sábado, 28 de janeiro de 2017

Da coluna de Inaldo Sampaio

Temer quer ouvir a “voz rouca” das ruas

Coluna Fogo Cruzado – 28 de janeiro
Está confirmada para a próxima segunda-feira, dia 30, mais uma viagem do presidente Michel Temer a Pernambuco, desta vez para inaugurar o campus do IFPE em Serra Talhada e visitar em Floresta a obra de transposição do rio São Francisco. Temer, aliás, vem sendo cobrado há muito tempo por aliados governistas para sair do Palácio do Planalto e iniciar uma série de viagens pelo país, se não para inaugurar obras mas, pelo menos, para visitá-las, especialmente as inacabadas. E está inclinado a fazer isto. Ele sabe que chefia um governo de transição e que nesses 23 meses de mandato que ainda lhe restam não terá a mínima condição de iniciar e inaugurar uma grande obra. Sua prioridade é organizar as finanças do país e pelo menos na questão inflacionária o governo está tendo êxito. A inflação do mês de dezembro foi inferior à que previa muitos analistas, dando condições políticas ao presidente para, saindo do Palácio do Planalto, ouvir a “voz rouca” das ruas.
A inflação do mês de dezembro foi inferior à que foi prevista por muitos analistas do mercado financeiro
Mandatos “sub judice”
Não são apenas os prefeitos de Itapissuma (Zé de Irmã Teca) e Orobó (Cléber Chaparral) que estão som seus mandatos “sub judice”. O de Olinda, Professor Lupércio, continua sendo questionado pelo candidato derrotado no 2º turno, Antonio Campos (PSB). E o de Belo Jardim, João Mendonça (PSB), está com um recurso pendente no TSE. Foi diplomado e empossado por decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes.
Adeus – Sobrinho afim do ex-prefeito do Brejo e ex-deputado estadual, José Inácio da Silva, o ministro Bruno Araújo (Cidades) cancelou compromissos ontem (26) no interior de São Paulo para participar do velório/sepultamento do parente. A mãe do ministro, Nazaré, é irmã da esposa do ex-deputado.
Vice – Até ontem, o PMDB tinha 8 candidatos à 1ª vice-presidência da Câmara Federal mas nenhum dele obteve declaração de apoio de Jarbas Vasconcelos, o único pernambucano que integra a bancada.
Largada – Pela quantidade de prefeitos que desejam apoiá-lo em 2018 para a Câmara Federal, o engenheiro e chefe de gabinete de Paulo Câmara, João Campos, deverá sair das urnas com pelo menos 200 mil votos.
Queda – SP fechou 2016 com a menor taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes: 14,47. Pernambuco também vinha em ordem decrescente até 2013, mas o “Pacto pela vida” desandou e estamos com taxa superior a 30.
Lista – Aparecem nas listas da imprensa como cotados para o lugar de Teori Zavascki no STF, embora sem chance, os pernambucanos Heleno Torres (professor da USP), Marcos Nóbrega (professor da UFPE) e Roberto Wanderley Nogueira (o juiz federal mais antigo do Estado de Pernambuco).

 
São João – Fazendo contratações “casadas”, as prefeituras de Caruaru e Campina Grande poderão reduzir os custos do “São João” que é a maior festa dos dois municípios. Se conseguirem também patrocínios “casados”, poderão até ter lucro com a festa, que é vista no Brasil inteiro por milhões de pessoas.
Doutora – Embora rompido com sua vice, Nadegi Queiroz (PSDC), o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), que chegou ao cargo após a quarta tentativa, trata-a com enorme respeito. Reconhece a liderança política dela no município e a importância que teve para sua vitória e só se refere a ela como “Doutora Nadegi”. Já a vice parece não querer mais negócio com o prefeito, tanto que prestou queixa contra ele na Delegacia de Polícia da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário