sábado, 28 de janeiro de 2017

Da coluna de Magno Martins


Postado por Magno Martins


Brasileiro desiste dos Estados Unidos

Houve no ano passado queda de 25,6%, na comparação com 2015, no número de visitantes brasileiros aos Estados Unidos. Dados preliminares da embaixada norte-americana no Brasil revelam que 985,94 mil cidadãos foram para os Estados Unidos, em 2016, contra 1,32 milhão do ano anterior. Os dados estão no site National Travel & Tourism Office.

O presidente norte-americano, Donald Trump, é acusado de medidas protecionistas, que impedem a transferência de cidadãos para o País. Mas pasmem! Louco e com medidas esdrúxulas, especialmente contra os latinos, Trump não tem nenhuma relação com a queda no número de brasileiros que foram para os Estados Unidos.

Na Colômbia, 468,40 mil cidadãos deixaram o país rumo aos Estados Unidos. Ou seja, 2,9% a menos, na comparação com 2015. Até os venezuelanos, mergulhados em uma crise financeira, se transferiram mais para os Estados Unidos, em termos proporcionais: 304,29 mil. Queda de 2,5% em relação a 2015.

De acordo com a embaixada deles, o governo dos Estados Unidos está empenhado em facilitar viagens de negócios, turismo e intercâmbio educacional. “Um grande número de brasileiros e americanos viajam entre os dois países, fortalecendo os laços de amizade entre nós, resultando em grandes benefícios para ambos os países”, afirma.

O brasileiro priorizou o seu País no ano de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, responsável pelo desemprego de 12 milhões. A emigração para o vizinho de continente reduziu após o impeachment. Segundo eles, o Brasil continua entre os 10 principais países que enviam viajantes e turistas para lá.

Oremos, para Trump não cumprir suas medidas alucinógenas e para a economia brasileira sair buraco. O mundo ganha, o Brasil ganha.

Desejo oculto – No caminho da reeleição para presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) esconde desejo oculto: a candidatura à reeleição, em 2018, de Michel Temer. Primeiro na linha sucessória para presidente da República, Maia tornou-se fiel aliado do governo. Genro do ministro Moreira Franco, incentiva, na Câmara, aliados a abraçarem a bandeira da estabilidade do Brasil, que passaria por novo mandato para Temer. Maia acredita que a retomada do crescimento será o melhor cartão de visita, mas Temer nega que pretende disputar a eleição. Será?

Blitzkrieg – Renan Calheiros (PMDB-AL) tenta melindrar o correligionário Raimundo Lira (PMDB-PB). Ambos disputam a liderança da bancada peemedebista, em substituição a Eunício Oliveira (PMDB-CE), virtual presidente do Senado. Na segunda (30), Renan realiza reunião com os senadores do partido na residência oficial do Senado, usando a estrutura pública em benefício próprio. A ideia é pressionar Lira a desistir da disputa. Renan conta com a frágil liderança de Eunício, que apoia o paraibano, mas não consegue encarar Renan Calheiros.

Lado B – Faltando menos de uma semana para sair da presidência do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) procura alternativa para manutenção de influência no mundo político. Caso assuma a liderança do partido, Renan traçou sua meta: fazer uma presidência do Senado paralela, indicando aliados para o Tribunal Regional Federal da 5 Região, com sede em Pernambuco, para relatorias de comissões, para a Mesa Diretora e para o Supremo Tribunal Federal (STF). Renan não pretende dar sossego a Eunício Oliveira.

Lista negra – Francisco de Assis Neto, ex-assessor do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, é o novo integrante da lista de foragidos da Interpol. Ele se junta ao empresário Eike Batista, que teve o nome inserido na lista de difusão na quinta-feira (26). Assis é apontado como operador de Cabral em esquema de ocultação de mais de R$ 340 milhões enviados ao exterior. O pedido de declaração de foragido é da Polícia Federal. Os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) pediram a prisão de Assis e de outras nove pessoas, durante a Operação Eficiência, braço da Lava Jato.

Aliado nanico – Na corrida para a reeleição para presidente da Câmara, na eleição de 2 de fevereiro, Rodrigo Maia (DEM-RJ) vem conquistando aliados assediados pelos adversários, os chamados partidos nanicos. Dono de 7 deputados federais, o PHS declarou apoio à candidatura de Rodrigo Maia. Os parlamentares entendem que Rodrigo Maia conduziu a Câmara com responsabilidade em um período crítico de instabilidade institucional e de acirramento de tensões. A decisão foi comunicada pelo líder da bancada, deputado Diego Garcia (PR).

CURTAS

Família grande – Maior bancada do Senado, o PMDB ganhará dois novos reforços. Elmano Férrer (PTB-PI) e Zeze Perrella (PTB-MG) se filiam ao partido na próxima semana. Elmano é conquista do líder peemedebista, Eunício Oliveira (CE). Perrella se filiará por causa do presidente do Senado, Renan Calheiros.

Passeio caro – O Senado Federal gastou, em 2016, R$ 684,71 mil com “passagens aéreas para missões oficiais fora do Brasil”. Quando em viagem oficial, o senador tem direito a passagens e diárias. As passagens podem ser emitidas pelo Senado ou compradas pelo próprio parlamentar para posterior ressarcimento.

Perguntar não ofende - Pode um morador de rua ser condenado à pena domiciliar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário