quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

COISAS DA POLÍTICA



COISAS DA POLÍTICA

Dr. Paulo Lima*


Eu não me canso de tomar lições dos fatos políticos que permeiam o nosso cotidiano e, sempre que posso repasso-os através dos meus escritos para vocês, meus queridos amigos, que têm a paciência de me ler.

Hoje mesmo, lendo as notícias da visita da Presidente DILMA ao Recife, para inaugurar casas populares no bairro do Pina, construídas através do programa “Minha casa, minha vida”, publicadas no DIÁRIO DE PERNAMBUCO e no JORNAL DO COMMERCIO, pude constatar, mais uma vez, como a política tal qual o destino, pode nos trazer lições.

Quem não lembra do esforço despendido pelo ex-prefeito JOÃO PAULO para eleger o atual prefeito JOÃO DA COSTA, no Recife?

Na ocasião, em 2008, JOÃO PAULO escolheu JOÃO DA COSTA para ser o candidato do PT no Recife contra a vontade de várias lideranças no partido, a exemplo da hoje Presidente DILMA e do então Presidente LULA, que tinham no hoje Senador HUMBERTO COSTA o seu candidato favorito. Mas não. JOÃO PAULO preferiu “peitar” os expoentes do PT e teimou até que elegeu o seu poste. Se tivesse atendido aos apelos das lideranças do PT, na ocasião, talvez hoje JOÃO PAULO fosse Senador por Pernambuco e HUMBERTO COSTA candidato à reeleição para prefeito do Recife.

Hoje, lendo as notícias vejo uma foto de JOÃO DA COSTA, todo prosa, com pinta de candidato à reeleição, posando ao lado da Presidente e do Governador EDUARDO CAMPOS. E mais, leio a notícia que a Presidente do Brasil fez rasgados elogios ao Prefeito, numa demonstração de fortalecimento do mesmo para disputar as eleições de outubro. E JOÃO PAULO, onde estava na ocasião? Nem sequer compareceu ao evento... Vejam vocês o que é a política...

Talvez, algum de vocês esteja a pensar: bem feito, quem mandou JOÃO PAULO confiar em acordos políticos? Mas, respondo, a política é assim mesmo: ela gira em torno de acordos, os quais muitas vezes são descumpridos. Mas o defeito não é da política. O defeito é das pessoas. Nem por isto devemos desacreditar em acordos políticos. Eles fazem parte deste enredo e só precisam ser firmados entre pessoas de bem.

Aqui mesmo na nossa terrinha temos um fato semelhante, onde uma liderança política elegeu um poste em 2008 e logo, logo, ele tratou de dar o troco. Vocês que me lêem conhecem muito bem a história. E não foi só isso. Ele nem sequer cumpriu os acordos com o grupo que o ajudou a se eleger. Mas, deixa pra lá...

Voltando à história, este homem, de todos conhecido, que um dia foi uma liderança em Taquaritinga do Norte - foi humilhado publicamente, na ocasião, a ponto de passar mal e baixar o hospital - hoje não passa de um subalterno do prefeito e daquela liderança que era, quase nada mais resta, a ponto de, provavelmente, não conseguir sequer reeleger a sua mulher como vereadora.

Mas isto são coisas da política. É uma pena que no mais das vezes não aprendamos estas lições. Não é o meu caso.

Sempre que posso tomo lições da política. Espero que vocês, que me lêem neste momento também aprendam a tomar lições com as coisas da política.

No mais, vamos aguardar os acontecimentos e pagar para ver.

Um abraço a todos.


*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário