sábado, 2 de setembro de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio

Jucá admite FBC para O governo estadual
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

Processo de reaproximação

O senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, dá como certa a filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao partido para ser candidato a governador de Pernambuco no próximo ano. O deputado Jarbas Vasconcelos, principal líder do partido no Estado, já disse que não veta essa filiação. Mas deixou claro, desde logo, que a chance de não apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara “é zero”. Pergunta-se, então: Fernando Bezerra seria candidato ao governo estadual sem o apoio de Jarbas? Provavelmente, não. E tem mais: o senador estaria disposto a concorrer em 2018 sem resolver sua situação na Lava Jato? Improvável também. E, para completar essa série de dúvidas, há outra questão que precisa ser respondida: Fernando Bezerra se filiaria ao PMDB sem ter o controle do partido em Pernambuco? Mais: Romero Jucá destituiria o vice-governador Raul Henry da presidência para entregá-la ao senador? Para concluir, se o ingresso do senador no PMDB for para apoiar a reeleição de Paulo Câmara, para que a troca de partido? Seria, em português claro, trocar seis por meia dúzia.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) está em processo de reaproximação com o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Os dois, quando estavam no Senado, não se relacionavam bem porque Jucá sempre foi muito próximo de José Sarney e Renan Calheiros, que Jarbas detesta. Agora, devido à possível chegada de Fernando Bezerra ao partido, a relação está uma beleza.

Absurdo – Jarbas já deixou claro, à imprensa de Pernambuco, que acha uma “hipótese absurda” a reaproximação do PSB de Pernambuco com o PT. Mas caso isso venha a ocorrer, disse ele, não deixará de apoiar a reeleição de Paulo Câmara por causa disto. “Se o PT quiser vir, que venha”, declarou.

Dissidência – O PT, por vontade própria, não apoiará a reeleição de Paulo Câmara, muito pelo contrário. Mas se isso vier a ocorrer será por imposição de Lula, que gostava muito de Arraes e de Eduardo Campos. Apoiando, o partido sabe que terá um dissidente no Recife: a vereadora Marília Arraes, que não irá com o governador em hipótese nenhuma.

Torcida – Jarbas tem horror a Lula e ao PT, mas sempre teve uma boa relação com o ex-prefeito do Recife, João Paulo. Os dois se tornaram amigos quando um era governador e o outro prefeito. Daí a torcida (oculta) de João Paulo pela reaproximação do PT com o PSB, com Jarbas no “pacote”.

Sem voz – Lula chegou anteontem ao Araripe, para sua última passagem por Pernambuco, praticamente afônico. Falou muito na BA, SE, AL, PB, RN e CE e acabou ficando sem voz. Ele recebeu recomendação médica, desde que teve câncer de laringe, para poupar a voz. Mas é um paciente indisciplinado.

Pancada – Wolney Queiroz (PDT) ainda não assimilou o fato de a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), ter escolhido Guilherme Coelho (PSDB), e não ele, para defender os interesses do município na Câmara Federal. Diz que não se considera responsável pela vitória dela nas últimas eleições, embora tenha contribuído, junto com o pai, José Queiroz, ex-prefeito, para elegê-la.

Cobrança – Líderes de oposição no Sertão Central e no Araripe começam a cobrar uma presença mais efetiva do senador Armando Monteiro (PTB) na região, onde a popularidade do governador Paulo Câmara não está boa.

Troca – Ainda repercute no São Francisco a decisão do ex-prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas (PTB), de trocar de candidato para a Câmara Federal. Ele apoiou Adalberto Cavalcanti (PTB) em 2014, mas no próximo ano irá apoiar o ministro Fernando Filho (PSB).

Preferência – A julgar pela apoteótica recepção que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) preparou anteontem em Campina Grande (PB) para dar as boas vindas ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), o governador Geraldo Alckmin (SP) está sendo “rifado” dentro do partido. Hoje, a maioria dos senadores e deputados federais tucanos deseja Dória como candidato à sucessão do presidente Michel Temer.
Resultado de imagem para Lula
Esquecimento – Lula, em sua passagem pelo cariri cearense na última quarta-feira, recebeu uma homenagem na Câmara Municipal do Crato, terra natal do deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE). Mas cometeu uma falha imperdoável: não visitou em Juazeiro (CE), cidade vizinha, o túmulo do Padre Cícero Romão Batista, um dos “santos” do Nordeste junto com Frei Damião e Irmã Dulce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário