sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Da Coluna de Edmar Lyra





 
O sucessor de Geraldo Julio

Faltando poucos meses para terminar 2017, muita gente já fala não só nas eleições de 2018 que estão batendo a porta, como também em 2020, onde Geraldo Julio apresentará um candidato para a sua sucessão. Apesar de o secretário de Turismo Felipe Carreras ser o principal nome do PSB no Recife para a disputa, as informações de bastidor apontam para que o preferido de Geraldo não é Felipe, mas sim o secretário de Planejamento e Gestão Alexandre Rebelo.

Para viabilizar o nome de Rebelo em 2020, há quem diga que Geraldo já cogita lançá-lo em 2018 para deputado estadual, e teria como prioridade fazer dele o deputado estadual mais votado do Recife. Geraldo sabe que não terá condições de tirar um candidato do seu colete e lançá-lo na véspera da eleição como Eduardo Campos fez com ele em 2012 e por isso a candidatura a deputado estadual de Alexandre Rebelo seria um termômetro para a eleição seguinte.

Há rumores que a relação do prefeito com o secretário Felipe Carreras não é a mesma, sobretudo depois de Geraldo ter convidado Felipe para ser seu secretário e fortalecer seu nome na capital e ele não aceitou trocar a pasta estadual por uma municipal. Administrador de empresas e auditor fiscal, Rebelo tem um perfil muito parecido com Geraldo, o que facilitaria a identificação do eleitorado recifense com um novo nome.

Pessoas ligadas a Geraldo consideram que Daniel Coelho, Priscila Krause e João Paulo saíram inviabilizados de 2016, e nenhum dos três seria competitivo nas eleições de 2020, o que permitiria ao prefeito apostar num nome da sua confiança para sucedê-lo. Não se sabe como seria digerida pela Frente Popular, por Renata Campos, por Felipe Carreras e por Paulo Câmara esta escolha, mas há quem afirme que Geraldo já está pensando no pós-prefeitura e aquele que substituí-lo terá que garantir o apoio necessário para que ele chegue pelo menos a um mandato de deputado federal ou até mesmo tentar a cadeira de Paulo Câmara em 2022.

Transecretário – Nos bastidores do Palácio do Campo das Princesas estão apelidando Antonio Figueira de “transecretário” por ser chefe da assessoria especial mas se sentir no corpo de secretário da Casa Civil. Figueira, segundo um palaciano, não conseguiu desencarnar do corpo de todo poderoso da Casa Civil e segue querendo ter o mesmo poder de outrora.

Medo – Há quem afirme que o ministro da Educação Mendonça Filho não está satisfeito com a possibilidade do ministro de Minas e Energia Fernando Filho se filiar ao Democratas. Mendonça por já ter três derrotas majoritárias no currículo, estaria temendo ser escanteado no partido por Fernando Filho, que tem excelente trânsito com Rodrigo Maia.

IPTU – A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), realiza, a partir da próxima segunda-feira (30), o 1º Feirão de Negócios do IPTU. A ação seguirá até o dia 24 de novembro e vai permitir que contribuintes em dívida com o município negociem seus débitos com o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), o Cadastro Imobiliário Mercantil (CIM) e o Imposto Sobre Serviços (ISS), com descontos de até 90%. O mutirão é a última chance para quem quer ficar em dia com o município, uma vez que no dia 1º de janeiro de 2018 entrará em vigência o novo código tributário.

Reconhecimento – O senador Armando Monteiro (PTB) ressaltou o segundo lugar dos estudantes brasileiros no torneio mundial de educação profissional, o WorldSkills, como mais uma demonstração da excelência do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no ensino profissionalizante. Em discurso no plenário, o petebista disse que o resultado na competição, realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, “mantém o Brasil na elite da educação profissional do mundo”.

RÁPIDAS

Almoço – Apoiadores da candidatura do engenheiro Evandro Alencar para presidente do CREA Pernambuco realizarão um almoço de adesão nesta sexta-feira no restaurante Boi e Brasa, no Pina. Evandro é presidente licenciado do CREA e desponta como favorito para continuar presidindo a instituição no triênio 2018/2020.

Aniversário – Parte expressiva do meio político pernambucano se dividirá entre o aniversário de 5 anos do Blog do Finfa em Afogados da Ingazeira, editado por Junior Finfa, e o aniversário de 3 anos do Blog Ponto de Vista de Wellington Ribeiro, em São José da Coroa Grande. Ambos vêm prestando um importante serviço a comunicação política pernambucana com trabalho sério e de muita qualidade.

Inocente quer saber – Jarbas Vasconcelos, por problemas de saúde, teria desistido de ser candidato a senador em 2018?

Nenhum comentário:

Postar um comentário