quinta-feira, 30 de julho de 2015

Da Coluna de Inaldo Sampaio








Próximo dilema do PSB será Caruaru
Postado  por Inaldo Sampaio



Cúpula estadual do PSB ainda não decidiu com quem ficará o comando do partido na maior cidade do interior de Pernambuco

A cúpula estadual do PSB está renovando aos poucos as direções municipais do partido visando às próximas eleições. Os municípios mais problemáticos já foram resolvidos. Petrolina ficou com o deputado Miguel Coelho, Goiana com o deputado Aloísio Lessa, Gravatá com o deputado Waldemar Borges, Jaboatão com o vice-prefeito Heraldo Selva, Olinda com o advogado Antônio Campos, Cabo com o deputado Lula Cabral, Carpina com o prefeito Carlinhos do Moinho, e assim por diante. A única pendência que resta, com forte potencial explosivo, é Caruaru onde o comando do partido é reivindicado pela deputada Raquel Lyra e a ex-deputada Laura Gomes. Raquel aparentemente leva vantagem por ter sido a deputada mais votada do partido no município, sem contar o fato de ser filha do ex-governador João Lyra Neto. Mas Laura é considerada “histórica” e tem a preferência da maioria da executiva.

Sem adversários

A tática do prefeito Geraldo Júlio de disputar a reeleição quase sem adversários está sendo posta em dúvida por gente do próprio PSB. O prefeito arranjou um mandato de deputado federal para Raul Jungmann a fim de tirar o PPS do seu caminho, deu uma secretaria ao DEM para livrar-se de Priscila Krause e outra ao PSDB para ver se fica livre de Daniel Coelho. Resta ainda no seu caminho o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB), que ele não está sabendo como remover.

Erro – Teve aderência no PSDB a declaração do deputado Augusto Coutinho (SD) de que Daniel Coelho (PSDB) cometeu um “erro político” ao candidatar-se à Câmara Federal em vez de renovar o mandato de deputado estadual. Em Brasília, reconhecem alguns tucanos, Daniel é apenas mais um, enquanto na Alepe poderia estar brilhando e mais perto das bases municipais.

Baixa – O ex-prefeito Toinho do Pará (Santa Cruz do Capibaribe) deixou o grupo político do ex-deputado José Augusto (PTB) e vai apoiar a reeleição do prefeito Édson Vieira (PSDB).

Bomba – Eventual vinda para Pernambuco do “hub” da TAM é a notícia boa de que Paulo Câmara necessita para contrabalançar os 50 mil postos de trabalho fechados no Porto de Suape

Adesão – Paulo Câmara faz questão de ir a Arcoverde para abonar a ficha de filiação ao PSB da prefeita Madalena Brito, que rompeu com o PTB em 2014 a fim de apoiá-lo pra governador.

Contradição – Observação do ex-ministro Gustavo Krause ao participar ontem de um programa de rádio: a crise da democracia representativa não é exclusividade do Brasil. Ela passa por maus momentos no mundo todo. Já os valores da democracia, disse ele, como liberdade de expressão e respeito aos direitos humanos, estão em alta em toda parte.

Viagem – Antônio Moraes, presidente estadual do PSDB, está visitando o interior à caça de reforços para o seu partido. Ele já conseguiu impedir a saída do ex-prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, e vai tentar conquistar o passe do desembargador aposentado Francisco Sampaio (DEM), candidato derrotado à prefeitura de Salgueiro.

Timing – O ex-ministro Ciro Gomes governou o Ceará na hora errada. Inteligente e preparado, seria o diferencial na atual safra de governadores que é marcada, com raríssimas exceções, pelo provincianismo. Nenhum deles está falando para o país. Nem mesmo Alkcmin (SP), Pezão (RJ), Fernando Pimentel (MG), Rui Costa (BA) e Ivo Sartori (RS), que governam estados influentes, estão conseguindo “nacionalizar” o discurso.

Drogas – À frente da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, a vereadora Aline Mariano (PSDB) pretende trazer para o Recife “boas práticas” que observou em outros estados. De Minas pretende copiar o modelo de prevenção e, de Alagoas, o modelo de tratamento dos viciados por meio de comunidades terapêuticas. O precursor dessa prática na “terra dos marechais” foi o ex-deputado Givaldo Carimbão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário