segunda-feira, 30 de abril de 2012

AMAURY JR DESTACA A PRAIA DOS CARNEIROS



Amaury Jr destaca a praia dos Carneiros
por João Alberto | Postado em 30/04/2012


Crédito: Rafael Medeiros/Divulgação

Comentário de Amaury Júnior, com foto de Isabela Ortega:

“Quer fugir do friozinho do outono de São Paulo e aproveitar o feriado do dia do trabalho sem sair do país? Uma boa pedida é a paradisíaca praia dos Carneiros, no município de Tamandaré, em Pernambuco.
A cerca de 100 km de Recife, a praia desponta entre as mais belas do Brasil e é considerada a mais bonita de Pernambuco, com suas águas mornas e cercada de arrecifes. Área de Preservação Ambiental, Carneiros reserva peixes coloridos em suas piscinas naturais e um relaxante passeio à beira-mar sob a sombra dos coqueiros.

A praia tem acesso pela estrada pela BR-101 e também é possível desembarcar de catamarã, alguns saem de Porto de Galinhas. O passeio de catamarã ainda inclui parada em um banco de areia e direito a banho de argila. Já estive lá e aprovo o destino!”


Crédito: Everaldo Vilela/Divulgação

MERCADO PÚBLICO DO JERIMUM ESTÁ TOTALMENTE ABANDONADO



Neste Domingo (29), estivemos na comunidade do Jerimum em Taquaritinga do Norte, e a pedido de moradores da comunidade, estivemos visitando a mercado público. Chegando lá o que presenciamos foi um total abandono por parte da atual administração do municíupio de Taquaritinga do Norte.


Além das paredes esterem cheias de salina, o banheiro daquele prédio público mais parece uma fossa aberta, será que quando o prefeito vai as rádios afimar que esta dando um choque de gestão no município ele esta se referindo ao mercado da comunidade do Jerimum?


A comunidade esta abandonada, a alguns dias a trás, o ex-prefeito Jânio Arruda, denunciou em seu Blog a má condiçoes do transporte dos alunos do Jerimum, e até agora o problema não foi resolvio, agora, descobrimos que o banheiro do mercado é uma nogeira só. Esperamos que o prefeito mande tomar as devidas providências o mais rápido possível.


Um livro didático foi usado como papel higiênico




Salina toma de conta d mercado








Feses espalhadas por toda parte, até na calçada que da acesso ao banheiro




Porque a vigilância sanitária não vê esse problema?






Vergonha para quem diz que esta dando um choque de gestão

JOSÉ AUGUSTO PODE ANUNCIAR O CANDIDATO DO PTB A PREFEITO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE NESTA QUARTA-FEIRA


Publicado em: 30-04-2012 | Por: Inaldo Sampaio




O deputado federal José Augusto Maia (PTB) admitiu no Recife, neste final de semana, que o candidato do seu partido à prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe pode ser anunciado nesta quarta-feira.

No entanto, quase ninguém em Santa Cruz acredita nesta hipótese porque faz cerca de cinco meses que o candidato a prefeito será anunciado “na próxima quarta-feira” sem que se saiba de qual mês.

Disputam a indicação o vice-prefeito José Elias, os vereadores Ernesto Maia e Fernando Aragão e o bioquímico Dr. Nanau.

Há um acordo entre eles para definir o candidato mediante duas pesquisas, que inclusive já foram feitas: uma qualitativa e outra quantitativa.

Como os resultados não foram muito animadores, o deputado José Augusto não se exclui da parada, já que o prefeito Toinho do Pará (PTB) não se candidatará à reeleição. E deve mesmo anunciar o fim desta novela “na próxima quarta-feira”. Aguardemos, pois!
Por Inaldo Sampaio

FRASE DO DIA

"Atirar para tudo quanto é lado é um bom jeito para que a CPI não dê em nada".

 Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara, alertando que a falta de foco pode tirar a eficiência da comissão parlamentar

REVIRAVOLTA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - ZÉ AUGUSTO NA CABEÇA

 
 Foto Google
 
A intimação – O deputado José Augusto (PTB) pode ser “intimado” por Armando Monteiro Neto para ser candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. O senador chegou à conclusão de que nenhum dos 4 pré-candidatos une o PTB (o vice José Elias, o bioquímico Dr. Nanau e os vereadores Fernando Aragão e Ernesto Maia) e deverá convocar o deputado para o “sacrifício”.
Por Inaldo Sampaio.

CHARGE DO DIA


Do Blog do Magno Martins

LIDERANÇAS DO JERIMUM E DO ALGODÃO FIZRAM FESTA PARA DECLARAR APOIO A JOÃO DA BANDA


Do Blog do Jornalista Junior Albuquerque



Jorge Gomes do Jerimum declarou que irá votar e pedir votos para João



Cinthia esteve presente e conversou com João, os dois são filiados ao PSDB

No último domingo (29), o pre-candidato a vereador João da Banda, esteve com um grupo de amigos de Pão de Açúcar, visitando a feira de gado da comunidade do Jerimum. Após a visita, João recebeu o apoio de várias lideranças das comuidades do Algodão e do Jerimum. Nomes como o de Jorge Gomes, e Junior do Algodao ja declararam que irão ajudar João na próxima eleição.


Presidente do PSDB de Taquaritinga esteve presente



Ex-prefeito Jânio Arruda esteve ao lado de João da Banda na comunidade do Jerimum



João trabalhou muitos anos nas duas comunidaes, e é muito querido pela população local




Cinthia, Merinha e sua filha
A filha de Jorge Gomes, que não será mais candidata, também afirmou que irá ajudar João.



João da Banda escuta as reevindicações do povo da zona rural




Não é de hoje que João da banda vem nos prestigiando, afirmou um morador da comunidade

Moradores da comunidade do Jerimum estão empolgados com o nome de João.





João com amigos de Pão de Açúcar estiveram na feira de gado do Jewrimum neste domingo



Lideranças do Algodão fecharam apoio a João da Banda

Dr. Aragãozinho ex-prefeito de Santa Cruz esteve prestigiando a feira de gado do Jerimum

DIA DA CONSCIÊNCIA JOVEM

GOSPEL
Milhares de pessoas celebram Dia da Consciência Jovem no Marco Zero

Bruno Campos/Folha de Pernambuco

De acordo com a organização do evento, a estimativa de público foi de 20 mil participantes Foi ao som de axé, forró, reggae, rock, entre outros estilos musicais, que milhares de jovens se encontraram no Marco Zero para celebrar o Dia da Consciência Jovem, neste domingo. No entanto, não foram artistas consagrados e hits conhecidos que deram o ar da graça. As bandas e as letras das músicas faziam alusões a temas religiosos.

O público acompanhou as apresentações do grupo Vou na Fé, vindo da Bahia, e da banda Toque de Fé, ambas com o repertório gospel. Uma peça de teatro da Companhia Impacto ainda foi encenada durante a programação. "É um projeto que tem o objetivo de ressocializar e reintegrar na sociedade os jovens que estão em situação de risco”, explica o pastor e coordenador geral, Júlio César.

De acordo com a organização do evento, a estimativa de público foi de 20 mil participantes, evangélicos da Igreja Universal do Reino de Deus de várias cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os municípios de Caruaru e Garanhuns também estiveram representados.

A data, instaurada por uma lei municipal do Recife, é celebrada sempre no último domingo do mês de abril. O evento é organizado pela Igreja Universal do Reino de Deus e faz parte da Força Jovem Brasil.
 
 

LULA APOSTA EM EDUARDO PARA PRESIDENTE. EM 2018

Lula aposta em Eduardo para presidente. Em 2018
Lula aposta em Campos no Planalto. Em 2018
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Em conversas com aliados, ex-presidente prevê que Dilma concorre à reeleição em 2014, e que, na eleição seguinte, é a vez do governador de Pernambuco; será que faz parte da corte pelo apoio do PSB a Fernando Haddad em São Paulo?

DO SITE BR247
O bastidor foi noticiado pela coluna de Felipe Patury,coluna de Felipe Patury, no site da revista Época. O ano do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, é 2018. Pelo menos para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em suas articulações, o ex-presidente tem dito que a presidente Dilma Rousseff deverá concorrer à reeleição em 2014, mantendo um vice do PMDB – partido do vice-presidente Michel Temer. Em 2018, contudo, o caminho estará aberto para Eduardo Campos, que terá 53 anos e, na avaliação de Lula, maturidade e experiência para disputar o Palácio do Planalto.
A avaliação é lisonjeira para Campos, que vem sendo tratado como presidenciável há algum tempo. E pode ter um horizonte político de interesse mais curto que o 2018. O PT disputa com o PSDB de José Serra o apoio do PSB na eleição municipal da capital paulista. O apoio é fundamental para fortalecer a campanha do petista Fernando Haddad, que ainda não decolou, apesar do apoio explícito do ex-presidente Lula.


É CRÍTICO O ESTADO EX-DEPUTADO RONALDO CUNHA LIMA


 É grave o estado de saúde de Ronaldo Cunha Lima, vítima de câncer de pulmão. Quando governou a Paraíba, nos anos 90, ele ganhou as manchetes da mídia ao disparar três tiros em seu antecessor, Tarcísio Burity.
Prestes a ser julgado no STF, em 2007, renunciou ao mandato de deputado federal, recebendo duras críticas do ministro Joaquim Barbosa, relator do caso. É pai do senador Cássio Cunha Lima.(Ricardo Boechat)
Por Magno Martins

BANCOS TÊM DE BAIXAR OS JUROS

Bancos têm de baixar os juros

Recife, segunda-feira, 30 de abril de 2012

O corte da taxa de juros iniciado pela Caixa Econômica Federal pode ser considerado um divisor de águas. O título de campeão mundial de juros altos parecia incorporado à natureza brasileira. De tão duradouro, deixou de causar perplexidade ou indignação. Passou a ser encarado com a naturalidade do suceder dos dias e das noites, da troca das estações do ano, da mudança das fases da Lua, da chegada da quaresma depois do carnaval.

Sem competição, as instituições financeiras funcionavam como cartel. Concorrência era palavra que não figurava em nenhum verbete de dicionários por elas conhecidos. O valor das tarifas, que poderia servir de diferencial, entrou também na espiral de elevação geométrica. Hoje, esse item cobre as despesas administrativas do setor.

A iniciativa da Caixa obrigou o segmento a mudar o rumo. Os grandes bancos, temendo perder clientes, anunciaram a redução do custo do crédito. Mas, como ensinou o escritor italiano Giuseppe Lampedusa, mudaram para ficar na mesma. Só reduziram as taxas das linhas mais competitivas. O governo, atento ao movimento, forçou o Banco do Brasil a ir além do marketing.

Com a ruptura no bloco monolítico, as instituições privadas, tímidas no passo adiante, terão de baratear as operações com pessoas físicas e jurídicas. Há espaço para quedas menos contidas. O spread bancário – diferença do custo da captação do dinheiro e da remuneração – é o segundo mais alto do mundo – nada menos de 34 pontos percentuais. Só fica atrás dos 70 pontos do Zimbábue, conforme levantamento do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Com exceção da Caixa, as instituições de crédito mantêm os encargos do cheque especial praticamente no mesmo patamar dos cobrados um mês antes do anúncio das quedas – entre 8% e 10%. Vale a comparação: na Caixa, os juros médios dessa linha de crédito passaram de 8,05% em 14 de março para 5,09% em 10 de abril, segundo dados consolidados pelo Banco Central.

Os últimos dias mostraram o quão atentos estão os consumidores. Eles retomaram velho e bom hábito dos tempos de inflação. Pesquisam. Em vez de preços, correm atrás de juros baixos. E não aceitam mais a condição de reféns da extorsão institucionalizada. Está mais fácil do que nunca trocar de banco. Portanto, as instituições que não quiserem perder mercado, que efetivamente baixem os juros. Em tempos de estabilidade econômica, com a inflação apontando para baixo e o Banco Central cortando a taxa básica (Selic), está muito claro quem respeita o cliente. O Brasil mudou. Os bancos também precisam mudar.

OPINIÃO - DIARIO DE PERNAMBUCO

GARANHUNS - VAI TER VIRADA


O PSB não leva em conta pesquisas recentes que apontam alta rejeição de Antônio João Dourado, pré-candidato a prefeito Garanhuns, “importado” de Lajedo. O comando do partido diz que o prefeiturável é ainda muito desconhecido e aposta que os números serão revertidos.

DIARIO DE PERNAMBUCO - POLÍTICA

COISINHA CHATA


Coisinha chata!

Foto- Google Imagem


Eita coisinha chata essa campanha dos candidatos da prévia do PT que vai escolher o candidato do partido a prefeito do Recife!

Os candidatos Maurício Rands e João da Costa são tão fracos, tão desprovidos de carisma, que em alguns momentos parece até que os dois estão disputando a presidência de um grêmio recreativo qualquer pela pobreza dos discursos que andam fazendo.

É verdade que, por enquanto, eles estão disputando apenas os votos dos filiados dos partidos e não dos eleitores, mas todo mundo já sentiu que tanto Maurício Rands quanto João da Costa não têm nenhum proposta decente para o Recife.

Os recifenses, decididamente, não merecem nenhum dos dois como prefeito.

Por Divane Carvalho

PIADA: CACHOEIRA SE DIZ PRESO POLÍTICO


Sabia que o contraventor Carlinhos Cachoeira se define como preso político e ainda por cima acha que é o bode expiatório de toda essa história escabrosa que envolve um bocado de gente grande da política?

Pois é isso mesmo. A mulher dele, Andressa Mendonça, em entrevista ao Jornal do Brasil disse que o marido não é essa pessoa que falam e que o homem que ela conhece faz caridade e doa caminhões de alimentos e brinquedos.

Mas alertou: Cachoeira não descarta prestar um depoimento bombástico à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada no Congresso.


Se não terminar em pizza, como tantas outras, essa CPI promete.

Por Divane Carvalho

FORÇA-TAREFA PARA JULGAR O MENSALÃO




Foto-Divulgação


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem debater na próxima quarta-feira (2) o formato do julgamento do processo do mensalão. Está na pauta da sessão uma questão de ordem proposta pelo relator do caso, Joaquim Barbosa (foto), para que os ministros discutam o assunto.

A ação penal apura a responsabilidade de 38 réus no suposto esquema de compra de apoio político durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para que a ação entre na pauta de julgamentos falta somente a liberação do processo pelo ministro revisor, Ricardo Lewandowski.


Ainda não há data prevista para que Lewandowski termine a revisão, mas ministros já discutem mudanças na rotina do Tribunal para julgar o caso. O risco de prescrição, o número de réus, que terão uma hora cada para se defender, as 600 testemunhas ouvidas e a complexidade dos fatos narrados nos autos vão exigir uma força-tarefa para que o julgamento ocorra antes do período eleitoral.

Considerado o mais complexo caso já analisado pelo Supremo, a ação penal do mensalão deve levar de três a quatro semanas para ser julgada, na avaliação de ministros.

Por Divane Carvalho

DF: VICE ARMAVA PARA DERRUBAR AGNELO

Enviado por Ricardo Noblat -
Política


Brasil 247

A crise política deflagrada pela Operação Monte Carlo pode ganhar contornos incontroláveis no Distrito Federal. Um dos trechos do inquérito vazado pelo 247 aponta que o vice-governador Tadeu Filipelli, do PMDB, conspirava para derrubar o governador Agnelo Queiroz (foto abaixo), do PT. O trecho aparece na página 202, do anexo 7.

Trata-se do resumo de uma conversa entre o espião Idalberto Matias, o Dadá, e o policial Marcelão, que é também dono de uma agência de publicidade no Distrito Federal, a Plá. Nela, ambos comentam que o jornalista Mino Pedrosa, ex-assessor de Carlos Cachoeira, teria um contrato de R$ 100 mil mensais, que seriam pagos por Filipelli.



Foto: Gustavo Miranda / O Globo


Ambos comentam ainda que outro jornalista, chamado Edson Sombra, seria também remunerado pelo vice-governador. Há ainda uma anotação sobre um apartamento que teria sido dado por Cachoeira a Mino Pedrosa em Brasília. Além disso, Mino teria uma cunhada empregada no gabinete de Demóstenes Torres (sem partido/GO).

Nos últimos meses, o governador Agnelo Queiroz recebeu ataques em série. Denúncias, que antes eram publicadas em blogs de jornalistas do DF, como Edson Sombra e Mino Pedrosa, depois eram amplificadas em veículos de grande circulação nacional, como Veja e Época.

Até agora, no entanto, o inquérito tem revelado que o esquema Delta-Cachoeira não conseguiu se infiltrar no governo do Distrito Federal da mesma maneira como dominava o estado de Goiás

Do Blog de Ilimar Franco

OIT DIZ QUE A CRISE ELEVA O RISCO DE PERTURBAÇÃO SOCIAL EM 57 PAÍSES E ENALTECE MODELO DO BRASIL





Às vésperas do dia do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho divulgou seu relatório anual sobre a situação do emprego no mundo. O documento traz uma aferição do risco de perturbação social em 106 países. Compara a conjuntura de 2010 com a de 2011. E conclui que a falta de emprego, potencializada pelo que chama de “armadilha da austeridade”, elevou os riscos em 57 nações.

De acordo com o relatório da OIT (disponível aqui, está em inglês e ocupa 108 folhas), a inquietação social é mais alta na África subsaariana, no Oriente Médio e no norte da África. Mas elevaram-se os riscos de turbulência também na Europa. Registrou-se movimento inverso em países da Ásia e da América Latina. Em nações como o Brasil, onde há recuperação do emprego, o nível de desassossego diminuiu.

O documento anota que os efeitos da crise sobre o mercado de trabalho no ano passado proruziram um cenário “especialmente problemático”. Especialmente quando se leva em conta que o estrago de 2008 ainda não foi totalmente sanado. “Existe um déficit de aproximadamente 50 milhões de empregos em comparação com a situação anterior” à crise financeira global de 2008, anota o texto da OIT.

O ruim tende a tornar-se ainda pior: “É pouco provável que durante os próximos dois anos a economia mundial cresça em ritmo suficiente para reduzir o atual déficit de emprego e oferecer trabalho a mais de 80 milhões de pessoas que se calcula que entrarão no mercado nesse período.”

Do pior, pode-se evoluir para o muito pior: segundo a OIT, o desemprego vive nova fase. “Depois de quatro anos de crise mundial, os desequilíbrios no mercado de trabalho são mais estruturais e, portanto, mais difíceis de resolver.” O relatório sustenta que “certos grupos de pessoas, como os desempregados por muito tempo, correm o risco de ficar excluídos do mercado de trabalho.”

De resto, mesmo entre os empregados, quantidades cada vez maiores de pessoas têm de se contentar com empregos “mais instáveis e precários”. As vagas de tempo parcial e temporárias cresceram em dois terços de mais da metade das economias desenvolvidas. A proporção de emprego informal situa-se acima dos 40% em dois terços dos países emergentes –no Brasil, a taxa é de 45%.

O relatório acomoda a Europa contra um pano de fundo funesto: o desemprego subiu em dois terços dos países europeus. Ao noticiar o documento, na noite passada, o diário britânico ‘The Guardian’ misturou os dados da OIT com o que se passa ao redor: greve na Alemanha, protestos de trabalhadores em 50 cidades da Espanha. E “a OIT informou que a situação em 27 países europeus está ficando mais instável”, escreveu o repórter Phillip Inman.

O relatório informa também que a recuperação do emprego em economias avançadas do planeta como Japão e EUA. Na China, a despeito das altas taxas de crescimento, “os progressos em matéria de emprego foram débeis” se comparados “às necessidades de uma população em idade de trabalhar cada vez mais numerosa e mais bem educada.”

Na opinião da OIT, a deterioração do emprego é um reflexo da “armadilha da austeridade” que aprisiona países desenvolvidos, sobretudo na Europa. Diz o relatório: “A despeito das declarações a favor do emprego nas sucessivas reuniões do G20 e em outros foros globais, a estratégia política mudou suas prioridades, distanciando-se da criação e melhoria dos postos de trabalho.”

Agora, escreve a OIT, a prioridade é “a redução dos déficits fiscais a qualquer custo.” Na Europa, alega-se que o rigor fiscal é “essencial para acalmar os mercados financeiros. Mas mesmo em países que não sofreram os efeitos da crise, essa estratégia está sendo aplicada por razões preventivas.” Algo que, para a OIT, tem levado ao oposto do pretendido.

Entrou-se num círculo vicioso: “a austeridade produziu crescimento econômico mais débil, elevando a volatilidade e piorando o balanço dos bancos”. O que ocasionou “maior contração do crédito, menos investimentos e, em consequência, maiores perdas de empregos.” Mais: com a economia contraída, os governos recolhem menos tributos. E as exigências de austeridade aumentam.

Tudo isso associado a mudanças que flexibilizam as relações trabalhistas, tornando ainda mais precário o emprego e mais baixos os salários. A certa altura, o documento realça que as relações trabalhistas devem ser combinadas com “medidas de proteção social”. Anota que “essa política foi aplicada com êxito [...] em países como Áustria e Brasil.”

O modelo, diz a OIT, vem se espraiando por “muitos países emergentes e em desenvolvimento.” Nações que “adotaram a estratégia de estimular a demanda interna com o objetivo de compensar as fracas perspectivas de exportação para as economias avançadas.” Além da América Latina, o documento cita como adeptos dessa filosofia a Índia, a China e a África do Sul –países que, a exemplo do Brasil, integram o Brics.

O texto da OIT esgrime um discurso parecido com o que Dilma Rousseff tem repisado nos foros internacionais. Mesmo os países que respondem à crise reforçando o seu mercado interno, afirma o relatório, não estão livres dos “fluxos voláteis de capital” –Dilma diria “tsunami monetário”—, que tornam a economia real instável e dificultam a criação de novos empregos.

Para fugir da “armadilha da austeridade”, a OIT sugere a adoção de política assentada em três pilares. Num, crescimento dos salários no mesmo ritmo da produtividade, com reajustes coordenados do salário mínimo. Noutro, abertura de crédito e criação de “um ambiente empresarial mais favorável para as pequenas empresas.”

No terceiro pilar, a promoção do emprego simultaneamente ao cumprimento das metas fiscais. Para os emergentes, diz o texto, “os esforços deveriam concentrar-se no investimento público e na redução da pobreza e das desigualdades de renda, estimulando a demanda agregada.”

Nas economias avançadas, “a prioridade deveria ser os desempregados, especialmente os jovens, a fim de garantir que recebam o apoio adequado para encontrar novos empregos.” Para que isso ocorra, afirma o documento, “é preciso aceitar a ideia de que as políticas que favorecem o emprego têm efeito positivo sobre a economia e que a voz das finanças não deveria guiar as decisões.”
 
Do Blog do Josias

DILMA DEVE ANUNCIAR NOVO MINISTRO DO TRABALHO


Responda depressa: qual é o nome do ministro do Trabalho? Pois é, você e a torcida do Flamengo desconhecem.

Paulo Roberto Pinto, eis a resposta. Ocupa interinamente o cargo desde dezembro. Já lá se vão mais de quatro meses.

Para apagar a impressão de que considera o Trabalho irrelevante, Dilma Rousseff ameaça acionar a caneta nesta segunda (30).

Na véspera do Dia do Trabalhador, a presidente quer acomodar um ministro efetivo na vaga do interino. Diz-se que deve ser o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ).

Dilma baterá o martelo numa reunião com o presidente do PDT federal, Carlos Lupi. Sim, é isso mesmo.

A presidente da limpeza escolherá o substituto da sujeira numa conversa com o resíduo. Haja reciclagem!

O trabalhador brasileiro não conhece as credenciais que fizeram de Brizola Neto a opção preferencial de Dilma. Mas o destino do deputado não lhe é estranho.
 
Do Blog do Josias de Souza

domingo, 29 de abril de 2012

PORQUE HOJE É DOMINGO


A atriz Mel Lisboa, reveleção da série "Presença de Anita" (Foto: Reprodução/Internet)



INGRESSSOS À VENDA PARA TREM DO FORRÓ



Do Blog de João Alberto.

Para quem já não vê a hora de dançar um bom forró na tradicional festividade junina, o Trem do Forró já está disponibilizando para venda os ingressos de sua 22ª edição. O trem fará suas viagens em todos os fins de semana de junho, partindo do Catamarã com destino ao Cabo de Santo Agostinho. Por lá, os convidados desembarcam na Estação do Forró, um pátio estilizado no clima junino com direito a quadrilha e tudo. E na volta, do Cabo ao Catamarã, seguem os mesmos serviços do trajeto de ida: 10 vagões com trio pé-de-serra e bebidas em open bar. Os ingressos estão sendo vendidos na agência Serrambi Turismo, no bairro das Graças.


Crédito: Alexandre Gondim/DP/DA Press

A MENSAGEM DE MADRE TERESA


por João Alberto | Postado em



Uma bela mensagem de Madre Teresa de Calcutá para meditar neste sábado:
O dia mais belo? Hoje
O maior obstáculo? O medo
A raiz de todos os males? O egoísmo
A distração mais bela? O trabalho
A pior derrota? O desalento
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar se
A pessoa mais perigosa? A mentirosa
O caminho mais rápido? O caminho certo
O melhor remédio? O otimismo
As pessoas mais necessárias? Os pais
O mais imprescindível? O lar
O maior mistério? A morte

NOSSA HOMENAGEM AO AMIGO BIU MARCELINO QUE TANTAS VEZES TOCOU PARA ALEGRIA DO POVO DE TAQUARITINGA DO NORTE


ADEUS, BIU MARCELINO



Já não dá mais para ouvir a voz de Biu Marcelino, mas, certamente, o som da sua sanfona de oito baixos ainda ecoará por muito tempo. Nascido no Sítio Bandeira – Brejo da Madre de Deus – Biu dedicou mais de sete décadas de sua vida a sua sanfona de oito baixos. A arte de tocar para divertir a “moçada”.
Nas quadrilhas de rua de Santa Cruz do Capibaribe, ele começou pra valer no ano de 1979, na Quadrilha do MOBRAL, no Concurso de Quadrilhas Juninas. Daí em diante foi sucesso total. Antes disso, ele já era o astro principal do Forró da Ema, na Rua do Alto. Tocou em muitos casamentos, aniversários e eventos diversos por esses sítios da nossa região, alegrando as noites de nossa gente.
Para Santa Cruz do Capibaribe, Biu Marcelino deixa a sua herança musical e um espaço que não será ocupado por ninguém. O som inconfundível do Fole de TIBIU, não será executando por ninguém. Não com aquela puxada que somente ele tinha. Que choremos de saudade, mas, nunca de tristeza. Pois, BIU MARCELINO a muitas gerações. Promoveu a alegria. A festa. A diversão.
Que Deus o receba na sua Graça e o introduza na Filarmônica do CÉU, Mestre BIU MARCELINO.



J. Oliveira
Diretor de Cultura
Santa Cruz do Capibaribe-PE
Por Joseilson Chagas

PEÇA A PEÇA NO RICARDO BRENNAND


por João Alberto | Postado em

Istituto Ricardo Brennand – Foto: IRB/Divulgação

Uma nova edição do projeto Peça a peça acontece hoje, a partir das 15h, no Instituto Ricardo Brennand. Teremos leitura de obra, oficina e apresentação cultural. Hoje, estará em destaque a fonte francesa de ferro, do século 19, que está em frente à pinacoteca daquele completo cultural da Várzea.

CHARGE


Lodo!


- Charge do Humberto, via Jornal do Commercio.

EDUARDO RECEBE TÍTULO DE HONORIS CAUSA PELA UFRPE



(Foto: Andréa Rêgo Barros/SEI)

“Eu nunca imaginei que 26 anos depois eu fosse receber esse título que eu deixei lá atrás, porque optei pela política. Eu escolhi fazer doutorado junto com o povo, com o grande mestre da política Miguel Arraes”. As palavras são do governador Eduardo Campos, que na sexta-feira (27) recebeu o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em reconhecimento ao seu trabalho como Ministro da Ciência e Tecnologia (MCT) do Governo Lula nos anos de 2004 e 2005.

O evento reuniu uma expressiva representação da comunidade acadêmica, além de empresários, políticos, familiares e amigos do homenageado. O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidades que se distinguiram pelo saber, ou pela atuação em prol das artes, das ciências e também do melhor entendimento entre os povos. A homenagem, realizada no Salão Nobre da Universidade, foi presidida pelo reitor da UFRPE, Valmar Corrêa de Andrade. “O senhor investiu na educação e na tecnologia da informação. Nós estaremos sempre do seu lado”, disse o reitor ao governador, antes de entregar-lhe o certificado.

Do blog da Folha de Pernambuco

JARBAS DE DIABINHO A SANTO GRAÇAS AO SEU CAPITAL POLÍTICO

Jarbas converte mais um inimigo: Sílvio Costa
Antes crítico feroz do senador Jarbas Vasconcelos(PMDB-PE), a quem  atacava constantemente e com uma virulência que ninguém ousava repetir no Estado, o deputado federal Sílvio Costa(PTB-PE) se revela agora um moderado em relação ao senador, chegando mesmo a elogiá-lo, como faz na entrevista publicada hoje no Diario de Pernambuco: ‘’Eu não criticava Jarbas. Eu não criticava a pessoa de Jarbas. Eu criticava o governo Jarbas. E eu acho que estava certo, porque, é tanto que o candidato dele que era Mendonça Filho, não se elegeu’’,  justifica Costa. O deputado petebista chega a fazer uma mea-culpa sobre o modo como fustigava Jarbas anteriormente, inclusive da tribuna da Câmara, após se eleger deputado federal, chegando mesmo a despejar suas críticas ao senador logo nos primeiros discursos.
‘’Eu não me arrependo de ter feito oposição ao governo Jarbas. Aliás, você me dá a oportunidade. Tem uma coisa de que me arrependo na vida pública. Eu me arrependo, sinceramente, de ter feito um discurso duro contra o senador Jarbas Vasconcelos na Câmara Federal. Eu não faria isso de novo’’.
Agora constantemente requisitado para entrevistas, após ser indicado membro titular da CPI do Cachoeira, juntamente com Humberto Costa, outro inimigo figadal  do  senador petebista, e o próprio Jarbas, também na CPI, Sílvio Costa faz questão de dizer sempre que Pernambuco está dignamente representado, enaltecendo Jarbas Vasconcelos como uma das reservas morais da política pernambucana.
Por Magno Martins

NA CHINA, EDUARDO E JARBAS LONGE DO ROLO DA PREFEITTURA


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 O governador Eduardo Campos (PSB) vai à China, no próximo dia 12, e o senador Jarbas Vasconcelos faz a mesma viagem no dia 17, informa Marisa Gibson, na sua coluna de hoje, no DP. ''Mas não se encontram. O governador vai atrás de uma montadora de caminhão e o senador, numa missão parlamentar. Uma viagem à China soma quarenta horas de voo contando ida e volta. É um sufoco aéreo. Mas Eduardo está achando ótima essa ausência do Recife. Espera não ouvir nem uma palavra sobre a eleição para prefeito do Recife e o mesmo deve acontecer com Jarbas.''
 
Por Magno Martins
 

NO TÚMEL DO TEMPO

No túnel do tempo


















Eleito vice-governador de Pernambuco na chapa de Miguel Arraes, em 1962, Paulo Pessoa Guerra assumiu o Governo do Estado em 1964, logo após Arraes ter sido deposto pelo regime militar. Durante o seu governo, estimilou a eletrificação rural, a industrialização do Estado e investiu em infraestrutura. Criou a Fundação do Ensino Superior de Pernamuco (atualmente Universidade de Pernambuco) e construiu o Hospital da Restauração.
Após um breve hiato na vida política, Paulo Guerra foi eleito senador, em 1970, chegando a ocupar o posto de vice-líder do governo Ernesto Geisel. Faleceu em 1977, três meses após ter seu madato de senador renovado pela via indireta. A foto é do arquivo pessoal deste blogueiro. Se você tem uma fotografia histórica e quer vê-la publicada no blog, envie para magno@blogdomagno.com.br.
Por Magno Martins

sábado, 28 de abril de 2012

EDUARDO EM COMANDATUBA


por João Alberto | Postado em 28/04/2012


Eduardo Campos/Diário de Pernambuco

Eduardo Campos segue, daqui a pouco para a ilha de Comandatuba, na Bahia, onde participa do fórum empresarial da LIDE que tem como organizador João Dória Júnior. É a terceira vez que o governador pernambucano participa do evento, que reúne importantes líderes políticos e empresariais do país. Ele volta na manhã da segunda-feira e às 16h, no Campo das Princesas instala, ao lado do ministro Fernando Bezerra Coelho, o Comitê Integrado de Combate à Seca.

Do Blog de João Alberto

DORANY ABRIU


Dorany Sampaio nega que seja desafeto dos familiares de Miguel Arraes
Publicado em: 27-04-2012 | Por: Inaldo Sampaio


O presidente regional do PMDB, Dorany Sampaio, negou nesta sexta-feira em mensagem enviada ao Blog que seja “desafeto” de familiares do ex-governador Miguel Arraes como se noticiou.

Ele disse que tem 85 anos de idade e que não é desafeto de ninguém. No entanto, já se ouviu de familiares de Miguel Arraes que o governador Eduardo Campos já se reaproximou de muitos adversários políticos como Roberto Magalhães (DEM), Joaquim Francisco (ex-PFL), Cadoca (PSC), André de Paula (PSD) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), por exemplo, mas não teria interesse em se reaproximar de Dorany.

O motivo seria este: Dorany foi presidente regional do PMDB, diretor do Banco do Nordeste, superintendente da Sudene e procurador do Estado indicado por Miguel Arraes.

No entanto, quando Arraes divergiu de Jarbas, em 1992, por causa da composição da chapa do PMDB à prefeitura do Recife, ele ficou ao lado deste último e não lhe deu trégua um segundo no episódio dos “precatórios”.

JARBAS CEDEU PARA SALVAR A OPOSIÇÃO

Foto do nosso arquivo



Publicado em: 28-04-2012 | Por: Inaldo Sampaio


Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 28 de abri

O senador Jarbas Vasconcelos falou ontem em público,pela primeira vez sobre sua propalada reaproximação com o governador Eduardo Campos após um afastamento que durou 20 anos. Ele disse que, por enquanto, a reaproximação não é política, e sim pessoal. E teve como causa o futuro político de jovens lideranças oposicionistas que estão precisando “respirar” a exemplo dos deputados Mendonça Filho, Augusto Coutinho, Raul Henry, Bruno Araújo e Daniel Coelho, e do ex Raul Jungmann.

Ele não poderia ter sido mais claro do que foi após ter chegado à óbvia conclusão de que estava totalmente isolado em Pernambuco com o tipo de oposição que fazia ao governador, cuja gestão é aprovada por 90% dos pernambucanos. Este isolamento estava levando para o fundo do poço os jovens parlamentares aos quais se referiu, cujas bases interioranas já migraram ou estão migrando celeremente para os partidos da base governista. Assim, teve que fazer concessão no intuito de salvá-los.

E que concessão seria esta? Reaproximar-se do governador, no plano pessoal, considerando o fato de estar com 70 anos e a responsabilidade política que tem em Pernambuco com o futuro daqueles seis parlamentares. Por isso, aconselhando por amigos comuns, entendeu ser chegada a hora de passar a conviver com o governador, civilizadamente, malgrado permanecerem em lados opostos. Mas ele não pretende aderir ao governo nem fez qualquer acordo com o PSB para 2012 nem 2014.

A chapa – Apesar das declarações de Jarbas à Rádio Folha de que não fez nenhum acordo político com Eduardo Campos, já há quem acredite na Frente Popular que o entendimento de 2014 estaria selado: ele apoiaria o governador para presidente e seria apoiado à reeleição.

O desconforto – Quem não vê com bons olhos a reaproximação de Jarbas com Eduardo é Sérgio Guerra (PSDB), rompido com o senador desde as últimas eleições. O tucano reaproximou-se primeiro do governador, a fim de deixar Jarbas no isolamento, mas acabou errando o cálculo.

A chiadeira – Caso o PSB faça acordo com o PMDB em 2014, para apoiar Jarbas à reeleição, haverá chiadeira no próprio partido do governador. Em 2010 Fernando Bezerra Coelho quis ser candidato a senador dizendo que o PSB-PE precisa mandar alguém para o Senado. Mas acabou sendo rifado em nome da aliança do PSB com petebistas (Armando) e petistas (Humberto).

Boa notícia – A reaproximação de Jarbas com Eduardo Campos foi bem recebida por Raul Henry (PMDB), que sempre sonhou com isto. Ele é o mais “eduardista” dos “jarbistas” e recentemente recebeu convite do governador para um jantar em sua casa. O deputado fazia tímida oposição ao governo estadual, mas a partir de agora ficará numa posição de neutralidade.

A ressureição – Avalia-se no entorno de Sérgio Guerra (PSDB) que Jarbas estava “morto e sepultado” na política pernambucana após ter pedido a eleição de 2010 por 3 milhões de votos. Mas o governador Eduardo Campos, “num gesto de magnanimidade”, resolveu “ressuscitá-lo”.

O silêncio – O senador Armando Monteiro acompanha com atenção a “mão estendida” de Eduardo Campos para o senador Jarbas Vasconcelos. Ele já foi aliado de Jarbas e adversário do governador, e sabe que o processo político avança ou recua de acordo com as circunstâncias.

A incógnita – Desde que Eduardo Campos chegou ao Palácio das Princesas recompôs suas relações com Roberto Magalhães, Joaquim Francisco, Gustavo Krause, Cadoca, André de Paula e os familiares do ex-governador Paulo Guerra. Se vier, portanto, afastar-se do senador Armando Monteiro por força do jogo de 2014, será uma grande surpresa para os petebistas.

Saia justa – Depois que Jarbas anunciou publicamente que não quer mais negócio com Sérgio Guerra, seja no plano político ou pessoal, dois políticos que faziam a ponte entre eles irão ficar numa saia justa: a ex-deputada Terezinha Nunes e o deputado Daniel Coelho, ambos do PSDB. A briga é para valer.
 
Por Inaldo Samapaio.

1 BILHÃO PARA AMENIZAR A SECA



Rebeca Silva Especial para o Diario

Recife, sábado, 28 de abril de 2012
Ministério de Integração Nacional liberou financiamento para produtores e empreendedores



Anúncio do recurso foi feito ontem durante reunião da Sudene com governadores dos estados do Nordeste. Imagem: ALUISIO MOREIRA/SEI
Depois da promessa de um plano de combate à seca feita pela presidente Dilma Rousseff, em uma visita a Sergipe, nesta semana, o Ministério de Integração Nacional liberou para produtores e empreendedores dos municípios atingidos pela estiagem um financiamento de R$ 1 bilhão do Fundo Constitucional do Nordeste. O recurso foi anunciado ontem durante uma reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) com governadores de seis estados e os vice de Minas Gerais e Espírito Santo, realizada no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. Até o momento, mais de 500 municípios nordestinos já decretaram Situação de Emergência por conta da maior seca dos últimos 40 anos, atingindo 11 milhões de pessoas.

De acordo com o superintendente da Sudene, Paulo Fontana, o crédito terá duas resoluções, com distinção de taxas de juros para cada setor dos produtores. No caso daqueles envolvidos com a agricultura familiar, o Pronaf B, serão disponibilizados até R$ 2,5 mil com 1% de juros ao ano. Os demais “pronafianos” terão direito a um recurso de R$ 12 mil com juros de 1% anualmente. O prazo para pagamento é de até 10 anos e carência de 3 anos.

Os empreendedores que não fazem parte desse grupo, e nem dos demais agricultores rurais, também terão direito ao recurso. Fontana explica que apesar de não estarem diretamente ligados à terra, eles (comércio, indústria e de serviço) também são prejudicados. “Imagine por exemplo um do comércio ou indústria que vende laranja. Se os produtores não podem produzir laranjas, eles também vão perder com isso”, disse Fontana. Dessa forma poderão tomar até R$ 100 mil a um juro de 3,5% ao ano. O prazo para pagamento aos rurais, especificamente, é de 8 anos com carência de 3. Os demais poderão pagar num período de 5 anos.

O superintendente ressalta que “para os empreendedores terem direito a retirar o crédito precisam estar localizados dentro da região de atuação da Sudene, e o município ter decretado estado de calamidade pública”.

Pernambuco será o primeiro estado do Nordeste a instalar o Comitê Integrado de Combate à Seca. “Outras medidas deveremos implementar junto ao Governo Federal e aos municípios, como acelerar obras para gerar emprego e antecipar a liberação do seguro-safra, para maio, em vez de junho”, disse Eduardo Campos.

Na ocasião, também foram assinados convênios do Programa Água para Todos, que pretende aumentar o acesso à água a mais de 750 mil famílias. Foi aprovado ainda o financiamento dos recursos da Sudene que antes era orçamentário, agilizando assim a liberação das verbas.

DESPACHANTE DE LUXO

          As gravações feitas pela Polícia Federal, na Operação Monte Carlo, das conversas telefônicas entre o senador Demóstenes Torres (GO) e Carlos Cachoeira, revelam que o parlamentar era um faz tudo do contraventor. Elas revelam a intimidade e a parceria de ambos. Mostram ainda que o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) é mais articulado com o contraventor do que admitiu até agora.

Do Blog de Ilimar Franco de O Globo.

LIGAÇÕES PERIGOSAS


Na gravação de dois de março de 2011, Demóstenes diz que tem "um recado de Marconi". Noutra, de 22 de março, Cachoeira fala: "Outra coisa: o Marconi falou procês chamar ele para jantar com o Maguila (?) para olhar aquele negócio". No mesmo dia, noutra conversa, Demóstenes diz: "O Marconi, eu falei com ele sobre aquele assunto e ele disse que prefere só comigo e você, sem o prefeito, e que pode ser amanhã ou depois, ele vai avisar." Em três de maio, Demóstenes: "Nós vamos ter a reunião com o Marconi amanhã. Ele vem aqui. Vamos marcar o jantar ou já toca o pau?". Cachoeira responde: "Não, marca o jantar com ele aí, então'. O jantar teria ocorrrido em cinco de maio e no dia seguinte eles ironizam: "que cachaçada!"

"Parabéns! Que Deus continue te abençoando aí, te dando saúde, sorte. Um grande abraço pra você, viu?” — Marconi Perillo, governador (GO), para o contraventor Carlos Cachoeira, em três de maio de 2011.

Por Ilimar Franco de O Globo.

GAROTINHO EXPÕE FOTOS DE CABRAL COM CAVENDISH




O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) divulgou em seu blog fotos nas quais o governador Sérgio Cabral (PMDB), do Rio, aparece ao lado de Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, empresa investigada no Cachoeiragate. As cenas foram registradas no ano de 2009, em Paris.

Em duas fotos, Cabral e Cavendish parecem simular passos de dança. Numa, o governador agacha-se. Noutra, é o empresário quem se achega ao solo, ao lado de um Cabral às gargalhadas. Dançavam “na boquinha da garrafa”, fustigou Garotinho.

Noutro par de fotos, Cavendish aparece em meio a um grupo de pessoas. Entre elas dois secretários da gestão Cabral: Sérgio Côrtes, da Saúde, e Wilson Carlos, titular da Secretaria de Gorverno. Dançavam com guardanapos amarrados ao redor da cabeça.

Na versão de Garotinho, as fotos foram tiradas no Hotel Ritz, uma das hospedarias mais caras de Paris. Cabral diz coisa diversa. Em nota, a assessoria do governador sustenta que ele foi à capital francesa “em missão oficial”, nos dias 14 e 15 de setembro de 2009.

O texto anota que Cabral “participou do lançamento do ‘Guia Verde Michelin Rio de Janeiro’, na Embaixada do Brasil em Paris”. Participou também “de encontros de trabalho para a então campanha pela Olimpíada de 2016 no Rio.”

De resto, “fez palestra na Câmara de Comércio Brasil-França para investidores franceses” e “recebeu, no dia 14, a condecoração máxima do governo da França: a Légion d’Honneur, no Senado daquele país.”

De acordo com a nota, um “barão francês” organizou uma comemoração para celebrar a comenda recebida por Cabral. Chama-se Gerard de Waldner. É “casado com a brasileira Sílvia Amélia de Waldner”.

Segundo a assessoria, de Cabral, foram ao “Clube Inglês”, a convite do “barão”: o governador, secretários de Estado; empresários brasileiros, portugueses e franceses; e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Mencionam-se na nota os nomes de três empresários –um português, Antonio Pereira Coutinho; e dois franceses, Thierry Peugeot, e Martin Bouygues. O brasileiro Fernando Cavendish não é citado.

Noutra cena parisiense divulgada por Garotinho, o dono da Delta faz pose ladeado por dois secretários de Cabral. À esquerda, Júlio Lopes (Transportes). À direita, Régis Fichtner (Casa Civil). O mesmo Fichtner que, na semana passada, anunciou em entrevista a decisão de Cabral de submeter a uma auditoria os contratos da Delta com o governo do Rio.

Desde o primeiro mandato de Cabral, a Delta firmou com a administração estadual contratos estimados em R$ 1,5 bilhão. A decisão de auditá-los veio nas pegadas das manchetes que acomodaram a empreiteira de Cavendish no epicentro do escândalo Cachoeira.

Inimigo político de Cabral e candidato ao governo do Rio em 2014, Garotinho esforça-se para arrastar Cabral para dentro de um aguaceiro que, por ora, está restrito à região Centro-Oeste, principal área de atuação do pós-bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Cabral e Cavendish são amigos. O país ficou sabendo disso em junho do ano passado, graças a um acidente. Morreram na Bahia, na queda de um helicóptero, a namorada da filho do governador e a mulher do empresário. Dirigiam-se para um resort em Trancoso, onde seria celebrado o aniversário de Cavendish. Cabral e o aniversariante já estavam no resort.

Garotinho alveja Cabral, mas sonega à platéia um dado relevante. Ex-governador, ele ajudou a Delta a expandir seus negócios no Rio. Há nove dias, instado pela reporter Mônica Bergamo a comentar os contratos que obteve na gestão do amigo Cabral, Cavendish declarou:

“Não é justo falarem isso, não é decente. Eu cresci muito mais no governo do Rio antes de ele assumir. Em 2001, 80% da carteira da Delta era do Estado do Rio.
Conheci Sergio Cabral há dez anos, por meio das nossas esposas. Eu admiro ele como governante, amigo, pai, filho, irmão. É um puta sujeito.”

Acrescentou: “No acidente de helicóptero em que morreram as pessoas que eu mais amo, eu estava com ele [Cabral]. Tá bom. Mas não comecei a estar com ele depois de ser governador. Nós éramos a maior empreiteira do Rio antes do governo Cabral, com Cesar Maia e Garotinho. Eu era chamado o rei do Rio. Hoje a maior é a Odebrecht.”

Cavendish será convocado a depor na CPI do Cachoeira, instalada no Congresso na última quarta (25). Garotinho já avisou que estará lá, para inquiri-lo.
Do Blog de Josias de Souza