sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Da Coluna de Edmar Lyra

 

Felipe Carreras oficializa intenção de disputar a prefeitura do Recife

Empresário do ramo de entretenimento, Felipe Carreras iniciou sua vida na política na década de 90 no governo Miguel Arraes como oficial de gabinete do então governador. O tempo passou e ele consolidou uma trajetória vitoriosa no segmento privado, mas sempre militou com o PSB ao lado de Eduardo Campos.

Nas eleições de 2012 teve um papel importantíssimo na campanha de Geraldo Julio, então secretário de Eduardo Campos que foi lançado pelo governador para disputar a prefeitura do Recife. Com a vitória de Geraldo, Felipe assumiu a secretaria de Turismo e Lazer, imprimindo um ritmo de trabalho bastante exitoso, que lhe credenciou para tentar um mandato de deputado federal em 2014.

As urnas lhe concederam uma expressiva votação, figurando na quarta colocação em todo o estado, mas chamou atenção a belíssima votação na capital, quando ele passou dos cem mil votos. Desde então ele sempre era visto como sucessor natural de Geraldo Julio, até que decidiu ser secretário de Turismo, Esporte e Lazer do governo de Pernambuco. Assim como na capital, Felipe fez um bom trabalho à frente da pasta, atraindo voos internacionais para Pernambuco e consolidando o estado como um dos principais destinos do país.

Em 2018 precisou se desincompatibilizar do cargo para ser novamente candidato a deputado federal, e as urnas novamente lhe garantiram uma expressiva votação, ficando atrás apenas de João Campos no Recife como o segundo mais votado. Ontem, durante uma entrevista, Felipe oficializou o seu desejo de concorrer pelo PSB a prefeitura do Recife, e evidenciou que a definição do partido não é fatura liquidada. Como Geraldo Julio é um prefeito bem-avaliado e o PSB ganhou as últimas quatro eleições no estado e as últimas duas no Recife, quem for escolhido pelo partido terá boas chances de vitória em 2020 e Felipe acha que chegou a sua hora de liderar este processo.

São Francisco – A Comissão Externa criada pelo Congresso Nacional para acompanhar as investigações relacionadas ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG realizou nesta quinta-feira (21) uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Os parlamentares analisaram o andamento das ações de fiscalização em barragens da União e debateram os riscos de contaminação de outros cursos d’água pelos rejeitos minerais liberados após o desastre. O deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, Lucas Ramos (PSB), participou do encontro.

Suspensão – A deputada estadual Priscila Krause (DEM) solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determine a suspensão de dispensa de licitação do governo de Pernambuco com objetivo de adquirir 972.038 camisas de fardamento escolar. De acordo com a parlamentar, que subiu à tribuna na sessão plenária dessa manhã para anunciar a ação, há evidências de que tanto a solução jurídica adotada – a dispensa da licitação – bem como o valor praticado vão de encontro ao interesse público. O documento apresentado ao órgão de controle aponta indício de sobrepreço de 32%, alcançando um prejuízo de R$ 2,11 milhões.

Desfiliado – O vereador Aerto Luna, que elegeu-se pelo PRP, não concordou com a fusão do partido ao Patriota, após ambos não atingirem a cláusula de barreira em 2018, e decidiu deixar a sigla. Até abril de 2020, quando encerra o prazo de filiação, Aerto deverá oficializar o seu destino.

Mídia – Após a grande repercussão envolvendo o show de Taty Dantas em Camaragibe, o prefeito Demóstenes Meira comemorou a proporção que o caso tomou. Ele estimou que precisaria gastar R$ 3 milhões para divulgar a carreira da sua futura esposa, mas o episódio acabou dando uma grande exposição para a carreira dela, o que lhe fez agradecer a Deus por isso.

RÁPIDAS

Paudalho – O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), comemorou a volta do município para o rol dos polos oficiais do carnaval de Pernambuco. Marcelo pretende fazer novamente um carnaval que seja destaque na Mata Norte em 2019.

Expulsão – Insatisfeito com a postura da bancada do partido na Câmara do Recife, o presidente estadual do PRTB, Edinázio Silva, decidiu ingressar com um processo de expulsão por infidelidade partidária, uma vez que o partido é oposição ao prefeito Geraldo Julio.

Inocente quer saber – Quando o governo de Pernambuco iniciará a discussão sobre a previdência estadual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário