domingo, 26 de fevereiro de 2012

ELEIÇÃO COMEÇA A ESVAZIAR CARGOS NO ESTADO E NA PCR



Maioria dos postulantes terão uma "vaga" na Câmara do Recife (Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha)

Por Jumariana Oliveira
Da Folha de Pernambuco

Com a proximidade das eleições, algumas mudanças são sempre promovidas no Poder Executivo, sobretudo, no secretariado. Segundo a legislação eleitoral, os secretários ou presidentes de órgãos que serão candidatos precisam se desincompatibilizar dos seus cargos, no mínimo, três meses antes do pleito. Esse ano, a eleição será no dia 7 de outubro. Por isso, quem for postulante tem que deixar suas atuais funções entre os dias 7 de abril e 7 de junho. A Folha de Pernambuco fez um levantamento de quem deve deixar a administração pública para concorrer às eleições.

Na Prefeitura do Recife, as mudanças já estão desenhadas. O secretário de Turismo, André Campos (PT), que é deputado estadual licenciado, confirmou sua saída da pasta para coordenar a campanha do prefeito João da Costa (PT) – embora este ainda não tenha a candidatura à reeleição confirmada por seu partido. A expectativa é que o petista deixe a secretaria no dia 30 de março, juntamente com outros colegas de administração municipal. O secretário de Governo, Henrique Leite (PT), também deve deixar a pasta para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal, cargo que já exerceu, de 2001 a 2008.

Quem também deixará a gestão de João da Costa é o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues (PV), que pretende disputar a Prefeitura de Caruaru. Segundo André Campos, outra saída esperada é a de José Marcos de Lima, que comanda a pasta de Saneamento. Secretário-geral do PR, ele deve disputar o cargo majoritário de São José do Egito. Já o ex-deputado estadual Sebastião Rufino (PSB), secretário de Habitação há quase sete meses, vai disputar a Prefeitura de Bom Jardim.

A Câmara do Recife é o sonho de consumo de boa parte dos auxiliares de João da Costa. Postulam o coordenador de Controle Urbano do Recife, Isaías Bastos (PT); Nininho Costa (PV), da Csurb; e a secretária-adjunta de Assistência Social, Prazeres de Assis (PV). Já o secretário-executivo de Governo, Aluízio Camilo (PT), também entregará a pasta para tentar uma vaga de vereador em Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário