com imagens nos seguintes formatos: jpg, jpeg, jpe, gif, png, bmp, tif e jtif ou pdf.

A convocação será feita por maio de telegrama e o resultado final será divulgado até 30 de março através do site da SE e publicação no Diário Oficial do Estado. Os vencimentos vão de R$ 891, 00, para as funções de nível médio com carga horária de 150h/aula, até R$ 1.188, 00, para nível superior com carga horária de 200h/aula.

Link direto para o edital e o formulário de inscrição: www.selecao.educacao.pe.gov.br/SSPC-HOME

Do Blog da Folha de Pernambuco.

PREFEITO DE GRAVATÁ CONVIDA EX-PREFEITO DO PSB PARA SER SEU VICE



O prefeito de Gravatá, Ozano Brito (eleito pelo PSDB mas atualmente no PSD), convidou o ex-prefeito Luiz Prequé (PSB) para ser seu companheiro de chapa nas eleições de outubro próximo. Hoje, o atual vice-prefeito é o pedetista João Paulo.

Prequé ainda não deu resposta porque há uma decisão do PSB regional de não se envolver na campanha majoritária de Gravatá que será disputada por três aliados do governador Eduardo Campos. São eles: o próprio prefeito (PSD), o ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) e petebista Bruno Martiniano, que está à frente nas pesquisas.

Bruno, que perdeu a disputa para Ozano em 2008 por apenas 90 votos, também convidou um representante do PSB para ser seu vice: o vereador Fernando Rezende, ligado ao deputado estadual Sebastião Oliveira (PR).
 
Por Inaldo Sampaio.

PMDB VAI AGUARDAR ARRUMAÇÃO NO CENÁRIO POLÍTICO

 
Rivânia Queiroz

“O PMDB não vai tomar nenhuma decisão enquanto o outro lado não definir suas candidaturas”. Foi com essa declaração que o presidente estadual do partido, Dorany Sampaio, argumentou ainda ser cedo para a sua legenda se posicionar no cenário político do Recife. “A gente vai partir na frente por que? As coisas estão travadas”, disse.

Segundo Dorany, a entrada de José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo deu uma mexida no xadrez político nacional e terá repercussão em vários municípios. “Isso (a pré-candidatura de Serra) gera expectativas para saber, por exemplo, se Mendonça Filho será candidato aqui, se não será. Não dá para definir nada agora”, adiantou.

Dorany Sampaio se referiu ao fato do DEM ter imposto condições ao PSDB para subir no palanque de José Serra. Os Democratas querem apoio em Salvador, com ACM Neto, e em Recife, com Mendonça Filho, em troca da aliança em São Paulo.
 
Do Blog do Magno Martins

JOÃO DA BANDA PARTICIPA DE FESTEJOS NO SERTÃO, NA CASA DE TEIXEIRA


Naldo, o ex-prefeito de Tuparetama o Sr. Pedro Tunu e João da Banda

No último sábado (25), no município de Iguarací, houve uma grande cantoria em comemoraçãao ao aniversário de José Teixeira, "o gago".

Teixeira morou por mais de 20 anos no distrito de Pão de Açúcar, onde sempre participava das campanhas políticas e deixou amigos e muita saudade. Alguns amigos de Pão de Açúcar estiverem em sua residência, prestigiando o aniversariante, e o evento, que contou com a participação de várias autoridades locais, inclusive o atual prefeito de Iguarací o Sr. Albérico. Amigos como João da Banda, Naldo da oficina, Nelson Ciba, Gilvânio de Jotinha, Ivo Clemente e Marleide, Antônio Caetano, Socorro de Jaime, entre outros.


João aproveitou a ocasião, para trocar alguma idéias com o prefeito de Iguarací, e o ex-prefeito de Tuparetama o Sr. Pedro Moraes, que é irmão do atual prefeito Salvinho Torres, que mandou convidar o ex-prefeito de Taquaritinga Jânio Arruda, para uma visita e sua casa.



João, recebeu a promessa de uma visita do prefeito, ao distrito de Pão de Açúcar, pois no distrito, a imensa maioria da população é vunda das cidades de Tuparetama, Iguarací, e toda aquela região.



Antônio Caetano, João da Banda e Marleide





João da Banda, Ivo Clemente e Socorro de Jaime




João da Banda, O Sr. Albérico prefeito de Iguarací, Teixeira o gago e Naldo da Oficina





Naldo, Teixeira e João da Banda

EDUARDO: "PALAVRA DO LULA PODE ABRIR ENTENDIMENTO"



(Foto: Aluísio Moreira/SEI)

Em entrevista agora há pouco à Rádio Folha FM, o governador Eduardo Campos (PSB) negou ter tratado da questão do Recife com a presidente Dilma Rousseff, durante um café da manhã com a petista em um hotel. “Não é verdade. Minha conversa com a presidente foi sobre questão adminsitrativo. O PAC da mobilidade foi objeto da conversa. Tratamos de outros pontos como a refinaria, fábrica da Fiat, ferrovia Transnordestina, Minha Casa, Minha Vida…“, enumerou o socialista. Apesar de admitir que falaram sobre a política nacional, Campos voltou a negar que tenha pedido à petista para interceder sobre a celeuma do seu partido em Pernambuco.

O governador ressaltou que sua prioridade, assim como aconteceu em 2008, será se dedicar ao processo político eleitoral na hora certa. “Muitas vezes a solução demora, muitas vezes pode ser acelerada…”, destacou Eduardo Campos, que aguarda a chamada do ex-presidente Lula para um segundo encontro com o petista. “O próprio presidente Lula nos solicitou que, tão logo concluísse o tratamento (contra o câncer) que eu fosse a São Paulo para discutir com ele sobre o geral mesmo. A pauta é do Lula, não é minha”, desconversou, para em seguida falar: “Uma palavra do Lula, em muito lugar, pode abrir entendimento, pelo respeito que o nosso campo político tem por ele. Mas não acredito que ele vai se meter ( no cenário do Recife).
 
Do Blog da Folha de Pernambuco

PROJETO DE MENDONCINHA REGULAMENTA USO DO JET SKI


O deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) apresentou o Projeto de Lei n° 3.283 de 2012, que regulamenta o uso de embarcações movidas por jato propulsão, popularmente conhecidas por Jet Ski. A proposta quer a responsabilização penal para punir quem entregar a condução da embarcação a pessoas não habilitadas, especialmente menores de idade, a criação uma categoria específica de condutor de Jet Ski e obriga a utilização de equipamentos de segurança. De acordo com dados das Capitanias dos Portos do nordeste, em 14 meses, ocorreram 15 mortes em sete dos nove Estados nordestinos.

O Democrata é grande defensor do estabelecimento de limites ao uso dos Jet Ski: “Não é possível mais convivermos, principalmente a cada período de férias, com tragédias como as ocorridas recentemente na represa de Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, quando duas dessas máquinas colidiram de frente, ambas conduzidas por jovens pilotos sem habilitação, e a trágica morte da menina Grazielly, de apenas 04 anos, na praia de Guaratuba, no litoral paulista. São apenas dois exemplos de acidentes que já se tornaram uma dolorosa rotina”.
 
Por Magno Martins. 

COISAS DA POLÍTICA



COISAS DA POLÍTICA

Dr. Paulo Lima*


Eu não me canso de tomar lições dos fatos políticos que permeiam o nosso cotidiano e, sempre que posso repasso-os através dos meus escritos para vocês, meus queridos amigos, que têm a paciência de me ler.

Hoje mesmo, lendo as notícias da visita da Presidente DILMA ao Recife, para inaugurar casas populares no bairro do Pina, construídas através do programa “Minha casa, minha vida”, publicadas no DIÁRIO DE PERNAMBUCO e no JORNAL DO COMMERCIO, pude constatar, mais uma vez, como a política tal qual o destino, pode nos trazer lições.

Quem não lembra do esforço despendido pelo ex-prefeito JOÃO PAULO para eleger o atual prefeito JOÃO DA COSTA, no Recife?

Na ocasião, em 2008, JOÃO PAULO escolheu JOÃO DA COSTA para ser o candidato do PT no Recife contra a vontade de várias lideranças no partido, a exemplo da hoje Presidente DILMA e do então Presidente LULA, que tinham no hoje Senador HUMBERTO COSTA o seu candidato favorito. Mas não. JOÃO PAULO preferiu “peitar” os expoentes do PT e teimou até que elegeu o seu poste. Se tivesse atendido aos apelos das lideranças do PT, na ocasião, talvez hoje JOÃO PAULO fosse Senador por Pernambuco e HUMBERTO COSTA candidato à reeleição para prefeito do Recife.

Hoje, lendo as notícias vejo uma foto de JOÃO DA COSTA, todo prosa, com pinta de candidato à reeleição, posando ao lado da Presidente e do Governador EDUARDO CAMPOS. E mais, leio a notícia que a Presidente do Brasil fez rasgados elogios ao Prefeito, numa demonstração de fortalecimento do mesmo para disputar as eleições de outubro. E JOÃO PAULO, onde estava na ocasião? Nem sequer compareceu ao evento... Vejam vocês o que é a política...

Talvez, algum de vocês esteja a pensar: bem feito, quem mandou JOÃO PAULO confiar em acordos políticos? Mas, respondo, a política é assim mesmo: ela gira em torno de acordos, os quais muitas vezes são descumpridos. Mas o defeito não é da política. O defeito é das pessoas. Nem por isto devemos desacreditar em acordos políticos. Eles fazem parte deste enredo e só precisam ser firmados entre pessoas de bem.

Aqui mesmo na nossa terrinha temos um fato semelhante, onde uma liderança política elegeu um poste em 2008 e logo, logo, ele tratou de dar o troco. Vocês que me lêem conhecem muito bem a história. E não foi só isso. Ele nem sequer cumpriu os acordos com o grupo que o ajudou a se eleger. Mas, deixa pra lá...

Voltando à história, este homem, de todos conhecido, que um dia foi uma liderança em Taquaritinga do Norte - foi humilhado publicamente, na ocasião, a ponto de passar mal e baixar o hospital - hoje não passa de um subalterno do prefeito e daquela liderança que era, quase nada mais resta, a ponto de, provavelmente, não conseguir sequer reeleger a sua mulher como vereadora.

Mas isto são coisas da política. É uma pena que no mais das vezes não aprendamos estas lições. Não é o meu caso.

Sempre que posso tomo lições da política. Espero que vocês, que me lêem neste momento também aprendam a tomar lições com as coisas da política.

No mais, vamos aguardar os acontecimentos e pagar para ver.

Um abraço a todos.


*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal.

ANIVERSÁRIO DE RECIFE



Recife comemora 475 anos com ação surpresa no Rio e SP A cidade do Recife vai comemorar 475 anos no dia 12 de março e a Secretaria de Turismo, comandada pelo petista André Campos, prepara uma grande surpresa para marcar a data. Uma ação inédita envolvendo dança, música e teatro vai acontecer, simultaneamente, em várias partes da cidade e também no calçadão de Copacabana e no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, além da Avenida Paulista e Parque Ibirapuera, em São Paulo. A ação voltada para recifenses e turistas promete mexer com a relação das pessoas com o Recife.
 
Por Magno Martins

DILMA FALOU POR GESTOS


 


De forma indireta, sem fazer uma só referência à eleição nem tampouco ao processo de discussão de candidaturas no PT, a presidente Dilma deu uma força e tanto ao prefeito João da Costa (PT) para materializar o seu projeto de disputar a reeleição. Dilma fez rasgados elogios ao prefeito, a quem classificou de “companheiro leal e correto”.

Mais do que isso, permitiu que a inauguração de um conjunto habitacional na capital fosse captada politicamente. Dilma só não disse, textualmente, que estava ali para apoiar a reeleição do prefeito. Também não precisava.

Na política, muitas vezes gestos valem mais do que palavras. E a presidente veio ao Recife para fazer gestos. Não precisava mais do que isso. Não que tenha tido receio de patrulhamento. Pela função que exerce, não podia ter avançado mais.

Foi o suficiente, no entanto, para cumprir o seu papel de coadjuvante. João da Costa deve estar muito feliz e agradecido. Só falta agora o ex-presidente Lula, com quem o governador Eduardo Campos terá encontro nos próximos dias, dar a senha final. Que será em favor de João da Costa, conforme praticamente antecipou, ontem, o secretário de Governo, Maurício Rands, numa longa conversa que teve com este blogueiro no programa Frente a Frente. João só não será o candidato se ocorrer um fato novo relevante, o que parece pouco provável. 
Por Magno Martins

JOÃO PAULO PISOU NA BOLA

  
O deputado João Paulo (PT) deu duas tremendas pisadas de bola, ontem: não acompanhar a visita de Dilma ao Recife e conceder entrevista ao site nacional do PT admitindo que continua no páreo, dentro do partido, para disputar a Prefeitura. Teria colhido mais dividendos se tivesse a grandeza de recepcionar a presidente. 
 
Por Magno Martins

RECIFE E O ROLO DE DINHEIRO

Dinheiro a rodo - O prefeito do Recife, João da Costa (PT), também ter um ano recheado de verbas federais. Segundo os números oficiais do Orçamento 2012, a capital já tem empenhados R$ 722 milhões. Empenhar é o passaporte definitivo para liberação dos recursos. Na prática, o prefeito já pode contar com o dinheiro no caixa. 
 
Por Magno Martins 

CUMARU

A façanha de Cumaru - Proporcionalmente, o município de Cumaru, no Agreste, está conseguindo empenhar o maior volume de recursos em emendas do Orçamento da União: R$ 7,8 milhões. Cidades bem maiores, como Afogados da Ingazeira, no Sertão, não liberou metade: R$ 2,5 milhões. Abocanhar recursos federais depende da capacidade de articulação. O prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa, fez diversas visitas a Brasília.
 
Por Magno Martins

GOVERNADORES BRIGANDO

Briga feia -  
Treze governadores reunidos, ontem, em Brasília, com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB) não chegaram a um consenso em relação ao projeto de redistribuição dos royalties do Pré-Sal. Os de Estados não produtores chegaram a defender que a decisão se desse no voto, no plenário da Câmara. Mas Rio e Espírito Santo torcem o nariz. 
 
Por Magno Martins

JARBAS CANDIDATO

O deputado Sílvio Costa (PTB) passou a difundir em Brasília a tese de que se o prefeito João da Costa unir de fato a Frente Popular, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pode ser candidato a prefeito, se constituindo, assim, no grande fato novo da sucessão na capital pernambucana. Segundo Costa, com Jarbas candidato, o PSDB indicaria o vice, que seria o pré-candidato tucano Daniel Coelho. Poucos acreditam nas profecias do parlamentar trabalhista.  

Por Magno Martins

ALINE DENUNCIA DESCASO NA I ETAPA DA VIA MANGUE

Publicado por Valdecarlos Alves


(Foto: Gianny Melo)

No dia em que o prefeito do Recife, João da Costa (PT), entregou habitações populares aos moradores do Pina, outro equipamento no mesmo bairro, que faz parte da primeira etapa do projeto Via Mangue, era denunciado na Câmara Municipal do Recife por total abandono. Trata-se da primeira passarela de pedestres com escadas rolantes e elevadores.

A passarela – que está situado na avenida Herculano Bandeira, na altura do cruzamento com a rua Manoel de Brito, a poucas quadras do local onde a presidente Dilma Rousseff entregou as chaves dos imóveis do conjunto Via Mangue – está com as quatro escadas rolantes quebradas e os dois elevadores, quando funcionam, só vão até às 19h. O local não tem vigilância, o que propicia assaltos e outros tipos de violência contra os usuários a luz do dia. A vereadora Aline Mariano (PSDB) esteve na manhã de hoje vistoriando o equipamento e ficou impressionada com o abandono da passarela, que custou aos cofres da Prefeitura do Recife o montante de R$ 3,81 milhões.“Ao ser elaborado o projeto foi vendida a falsa imagem de que com a passarela o trânsito no local fluiria melhor, dando mais conforte e segurança aos pedestres. Será que agora o prefeito teria coragem de convidar a presidente Dilma para conhecer essa I etapa da Via Mangue, que mal foi concluída e já apresenta problemas estruturais?”, questionou Aline, na tribuna da Câmara.

MATA SUL

Acordo 1 – Está sendo cumprido à risca o acordo celebrado entre as famílias “Coutinho” e “Magalhães” para disputar o poder em Palmares, Xexéu, Água Preta e Joaquim Nabuco. Pelo acordo, Eudo Magalhães (PSB) disputará a prefeitura de Xexéu e seu irmão, Enoelino (PSB), uma prévia em Palmares com o atual vice, João Bezerra. Quem vencer, será o candidato.

Acordo 2 – Em troca do apoio em Xexéu e em Palmares, os “Magalhães” apoiarão a reeleição dos prefeitos Eduardo Coutinho (Água Preta) e João Carvalho (Joaquim Nabuco), ambos do PSB. Eudo, que lidera com folga as pesquisas em Xexéu, já foi prefeito de Água Preta (1989-1992) e de Joaquim Nabuco (2005-2008) e diz que a próxima parada será (?) em Palmares.
 
Por Inaldo Sampaio

UM JARTAR QUE VALEU 300 MILHÕES

Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 29 de fevereiro

Visita de presidente da República a qualquer estado costuma deixar algo de positivo para o governador, independente de quem sejam eles. Dilma Rousseff veio ontem a Pernambuco para inaugurar um conjunto habitacional com 480 unidades ao lado do prefeito João da Costa e do governador Eduardo Campos. Além da entrega desses apartamentos, nada mais constava da agenda dela, o que a levou a convidar o governador e o prefeito para um café da manhã no hotel em que se hospedara.

Conversa vai, conversa vem, o governador convenceu a presidente a engordar o orçamento do PAC da Mobilidade, para Pernambuco, em mais 340 milhões, sendo 300 milhões para o Governo do Estado e o restante para a prefeitura. Foi o café da manhã mais produtivo de que Eduardo Campos e João da Costa já participaram, pois isso não lhes custou sequer uma viagem a Brasília. O dinheiro foi conseguido com um simples “cochicho” num dia em que a presidente estava de muito bom humor.

Alguns podem até estranhar o comportamento dela, mas esse ritual também faz parte do poder. O deputado Izaías Régis, por exemplo, costuma ir a Brasília uma vez por mês e nunca volta de lá com as mãos vazias. Leva doce de leite para a secretária do ministro, bolo de rolo para o chefe de gabinete, etc. Eduardo Campos ofereceu um jantar nordestino à presidente, com direito a ouvir histórias engraçadas contadas por Ariano Suassuna, e no dia seguinte recebeu a recompensa: 300 milhões.

ADIELSON GALVÃO NA POLO FM

Adielson Galvão na Polo FM

O radialista e amigo Adielson Galvão deixa a rádio Liberdade de Caruaru e volta ao cenário radiofônico de Santa Cruz do Capibaribe, Adielson será a grande novidade da nova programação da rádio Polo FM 101,9 o radialista comandará as manhãs da emissora no início do mês de março.

Adielson Galvão é nome de destaque no Agreste pernambucano e vem de uma longa temporada na rádio Liberdade de Caruaru onde ganhou reconhecimento substituindo o falecido Teodorico Barreto, ao atuar como repórter policial por 3 anos e no geral tendo passado 6 anos e meio naquela emissora. Apesar da nova casa parecer novidade onde estreará na próxima quinta-feira, tem ao seu favor o conhecimento em Santa Cruz onde trabalhou na rádio Comunidade FM e prestou serviço a muitas outras.
 
 Joseilson Chagas

AMPLIAR O APOIO

 Além de passar por cima dos candidatos remanescentes às prévias do PSDB, a candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo precisa formar uma ampla aliança política. Os tucanos querem o DEM, o PTB e o PSD e ainda o PSB e o PDT. O governador Geraldo Alckmin começou o cerco sobre os trabalhistas e tratou com o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o líder na Câmara, Paulo Pereira da Silva, da adesão à candidatura Serra.
 
Por Ilimar Franco de o Globo

NO CEARÁ

CARA A CARA. A presidente Dilma não aceitou fazer agendas separadas com o governador Cid Gomes (PSB) e com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), em sua visita ao Ceará ontem. Os dois, que estão em pé de guerra, tiveram que se encontrar e ainda por cima foram vaiados. O mal-estar entre o governador e a prefeita deve-se às eleições municipais. Além disso, petistas têm feito ácidas críticas à administração do socialista.

Por Ilima Franco de O Globo

FRASE INTERESSANTE

Luto pela magistratura séria, e que não pode ser confundida, nem misturada com meia dúzia de vagabundos infiltrados na magistratura.

Do Blog do Noblat

"NÃO TENHO MEDO DOS MAUS JUÍZES, MAS DO SILÊNCIO DOS BONS JUÍZES"




Foto: André Coelho / O Globo

Evandro Éboli, O Globo

A corregedora nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon (foto acima), participa nesta terça-feira de uma audiência publica na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado Federal, para debater propostas de emendas à Constituição que asseguram e concedem mais poder ao Conselho. Ela afirmou que a principal dificuldade do órgão que comanda é julgar juizes de segundo grau.

- Estes são os mais deletérios quando se enveredam no mal – disse.

A ministra ainda afirmou que trabalha pelos “bons juízes”:

- Luto pela magistratura séria, e que não pode ser confundida, nem misturada como meia dúzia de vagabundos infiltrados na magistratura.

Eliana afirmou, no Senado, que queria muito ser corregedora “para fazer um pouco mais, para fazer um mea culpa do Poder Judiciário, para falar para nossos juízes que não estamos bem”.

A corregedora também criticou as corregedorias locais, onde, segundo ela, há sempre muita dificuldade de investigar juízes. Segundo Eliana, esses órgãos estão “absolutamente despreparados” para atender à demanda necessária.

- Há um ranço de uma civilização bonapartista - disse Eliana.

A ministra disse que o CNJ não é um tribunal de exceção e que não garante ampla defesa. É um órgão que, segundo ela, investiga sigilosamente, e se houver necessidade de sindicância, é o plenário quem vai tomar essa decisão. 
 Do Blog do Noblat

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PROFESSORES DE PE VÃO CRUZAR OS BRAÇOS EM DEFESA DA LEI DO PISO

INSATISFAÇÃO

Categoria adere a mobilização nacional e irá paralisar de 14 a 16 de março
28/02/2012 - DANÚBIA JULIÃO - do FolhaPE

Após o anúncio do Ministério da Educação (MEC) do aumento do piso salarial do professor da rede pública para R$ 1.451, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) afirmou, nesta terça-feira (28), que irá aderir à paralisação nacional promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Essa paralisação está programada para os dias 14, 15 e 16 de março, onde os professores prometem parar as atividades e discutir a questão em assembleias. Para o Sintepe, o governo interpreta a lei de forma equivocada e o piso deveria ser de R$ 1.937,26 e não de R$ 1.451.

“Nos dias 5 e 6 de março, vamos nos reunir para decidir o que vamos fazer. Vamos sugerir que no dia 14 de março seja realizada uma passeata pelas ruas dos Recife, no dia 15, uma mobilização nas comunidades e no dia 16 uma assembleia para avaliar o quadro e verificar se o governo cumpriu o acordo com a categoria”, informou o presidente do Sintepe, Heleno Araújo. Segundo ele, o acordo seria o pagamento retroativo do mês de janeiro e fevereiro. “Não recebemos o reajuste desses dois meses. Depois dessa mobilização, se não tivermos um retorno positivo do governo, deveremos continuar a paralisação”, asseverou.

Em contato com a Secretaria de Administração, responsável pelas finanças do Estado, foi informado que será realizada uma reunião para saber como essa questão deve ser resolvida. À tarde deve ser anunciado um posicionamento. Além de cobrar o cumprimento da Lei do Piso, a mobilização também se dá no intuito de pedir uma maior rapidez na aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE), que, segundo a categoria, deveria ter acontecido desde o ano passado.

DILMA ANUNCIA R$ 1 BI PARA O TRANSPORTE NA RMR



(Foto: Roberto Stckert Filho/PR)

AE – A presidenta Dilma Roussef disse hoje (28), no Recife, que a União vai entrar com R$ 1 bilhão no financiamento de corredores de transporte na cidade e em municípios vizinhos. O governo estadual e as prefeituras aplicarão igual quantia. A operacionalização da execução financeira já está sendo discutida pelas equipes técnicas dos respectivos governos.

O anúncio foi feito na cerimônia de entrega de 480 moradias de projeto vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), construídas em parceria da União com a prefeitura de Recife, no Bairro do Pina. As novas habitações fazem parte do Residencial Via Mangue, com 992 apartamentos, nos quais foram investidos R$ 48,39 milhões, de acordo com números da Caixa Econômica Federal.

A inauguração de hoje completa o empreendimento – 562 apartamentos foram entregues no ano passado. O custo médio de cada unidade, que tem 40 metros quadrados, é R$ 48,8 mil. Os apartamentos destinam-se a famílias removidas de palafitas e áreas de risco das comunidades da Xuxa, Deus nos Acuda, Paraíso, Combinado, Beira-Rio e Pantanal.

O Residencial Via Mangue é parte de um programa mais amplo, o Mangue Viário, que compõe o PAC da Copa e prevê investimentos de R$ 433,2 milhões em ações de infraestrutura viária para melhorar as condições de transporte de massa na zona sul de Recife, de modo a auxiliar o desenvolvimento econômico da região.

Na ocasião, o governador do estado, Eduardo Campos, informou que serão saneadas as margens do Rio Capibaribe, de modo a transformar as águas em “estrada” para recreação e transporte. A presidenta gostou da ideia e prometeu voltar a Recife para fazer turismo nas águas. Os pernambucanos poderão usar o rio para deslocamento viário.

Na solenidade, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, assinou convênio com o prefeito de Recife, João da Costa, para instalação de um Ponto de Atendimento do Microcrédito para moradores dos três blocos que compõem o Residencial Via Mangue. No posto, eles poderão negociar financiamentos individuais entre R$ 300 e R$ 15 mil, com prazos de até 24 meses e juros de 0,64% ao mês.
 
Do Blog da Folha de Pernambuco

DILMA DIZ QUE PE É A "ONÇA DO NORDESTE"

Publicado por José Accioly, em 28.02.2012 às 12:28

No final do discurso durante a inauguração dos conjuntos habitacionais Via Mangue I e II, a presidente Dilma Rousseff (PT) elogiou o crescimento econômico de Pernambuco e chegou até a comparar com os tigres asiáticos. A petista ressaltou que o “boom” na economia deveu-se a política empreendida em seu governo e no antecessor, o ex-presidente Lula.

“Antes, o país crescia somente nas regiões Sul e no Sudeste do Brasil. A partir de 2003, no governo Lula, o crescimento mudou para não deixar as pessoas das regiões de fora, sobretudo no Nordeste. Hoje, o crescimento do Nordeste muitas vezes é maior do que o Brasil. Aqui temos uma onça nordestina, não um tigre asiático”, discursou.
 
DoBlog da Folha de Pernambuco

ATENÇÃO PROFESSORES: NOVO PISO DO MAGISTÉRIO É DE R$ 1.451


Publicado por José Accioly, 

Agência Brasil (Brasília) – O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim. Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.
 
Fonte Folha de Pernambuco

CORTÊS

Na faca – O ex-prefeito de Cortês, Ernane Borba (PSDB), será operado hoje no Hospital Português para implantação de duas pontes de safena. Ele sofreu um infarto de pequenas proporções no final de semana mas os exames cardiológicos a que foi submetido constataram duas artérias obstruídas.

Do Blog de Inaldo Sampaio

O PRAZO

O prazo – Humberto Costa estabeleceu um novo prazo para que o PT defina o seu candidato à prefeitura d o Recife: 31 de março. Ele reconhece que o prefeito João da Costa está vencendo as resistências, mas teme que a demora do PT em oficializar o nome dele leve ao surgimento de um 2º candidato dentro da Frente Popular, o que dificultaria enormemente a busca da unidade.
 
 BloDog de Inaldo Sampaio

VICÊNCIA

Vicência 1 – Terra natal do senador Jarbas ersário um osso duro de roer: o ex-deputado Carlos Lapa (PP).Vasconcelos (PMDB), Vicência está em clima de efervescência por causa da eleição municipal. O prefeito Paulo Tadeu (PSB) é candidato à reeleição.

Vicência 2 – Lapa transferiu para lá seu domicílio eleitoral mas acha que a juíza da comarca irá indeferi-lo “porque o Fórum está totalmente ocupado por parentes de assessores do prefeito”. Ele diz que fez a transferência no prazo legal e que se porventura perder lá, ganha no TRE.
Do Blog de Inaldo Sampaio.

FICHA LIMPA

Incertezas jurídicas da Lei da Ficha Limpa
Por: Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 28 de fevereiro

À primeira vista, a Lei da Ficha Limpa pode parecer uma norma clara e de fácil compreensão, mas não é. Muito pelo contrário, será interpretada de várias formas pelos Tribunais Regionais Eleitorais. E quem viver, verá. Em princípio ela torna inelegível por 8 anos o pretenso candidato que for condenado por órgão colegiado por abuso de poder, corrupção, improbidade, crime contra o patrimônio, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas ou tiver contas rejeitadas pelo TCU por decisão irrecorrível.

Alcança também o cidadão que renunciar ao mandato para evitar o processo de cassação, for excluído da profissão pelo órgão de classe ou demitido do emprego a bem do serviço público. Comecemos pelo prefeito de João Alfredo, Severino Cavalcanti, citado como exemplo de político que renunciou ao mandato de deputado para evitar a cassação. Ele está de posse de uma certidão expedida pela própria Câmara dizendo que não houve a abertura de processo contra ele. A Lei o alcança ou não?

Tomemos agora o exemplo de um ex-prefeito que foi condenado por uma Câmara Criminal do Tribunal de Justiça por improbidade administrativa. Pela Lei da Ficha Limpa, ele já está inelegível. Mas suponha que ele recorra da sentença ao Tribunal Pleno e o desembargador relator do processo expeça uma liminar sustando os efeitos da sentença anterior. Ficará elegível ou permanecerá inelegível? Esses são apenas dois exemplos de incertezas jurídicas, mas é possível citar dezenas de outros.
Mais caro



Fonte Nova, uma das sedes da Copa das Confederações

Lauro Jardim, Radar on line

Uma ideia marota, que poderá onerar ainda mais o custo dos estádios da Copa, será levada em março ao Comitê Organizador Local. Faltando quinze meses para o início da Copa das Confederações, as cinco sedes do torneio alegam que não têm mais tempo para plantar o gramado exigido pela FIFA. Por isso, querem comprar um piso provisório. E, só após a Copa das Confederações, seria plantada a grama definitiva, que demora até seis meses para ficar em condições adequadas para o futebol.

Blog do Noblat

APPLE VENDE IFHONE FABRICADO NO BRASIL, MAS PREÇO É DE IMPORTADO

Economia
Rennan Setti, O Globo

O iPhone já está sendo fabricado no Brasil. Um estudante do Espírito Santo comprou o celular no site oficial da Apple em fevereiro e recebeu um aparelho cuja embalagem trazia a inscrição "Fabricado no Brasil", seguida do endereço da fábrica da Foxconn em Jundiaí, São Paulo.

Mas a esperada redução no preço não chegou junto com a produção nacional: o valor do celular está na mesma faixa dos iPhones vindos da China.

Gabriell Huver, de 17 anos, comprou um iPhone 4 de 8GB, branco, no site Apple Store, em 13 de fevereiro e recebeu quatro dias depois em sua casa em Domingos Martins, município da Grande Vitória.

Apesar de a caixa dizer que o produto foi feito no país, o celular custou R$ 1.799, mesmo preço que, por exemplo, a Oi cobrava pelo modelo de 16GB, importado, quando ele foi lançado.

- É legal ele ter sido produzido no Brasil, mas achei ruim ter pago um preço absurdo, de aparelho importado, por um celular fabricado a alguns quilômetros do meu estado - reclamou o estudante de Ciência da Computação, que ganhou o telefone de presente da avó para poder se comunicar com a família quando estivesse na faculdade, em Vitória.

Procurada, a Apple não se manifestou.

DEVAGAR, QUE O SANTO É DE BARRO!

Foto- Google Imagem



Há quem diga que a presidente Dilma veio a Pernambuco reforçar o palanque de João da Costa (PT), para que ele possa se viabilizar como candidato a um segundo mandato na Prefeitura do Recife.

Essa historinha vem sendo contada por toda parte com direito a mil e uma análises e não só na Frente Popular, também entre os oposicionistas, que embarcaram na onda do boato que há dias invadiu a cidade.

João da Costa fez questão de negar qualquer conotação política na visita de Dilma. Disse que a presidente veio apenas inaugurar um conjunto habitacional, daí o caráter administrativo da presença dela na capital pernambucana.

E deve ser só isso mesmo. O que não impede o prefeito de sonhar com um andor "carregado" pela presidente Dilma para conseguir um segundo mandato.

O que não é impossível, mas pouco provável. Afinal, quando se elegeu num andor "carregado" pelo antecessor João Paulo (PT), os eleitores não conheciam o santo e votaram acreditando que o "carregador" sabia o que estava levando. Agora, já sabem que ele é de barro.

Por Divane Carvalho

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FBC: "OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO SERÃO RETOMADAS ATÉ ABRIL"


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse hoje, em João Pessoa, onde participa de um seminário que discute a transposição do Rio São Francisco, que até o final do mês de abril todas as obras da transposição estarão totalmente retomadas, informa o G1. De acordo com ele, o Governo Federal está concluindo o processo licitatório dos saldos remanescentes.

"O Ministério da Integração Nacional está concluindo o processo para a retomada da obra. Estamos acelerando o processo licitatório do que chamamos de saldos remanescentes", disse o ministro se referindo aos lotes que tiveram as obras paralisadas. "Estaremos com a obra totalmente remobilizada a partir do mês de abril", garantiu o ministro. Com relação a conclusão das obras, FBC afirmou que o Eixo Leste que começa em Floresta (PE) e vai até Monteiro (PB) será terminado até 2014. Já o Eixo Norte, que parte de Cabrobó (PE) corta o Rio Grande do Norte e vai até o Ceará, segundo o ministro será terminado em 2015.

Do Blog do Magno Martins

EDUARDO PODE FICAR FORA DO PALANQUE NO 1° TURNO




(Foto: Humberto Pradera/Divulgação)

Por Jamille Coelho
Da Folha de Pernambuco

Em sua segunda visita em menos de um mês a Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff desembarca hoje no Recife, por volta das 19h30, e em seguida participará de um jantar reservado na residência do governador Eduardo Campos (PSB). Embora Dilma tenha reiterado algumas vezes que não irá interferir nos problemas internos do PT no Recife, cujos pivôs são o prefeito João da Costa e o deputado federal João Paulo, a expectativa é de que a situação da sigla na Capital pernambucana seja o prato principal do cardápio.

Do jeito que a situação política do PT caminha sem definições no Recife, segundo revelou, em reserva, uma fonte ligada ao governador, o líder socialista ficará fora do palanque dos aliados no primeiro turno. Sem a participação de Campos, haverá de fato grandes chances da corrida eleitoral ser levada para o segundo turno, tendo em vista que nas últimas pesquisas o prefeito João da Costa aparece tecnicamente empatado com o deputado federal e pré-candidato, Mendonça Filho (DEM).

“O governador está chateado com as indefinições do PT e, diante disso, revelou que se a sigla não chegar a um acordo em torno de um nome para a postulação no Recife ele não irá somar forças para a disputa no primeiro turno. Esse negócio do PT não se unir em torno de um candidato – seja qual for o nome – pode quebrar a união da Frente e, neste caso, o governador não irá gastar munição investindo sua popularidade na briguinha interna do PT a troco de nada, já que sua posição política é extremamente confortável. Temos um governador que é uma liderança nacional. Não é interessante que ele se meta em uma discussão simples de ser resolvida e que o partido não faz o menor esforço para solucionar”, revelou a fonte.

Ainda de acordo com o informante, o deputado João Paulo procurou uma outra forma de tirar o corpo fora da infinita celeuma petista e, no fim do ano passado, procurou o governador Eduardo Campos na tentativa de migrar do PT para o PSB. “Na ocasião, o governador confessou estar lisonjeado com a atitude de João Paulo, mas indicou que o petista procurasse o ex-presidente Lula para definir se esse era o melhor caminho a ser seguido”, contou o informante em reserva. Ainda segundo a fonte, o sentimento do governador será tratado hoje com a presidente Dilma – que já afirmou que não irá interferir no processo eleitoral no Recife -, mas o fato de o prefeito João da Costa ter confirmado presença no jantar poderá impedir o diálogo. De acordo com o cerimonial do Planalto, ainda não está definida a relação com os nomes das lideranças que vão estar presentes na ocasião, mas já se sabe que o ministro da Integração Nacional e braço direito de Eduardo Campos, Fernando Bezerra Coelho, participará do encontro.

Do Blog da Folha de Pernambuco

GOVERNADOR RECEPCIONA DILMA ÀS 19:30 HS NO RECIFE


(Foto: Ricardo Stuckert Filho/Presidência da República)

Depois de cumprir uma extensa agenda nesta segunda-feira, em Fortaleza, a presidente Dilma Roussef desembarcará por volta das 19h30 na Base Aérea do Recife. Na capital pernambucana,a petista será recepcionada pelo governador Eduardo Campos (PSB) e políticos aliados. Todos seguirão para um jantar na casa do socialista, no bairro de Dois Irmãos.

Nesta terça-feira 28), a presidente participa da inauguração do conjunto habitacional Via Mangue, no Pina, Zona Sul do Recife. A obra faz parte do PAC da Copa e fica próxima da Via Mangue, a mais cara obra viária da Região Metropolitana do Recife.

Do Blog da Folha de Pernambuco

COM O APOIO DO PAI, JARBINHAS AVISA QUE É CANDIDATO


Jarbas Vasconcelos apoiou decisão do filho (Foto: reprodução Facebook)

Jarbinhas, filho do senador Jarbas Vasconcelos, assume oficialmente a sua candidatura a vereador no Recife. “A partir de agora sou candidato”, disse o peemedebista ao Blog da Folha. O pré-candidato disse que irá percorrer diversos bairros e comunidades da capital pernambucana para conhecer de perto os problemas desses locais.

O apoio do seu pai, ex-governador e ex-prefeito do Recife foi fundamental para a sua decisão de disputar uma cadeira na Casa José Mariano. “Se ele não tivesse me apoiado eu não disputaria até porque não iria contra uma decisão do meu pai”, explicou Jarbas Vasconcelos Filho. “Foi uma decisão pessoal, mas foi importante ouvir amigos e ele”, finalizou o peemedebista.

Do Blog da Folha de Pernambuco

SERRA DIZ QUER SER CANDIDATO A PREFEITO DE SP E DEFENDE PRÉVIAS

POLÍTICA

O Globo

O ex-governador José Serra afirmou nesta segunda-feira que quer ser o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Em seu perfil no Twitter, ele disse que vai comunicar à direção do partido sua decisão.

Foi a primeira vez que o tucano rompeu o silêncio e falou sobre sua decisão, o que até então vinha explicitando apenas por meio de interlocutores.

“Hoje comunicarei por escrito à direção do PSDB de São Paulo minha disposição de disputar a prefeitura de SP”, escreveu Serra numa mensagem.

Em seguida, ele disse desejar participar das prévias, marcadas para o próximo domingo, nas quais pode concorrer com o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal e o deputado federal Ricardo Trípoli.

CHARGE DO DIA


HUMOR

Charge de Chico Caruso


domingo, 26 de fevereiro de 2012

PETROLINA


2012 chegou, bebê
Foto: Noely Mota/colunista da Social do Vale/JC
FAMÍLIA Miguel, Fernando Filho e Fernando Bezerra unidos na política

Demorou, mas finalmente o deputado federal Fernando Bezerra Filho (PSB) será lançado, no início de março, pré-candidato a prefeito de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O anúncio deve marcar ainda a reaproximação do atual presidente do PSB no município, deputado federal Gonzaga Patriota, que havia rompido com a família do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) nas eleições municipais de 2008.

O momento parece ser o mais propício para os socialistas, pois a poeira levantada por uma série de denúncias contra os Coelhos finalmente baixou. Fontes ligadas ao PSB de Petrolina disseram ao Blog de Jamildo que o anúncio deve acontecer no próximo dia 3, mas também há possibilidade do evento acontecer dois dias depois, em 5 de março.

No dia 6, aniversário de Fernando Filho, o deputado deve oferecer um café da manhã para receber aliados.

Patriota já vinha anunciando em sua rádio que o anúncio deveria acontecer no início do próximo mês. No ano passado o Blog havia noticiado que Fernandinho, como é conhecido na política local, seria candidato. Em viagem fora do Brasil, naquela época, o pai mandou desmentir.

Coube ao presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, reaproximar Patriota da família Coelho. O deputado perdeu as eleições municipais há quatro anos para o atual prefeito, Júlio Lossio (PMDB), depois de perder o apoio dos Coelhos. O rompimento,conta-se na cidade, se deu por conta de uma declaração de Gonzaga Patriota que teria dito não precisar, à época, do apoio de ninguém para sair vitorioso. Sileno conseguiu colocar panos quentes e, agora, a situação parece estar tranquila.

O próximo passo será garantir na cidade a tão desejada - e difícil - unidade da Frente Popular, fundamental para enfrentar a bem avaliada gestão de Lossio. Para que o grupo marche unido é preciso demover Odacy Amorim (ex-PSB, atual PT) da ideia de disputar a Prefeitura de Petrolina.

Como no Recife o PSB tem dado sinais cada vez mais claros de que apoiará o candidato do PT nestas eleições, Amorim pode se ver obrigado a desistir da disputa.

Caso Fernando Filho leve a prefeitura, o nome de Fernando Bezerra Coelho para a Câmara Federal já está bem claro. Trata-se de outro filho seu, Miguel, 21 anos. O nome dele, inclusive, já pode ser lançado este ano, dois anos antes da disputa nacional. Tanta antecedência é, na verdae, um recado para quem ainda não percebeu que a vaga de Fernandinho já tem dono.

Do Blog de Jamildo

HÉLIO DE NOVO AFIRMA QUE VOTA NA OPOSIÇÃO EM TAQUARITINGA


Em uma conversa com o nosso Blog no último sábado, o empresário Hélio de Novo afirmou que vota com a oposição de Taquaritinga esta ano, e que o candidato das oposições deve ser de Pão de açúcar, e que se fosse um nome novo e limpo, venceria as eleições com um pé atras.


Hélio também afirmou que seu vereador vai ser o mesmo de Luis do Mosquiteiro, " tenho uma boa relação com Luis, somos amigos e não posso negar uma ajuda a ele", afirmou Hélio.

Por Junior Albuquerque

VISITA DE DILMA TEM CARÁTER ADMINISTRATIVO E POLÍTICO



Apesar de a presidente Dilma Rousseff (PT) ter dito que não iria se intrometer na turbulência interna que seu partido enfrenta no Recife, sua primeira vinda à cidade parece ter um cunho muito mais político do que meramente administrativo. Na próxima terça-feira (28), a presidente virá, a priori, para a inauguração dos dois conjuntos habitacionais na Via Mangue, porém com o tempo necessário para “dar uma força” para a tão discutida candidatura do prefeito João da Costa (PT) ao pleito municipal nas eleições deste ano.

Para aproveitar os holofotes da visita de Dilma, o prefeito ainda quebrará o protocolo e fará, ele mesmo ao invés dos técnicos de praxe, a explanação sobre a visita presidencial, na coletiva do dia que antecede a chegada de sua correligionária.

Seguindo o estilo do ex-presidente Lula, o primeiro dia de viagem será contemplado em um jantar na casa do governador Eduardo Campos (PSB). A visita aos conjuntos habitacionais está marcada para acontecer às 10h do dia seguinte, quando farão as honras do discurso, ao lado de demais parlamentares e secretários no palanque, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o prefeito, o governador e, enfim, a presidente.(Do jornal BR 427

Do Blog de Magno Martins

EDUARDO, O SUJEITO OCULTO NA CENA PAULISTA

Eis como Josias de Souza define, no seu blog da Folha de S.Paulo, a posição ocupada pelo governador Eduardo Campos dentro do xadrez político já delineado tanto com vistas à eleição deste ano, quanto, e principalmente a presidencial de 2014:

A conexão Pernambuco: o governador pernambucano Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, frequenta a cena de São Paulo como uma espécie de sujeito oculto. É o principal parceiro de Kassab. Enxerga no PSD um aliado estratégico para seus projetos pessoais.

Por baixo, sonha com a vice de Dilma em 2014. Pelo alto, almeja uma candidatura presidencial. Cultiva em relação ao PT sentimentos antagônicos. A amizade com Lula não o impede de desejar o insucesso do petismo em São Paulo.

Para evitar que suas digitais apareçam, diz que, na capital paulista, quem manda no PSB é o presidente estadual, Márcio França, atual secretário de Turismo de Alckmin. No plano nacional, Eduardo e seu PSB servem de álibi para Kassab. Uma garantia de que a proximidade com Serra não afastará o mandachuva do PSD do apoio à gestão de Dilma.

Por Magno Martins

SERRA, FINALMENTE, DEVE ANUNCIAR CANDIDATURA EM SP


(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

AE – O ex-governador José Serra (PSDB) deve anunciar, oficialmente, nesta segunda-feira (27), sua disposição de concorrer à Prefeitura de São Paulo e de disputar a prévia. A ideia é que ele formalize a decisão ao diretório municipal do PSDB e, em seguida, faça um anúncio público.

Uma das hipóteses em estudo é que a executiva municipal do PSDB faça a inscrição na disputa interna por ele – o partido ainda discute qual mecanismo legal usará para permitir a inscrição de Serra fora do prazo, já que a data limite foi dia 14 de fevereiro. O anúncio oficial de Serra ainda depende de uma conversa do governador Geraldo Alckmin com os quatro pré-candidatos, que deve ocorrer neste domingo (26). A tendência é que os secretários Andrea Matarazzo (Cultura) e Bruno Covas (Meio Ambiente) abram mão para a candidatura Serra.

A prévia está marcada para o dia 4 de março. A avaliação de dirigentes do PSDB é que ele terá de fazer um esforço de prestigiar o partido e mostrar à militância que se submeterá ao desejo de disputa interna. “Vamos aguardar que o próprio Serra se manifeste. Se ele resolver ser candidato, será um grande candidato, inclusive ele se predispõe a participar das prévias do partido”, declarou o governador Geraldo Alckmin ontem, ao inaugurar uma delegacia em Guararapes, a 645 quilômetros da capital.

ELEIÇÃO COMEÇA A ESVAZIAR CARGOS NO ESTADO E NA PCR



Maioria dos postulantes terão uma "vaga" na Câmara do Recife (Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha)

Por Jumariana Oliveira
Da Folha de Pernambuco

Com a proximidade das eleições, algumas mudanças são sempre promovidas no Poder Executivo, sobretudo, no secretariado. Segundo a legislação eleitoral, os secretários ou presidentes de órgãos que serão candidatos precisam se desincompatibilizar dos seus cargos, no mínimo, três meses antes do pleito. Esse ano, a eleição será no dia 7 de outubro. Por isso, quem for postulante tem que deixar suas atuais funções entre os dias 7 de abril e 7 de junho. A Folha de Pernambuco fez um levantamento de quem deve deixar a administração pública para concorrer às eleições.

Na Prefeitura do Recife, as mudanças já estão desenhadas. O secretário de Turismo, André Campos (PT), que é deputado estadual licenciado, confirmou sua saída da pasta para coordenar a campanha do prefeito João da Costa (PT) – embora este ainda não tenha a candidatura à reeleição confirmada por seu partido. A expectativa é que o petista deixe a secretaria no dia 30 de março, juntamente com outros colegas de administração municipal. O secretário de Governo, Henrique Leite (PT), também deve deixar a pasta para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal, cargo que já exerceu, de 2001 a 2008.

Quem também deixará a gestão de João da Costa é o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues (PV), que pretende disputar a Prefeitura de Caruaru. Segundo André Campos, outra saída esperada é a de José Marcos de Lima, que comanda a pasta de Saneamento. Secretário-geral do PR, ele deve disputar o cargo majoritário de São José do Egito. Já o ex-deputado estadual Sebastião Rufino (PSB), secretário de Habitação há quase sete meses, vai disputar a Prefeitura de Bom Jardim.

A Câmara do Recife é o sonho de consumo de boa parte dos auxiliares de João da Costa. Postulam o coordenador de Controle Urbano do Recife, Isaías Bastos (PT); Nininho Costa (PV), da Csurb; e a secretária-adjunta de Assistência Social, Prazeres de Assis (PV). Já o secretário-executivo de Governo, Aluízio Camilo (PT), também entregará a pasta para tentar uma vaga de vereador em Paulista.

TRATOR

O governo pressiona a Câmara para agilizar a votação do projeto que redistribui os royalties do petróleo. Alega que enquanto a proposta não for aprovada, não pode fazer os leilões para exploração do pré-sal. Depois da votação, o passo seguinte é constituir a empresa Pré-Sal Petróleo S.A, cuja criação já foi aprovada. A estatal vai coordenar a exploração do petróleo do pré-sal.

Por Ilimar Franco

RIO QUER GANHAR TEMPO

A ideia do governo é aprovar requerimento de urgência para levar o projeto de redistribuição dos royalties direto para o plenário, sem passar pela comissão especial. Os estados produtores resistem. Para Rio e Espírito Santo, a estratégia é tentar adiar a votação o máximo possível. O PT reivindica a relatoria do projeto. Lideranças petistas argumentam que seria desconfortável para o PMDB ter o relator, já que ele seria pressionado pelo principal governador do partido, Sérgio Cabral (RJ). Os estados não produtores e a Confederação Nacional dos Municípios farão manifestação, dia 14, para pressionar pela votação.


"Temos interesse que essa situação se resolva logo, e bem” — Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, sobre o projeto de redistribuição dos royalties.

Por Ilimar Franco

POR CIMA


O ex-presidente Lula pressiona o presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), a apoiar a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. O diretório regional do partido prefere ir com José Serra (PSDB.

Por Ilimar Franco

sábado, 25 de fevereiro de 2012

PORQUE HOJE É SÁBADO

A atriz Rooney Mara, da trilogia Millennium (Foto: Reprodução/Internet)

MERCADO IMOBILIÁRIO DE PE ATRAI INVESTIDORES DOS EUA



Pernambuco mais uma vez está na mira dos investidores estrangeiros. Nesta sexta-feira (24), o governador Eduardo Campos recebeu um dos maiores grupos do ramo imobiliário dos Estados Unidos, Related Companies New York. Estiveram presentes no encontro o fundador da empresa, Stephen Ross, o presidente, Jeff Blau, e, pelo Governo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio.

O grupo veio ao estado a convite do próprio governador, na última visita de Eduardo aos EUA. Logo cedo, os executivos foram recebidos pela equipe da Secretaria de Governo, que apresentou um vídeo institucional sobre os principais investimentos e polos de desenvolvimento de Pernambuco. Além disso, foi entregue um material mais completo com outras informações detalhadas sobre o pacote de incentivos fiscais do Governo.

Após o encontro com o governador, coube a Geraldo Júlio se reunir com os empresários e apresentar os projetos estruturadores de Pernambuco, com foco nas oportunidades de investimentos que tenham, direta ou indiretamente, algum viés imobiliário. “Eles são muito fortes no ramo imobiliário, têm investimentos muito altos e estão interessados em investir no Brasil, começando através de projetos aqui por Pernambuco. O foco deles é na criação de novas áreas urbanas onde as pessoas possam morar, trabalhar, ter tudo perto, gerando mais qualidade de vida”, ressaltou Geraldo Júlio. 
 
Do Blog da Folha de Pernambuco

DEPUTADAS COMEMORAM 80 ANOS DO VOTO FEMININO




Agência Câmara (Brasília) – Passadas oito décadas desde que as brasileiras conquistaram o direito de votar, integrantes da bancada feminina da Câmara ainda cobram uma maior participação das mulheres na política. O assunto voltará à tona neste ano, em razão das eleições municipais, e será também um dos temas a serem discutidos na Casa no próximo Dia Internacional da Mulher (8 de março). O lema deste ano será “80 anos da Conquista do Voto Feminino – Mulher no Poder”.

As parlamentares citam avanços recentes – como a eleição da presidente Dilma Rousseff e da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) como primeira mulher a integrar a Mesa Diretora da Câmara –, mas criticam o baixo número de mulheres no Parlamento. Atualmente, dos 513 deputados em exercício, apenas 46 são mulheres. “Passou muito tempo, quase 80 anos, para que conseguíssemos, apenas em 2010, eleger a primeira presidente da República. Somos sub-representadas no Congresso, nos sindicatos e nos partidos políticos”, diz a deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

Erundina é autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 590/06, que reserva uma vaga nas mesas diretoras da Câmara e do Senado e nas comissões do Congresso para mulheres. A PEC aguarda análise do Plenário.Na opinião de Erundina, a sub-representação política das mulheres repercute em áreas como saúde, trabalho e educação.
Do Blog da Folha de Pernambuco

MODA CENTER VOLTA AO NORMAL APÓS FERIADO DE CARNAVAL








Depois de cinco dias de folia, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe aos poucos retoma as suas atividades normais. O comércio voltou a funcionar na tarde da quarta-feira de cinzas, juntamente com os bancos que abriram a partir das 12h.

As atividades no Moda Center Santa Cruz já estão em pleno vapor. O SAC (Serviço de Atendimento ao Condômino) e todos os departamentos do Centro Administrativo já estão funcionando normalmente. Os comerciantes já começam a retirar das prateleiras e vitrines boa parte dos adereços, fantasias e enfeites de Carnaval.

No próximo domingo (26), as feiras no parque voltam ao normal, quando os atacadistas comparecem a fim de reabastecer suas lojas que, normalmente, têm suas prateleiras esvaziadas no período pé-carnavalesco.

Os dormitórios e hotéis localizados no entorno do Moda Center já estão recebendo reservas para as próximas feiras. Semanalmente, de domingo à terça, o Moda Center Santa Cruz recebe uma média de 50 mil clientes vindos de todos os lugares do Brasil para comprar roupas de qualidade com preços de fábrica. Joseilson Chagas

INCÊNCIO FERE MILITAR EM ESTAÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA; DOIS ESTÃO DESAPARECIDOS

Publicidade

DE BRASÍLIA

Atualizado às 11h53.

Uma explosão na Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar brasileira de pesquisas na Antártida, deixou um militar ferido e dois desaparecidos na madrugada deste sábado (25).

Informações preliminares da Marinha do Brasil dão conta que um incêndio na Praça de Máquinas, local onde ficam os geradores de energia da Estação Ferraz, causou a explosão. O fogo, segundo comunicado divulgado às 11h50, ainda não foi extinto.
Leia o que já foi publicado sobre a base na Antártida

A estação começou a operar em 1984 e atualmente abriga cerca de 60 pessoas. Em nota, a Marinha diz estar "extremamente consternada" com o ocorrido.
Eduardo Knapp/Folha Imagem

Estação Comandante Ferraz em foto datada de 2009


O militar ferido, cujo quadro de saúde é estável, foi atendido na estação polonesa de Arctowski e depois transferido para a base chilena Eduardo Frei.

Os integrantes do Grupo-Base (militares da Marinha responsáveis pela manutenção e operação na Antártida) trabalham no combate ao incêndio.

Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da Estação polonesa de Arctowski estão nas imediações da base, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros da base chilena Eduardo Frei prestam ajuda, enquanto o Navio-Polar Almirante Maximiano, da Marinha, partiu para o local.

Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa e dois representantes do Ministério do Meio Ambiente, que estavam na estação no momento do acidente, foram transferidos de helicóptero para a Base chilena Eduardo Frei. Eles serão levados pela Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.

Permanecem na EACF, além do Grupo-Base, 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.

NAUFRÁGIO

Uma embarcação da Marinha Brasileira naufragou em dezembro na Antártida, com 10 mil litros de óleo. O combustível ainda não vazou, mas está no fundo do mar. A embarcação levava o óleo para reabastecimento da Estação Comandante Ferraz. A Marinha tenta solucionar o problema antes que se transforme em um acidente ambiental de grandes proporções.

jan.2010-Eduardo Geraque/Folha Imagem


Panorâmica com a baía do Almirantado e a estação de pesquisa Comandante Ferraz (na parte de baixo).

Do Portal UOL

CANDIDATO EM SP, SERRA DEIXA AÉCIO LIVRE PARA 2014


 
Especialista em partidos, o cientista político Celso Roma é categórico: “Não faz sentido o PSDB realizar prévias”, informao Estado de S.Paulo. Segundo Roma, as prévias podem causar mais danos ao tucanato que seu cancelamento. Ele avalia ainda que, se aceitar concorrer à Prefeitura, José Serra sinaliza que abandonou o projeto de disputar a Presidência e abre espaço para a indicação de Aécio Neves.

Por outro lado, quem mais alertou a cúpula do PSDB sobre a urgência do resgate da velha parceria com os antigos pefelistas foi Aécio Neves. Ele advertiu dirigentes tucanos Brasil afora que, se o DEM morresse, legendas da base governista acabariam herdando seus quadros e a oposição ficaria ainda mais minguada. Mas não foi apenas isto que moveu Aécio em direção aos democratas na disputa municipal.
 
Por Magno Martins

SERRA DECIDE DISPUTAR A PREFEITURA DE SÃO PAULO


 
O ex-governador José Serra decidiu entrar na corrida à Prefeitura de São Paulo e admite a possibilidade de se inscrever nas prévias convocadas pelo PSDB para definir o candidato do partido. A decisão foi comunicada ontem ao governador Geraldo Alckmin após meses de indefinição. Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab (PSD) se reuniram ontem à noite com o ex-governador em sua casa para discutir os detalhes do lançamento de sua candidatura. As prévias estão marcadas para o dia 4, daqui a uma semana. Quatro candidatos estão inscritos para participar das prévias do PSDB: os secretários estaduais de Cultura, Andrea Matarazzo, Meio Ambiente, Bruno Covas, e Energia, José Aníbal, e o deputado federal Ricardo Tripoli.

Serra, que no início do ano dizia não ter interesse em concorrer, mudou a conversa depois que Kassab começou a negociar seu apoio ao ex-ministro da Educação Fernando Haddad, do PT. Serra queria ficar livre até as eleições de 2014 para se lançar mais uma vez à Presidência da República, mas seu espaço no partido diminuiu muito desde sua derrota para a presidente Dilma Roussef na eleição de 2010. (Informações da Folha de S.Paulo - Catia Seabra - Daniela Lima).
 
Por Magno Martins

KASSAB PROMETE APOIO INCONDICIONAL A SERRA



Kassab promete apoio incondicional a Serra

 
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), disse ontem pela manhã que irá apoiar Serra incondicionalmente, mesmo que não indique o candidato a vice, informa Evandro Spinelli, na Folha de S.Paulo deste sábado. 'Se o Serra for candidato, a prioridade será elegê-lo. Todas as outras questões são menores, inclusive a vice', disse Kassab. Serra foi eleito prefeito em 2004 tendo Kassab como vice. Em 2006, deixou a prefeitura para concorrer ao governo do Estado e Kassab o substituiu, demonstrando fidelidade total -- todos os secretários foram mantidos, por exemplo.

Kassab tem comentado com auxiliares e políticos que a possibilidade de chapa pura seria um suicídio político para Serra. Kassab acha que se o vice for do próprio PSDB ninguém irá acreditar que Serra vai ficar na prefeitura até o fim do mandato. Ele é um dos principais nomes do PSDB para disputar a Presidência da República em 2014. Na avaliação do prefeito, e mesmo de tucanos, se a população não acreditar que Serra cumprirá seu mandato integralmente, dificilmente vencerá a eleição. Em 2004, ele chegou a assinar um documento em que se comprometia a cumprir o mandato, mas renunciou pouco mais de um ano depois da posse. 
 
Por Magno Martins

COM TODA POMPA

.
O presidente estadual do PSD, André de Paula, estima que pelo menos 500 pessoas serão convidadas para a primeira reunião do PSD, no Estado, que terá a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Entre os presentes, estarão os 304 vereadores; 20 prefeitos; 15 vice-prefeitos e 178 presidentes de diretórios e comissões provisórias do PSD, no Estado. O governador Eduardo Campos estará presente.
Por Magno Martins

EM 11 ANOS, 1 MILHÃO DE NOVOS ELEITORES


Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 25 de fevereiro

Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral, entre outubro de 2000 e outubro de 2011 o eleitorado pernambucano cresceu cerca de 1 milhão. Estavam aptos a votarem em outubro de 2000 exatos 5 milhões, 254 mil e 515 eleitores. E, em outubro de 2011, 6 milhões, 283 mil e 342 eleitores. Estima-se que até maio deste ano, quando se encerra o período de alistamento, Pernambuco terá aproximadamente 6,5 milhões de eleitores, o 7º maior eleitorado do país.

Mudou também no período de uma década o perfil do nosso eleitorado. Que, a exemplo do conjunto da população, também está um pouco mais velho, provando que o brasileiro está vivendo mais. Em outubro de 2000, o contingente de eleitores com idade superior a 60 anos era de 13,88%. Em outubro de 2011, chegou a 16,04%. Já o percentual com idade entre 16 e 24 anos, que era de 23,56% em outubro de 2000, caiu para 17,91% em outubro de 2011.

Por outro lado, subiu o percentual de eleitores com idade entre 25 e 59 anos, que são a maioria. Eles representavam 62,56% em outubro de 2000, e hoje representam 66,03%. Em todo caso, a maioria dos eleitores dá a entender que tem simpatia por candidatos mais jovens para ocupar cargos executivos, malgrado os mais velhos serem mais experientes. Candidatos com mais de 70, seja a que cargo for, têm grandes dificuldades de conquistar o voto jovem.
 
Por Inaldo Sampaio

PAULO RUBEM É A FAVOR DA APROVAÇÃO DA PEC-300

O deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT) trouxe à tona, nesta sexta-feira, em debate na Rádio Jornal, a questão da PEC-300 que fixa um piso nacional salarial para policiais e membros dos Corpos de Bombeiros.

Pela PEC, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o piso seria equivalente ao que ganha um PM de Brasília: R$ 3.600,00.

A maioria dos governadores já informou ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que seus estados não têm a menor condição de arcar com essa despesa, que, em termos globais, seria de aproximadamente R$ 46 bilhões ao ano.

Mas, para o deputado pernambucano, é possível pagar este piso se se fizer com a segurança o mesmo que se fez com a educação: por meio de um fundo em que contribuiriam a União, os Estados e os Municípios. 
 
Por Inaldo Sampaio.

REFORMA POLÍTICA

Mais divergências
Relator da reforma política, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) não concorda com a articulação para fazer um plebiscito sobre o tema neste ano. Propõe um referendo em 2013, após a aprovação de uma proposta. "O Congresso não pode se abster de ter opinião em um assunto tão importante", disse ele. Autor da proposta do plebiscito, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) reagiu com irritação. "Quero ver ele arrancar um projeto de reforma política do Congresso", disse Miro.
 
Por Ilimar Franco de o Globo.

PMDB

"Os assuntos da Previdência são mais fáceis do que os do PMDB— Garibaldi Alves, ministro da Previdência, que já disse que a pasta era um "abacaxi".

ACERTANDO OS PONTEIROS

 O ministro Alexandre Padilha (Saúde), na foto, convidou a ministra Eleonora Menicucci (Mulheres) a participar do monitoramento dos programas de saúde da mulher. O objetivo é evitar problemas como o da medida provisória que criou um cadastro compulsório de gestantes. A MP acabou sendo alterada depois da reação de movimentos de mulheres, que acusavam o governo de querer monitorar gestantes que interrompam a gravidez.

Por Ilimar Franco de O Globo

ROTA DE COLISÃO

A presidente Dilma chega a Fortaleza na segunda-feira em meio a um bate-boca entre PT e PSB. A confusão começou quando o senador José Pimentel (PT-CE) declarou que o estado estaria devolvendo recursos do PAC e do "Minha Casa, Minha Vida" por falta de projeto. O governador Cid Gomes (PSB) rebateu. Na última visita de Dilma ao Ceará, no início do mês, ela e o governador se desentenderam por causa de investimentos federais.
 
Por Ilimar Franco de O Globo

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

GUERRA: "OS TUCANOS SÃO SEMPRE OS MELHORES"

Publicado por José Accioly, em 24.02.2012 às 14:07



(Foto: Blog da Folha)

Sem meias palavras e sem “papas” na língua, o presidente nacional do PSDB, o deputado federal Sérgio Guerra, cravou, na Rádio Folha FM, que entre os pré-candidatos da oposição à Prefeitura do Recife (PCR) o melhor nome é o do parlamentar Daniel Coelho, que é de seu partido. O dirigente tucano destacou o eleitorado Coelho, a relação e articulação política do neotucano. Guerra reforçou que o partido terá candidatura, independente se as demais legendas oposicionistas (DEM, PPS, PMN e PMDB) lançarão postulantes.

“Sempre colaboramos e apoiamos (os partidos da oposição) e nada mais natural que ter uma candidatura nossa. Vamos ter mais votos que todos (os partidos) da oposição e até parte do governo!”, assinalou Sérgio Guerra, justificando que não há contradição na postura do PSDB em ter postulação própria. “(Daniel) é um cara livre, amigo de Jarbas (Vasconcelos/PMDB), é um quadro novo, que aparece bem nas pesquisas e nunca disputou uma eleição. Há pesquisa em que ele aparece com quase dois dígitos. Tem votação grande, é jovem, está na crista da onda, é o candidato da novidade e por que o PSDB não pode ter candidatura própria”, indagou Guerra. “Os tucanos são sempre os melhores”, ironizou o dirigente do PSDB.

Veja também
Guerra: ‘Virou campeonato ser amigo de Eduardo’

Sérgio Guerra arriscou em afirmar que o bloco governista deverá lançar uma única candidatura. O tucano alfinetou que as movimentações do PTB, capitaneada pelo senador Armando Monteiro Neto – presidente do partido e que buscar viabilizar uma postulação alternativa à Frente Popular – não passa de “conversa fiada”. Sobre a gestão do prefeito João da Costa (PT) e a briga entre o gestor e João Paulo (PT) – ex-prefeito e aliado de Costa -, o dirigente tucano sugeriu que a população deveria “dar uma martelada na cabeça” de cada um dos dois petistas. “Todos os dias eu leu sobre a briga no PT. Há quase seis é a mesma coisa. O Recife devia dar uma martelada na cabeça de João da Costa e outra na cabeça de João Paulo. Por que não dizem o motivo da briga? A cidade está afogada, vai muito mal e tem muita coisa para fazer. Mas o que se discute é o pé de um, a orelha de outro, a barriga do outra”, assinalou.

O tucano afirmou ainda que o ciclo do PT chegou ao fim, após três mandatos à frente da PCR. “Eles já mostraram o que sabe e não sabe fazer. O PT é bom de festa, de Carnaval, mas de obra não”, alfinetou, entre risos. “Nesse assunto eles são devagar. Pense num povo que não gosta de citação. É dispensa para lá, é dispensa para cá”, acrescentou Guerra, em referência ao supostos superfaturamentos nas dispensas de licitação para contrato dos shows pirotécnicos e locação de banheiros químicos para o Carnaval deste ano.
 
Do Blog da Folha de Pernambuco

ALCKMIN QUER QUE SERRA DISPUTE PRÉVIAS EM SÃO PAULO

 O ex-governador José Serra (PSDB) esteve na noite de ontem no Palácio dos Bandeirantes para discutir sua provável candidatura à Prefeitura de São Paulo com o governador Geraldo Alckmin. Alckmin sugeriu a Serra que, se desejasse mesmo concorrer, inscrevesse-se nas prévias do partido, marcadas para o dia 4 de março, como forma de preservar o empenho da militância no processo e evitar desgastes internos. Serra, que não deu resposta definitiva, mostrou-se "receptivo" à ideia, segundo interlocutores. Na disputa estão os secretários estaduais Andrea Matarazzo, Bruno Covas, José Aníbal e o deputado federal Ricardo Trípoli. 

Do Blog de Magno Martins

TIM NA JUSTIÇA


Justiça proíbe TIM de vender novas linhas em Pernambuco

A TIM Nordeste Celular está proibida de comercializar novas assinaturas ou habilitar novas linhas ou código de acesso, assim como proceder a portabilidade de códigos de acesso de outras operadoras para sua rede pelo prazo mínimo de 30 dias até que comprove a instalação e o perfeito funcionamento de equipamentos necessários e suficientes para atender as demandas de seus consumidores no Estado de Pernambuco. Esta foi a decisão do juiz da 2ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, Cláudio Kitner, que atendeu a Ação Civil Pública impetrada pela OAB-PE e pela Associação em Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon).


Em sua decisão, o juiz definiu uma multa de R$ 10 mil por cada nova linha comercializada ou portabilidade realizada e também de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento da determinação. Além disso, ele determinou que, após a instalação dos novos equipamentos necessários à regularização da prestação do serviço, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá elaborar um novo relatório de fiscalização, informando se houve melhorias efetivas nas operações da TIM. “Somente após esse relatório, examinarei a suspensão da medida”, afirma o juiz.

Do Blog de Magno Martins