quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Da coluna de Inaldo Sampaio


Morosidade da Justiça favorece o projeto de Lula
Postado por Inaldo Sampaio
Coluna Fogo Cruzado –
A demora para que a Justiça julgue os processos abertos contra o ex-presidente Lula funciona em favor dele

Recentemente, o delegado federal Maurício Grillo declarou à revista “Veja” que a Justiça perdeu o “timing” para decretar a prisão do ex-presidente Lula. Antes, disse ele, os procuradores tinham indícios e provas que poderiam caracterizar, por parte do ex-presidente, tentativa de obstrução da Justiça. Hoje, garante, “os elementos que justificariam um pedido de prisão preventiva não estão tão evidentes”. De fato, a demora para que a Justiça julgue todos os processos em que o ex-presidente é acusado de ocultação de patrimônio e outros crimes tem conspirado em favor dele. Pois isto lhe permite dizer que está sendo investigado há vários anos, com todos os tipos de sigilo quebrados (fiscal, telefônico, bancário), e que nada foi encontrado contra ele. Por isso parte expressiva da população já o vê como candidato a presidente em 2018 para ocupar um vácuo que não foi preenchido até agora por nenhum candidato da oposição.
 
Conselho de amigo
O conselheiro Ranilson Ramos tem orientado prefeitos que o procuram no TCE a reduzir os gastos com a folha de pessoal, sob pena de não conseguirem aplicar 12% da receita em saúde e 25% em Educação. Ele diz que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi “muito generosa” com os prefeitos, permitindo que gastem até 54% da receita com a folha, mas não considera isto “sustentável”. E recomenda a todos que baixem esse percentual.
Vitória – O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR), disse que a escolha dos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra (PSB) para líderes de seus respectivos partidos no Senado foi uma “vitória” de Pernambuco. Ambos, afirmou, têm “envergadura política” para o desempenho dessa função.
Mudança – A partir de hoje, “Fogo Cruzado” sai da página dois da “Folha de Pernambuco” e passa a integrar a Editoria de Política junto com a coluna “Folha Política” de Renata Bezerra de Melo, que está de férias e volta em março.
Federal – O deputado Vinicius Labanca (PSB) e seu pai, Ettore Labanca, ex-prefeito de São Lourenço e atual presidente da ARPE, vão apoiar João Campos à Câmara Federal nas eleições de 2018.
Volta – Vavá Rufino (PTB), novo prefeito de Moreno, diz que o que houve lá nas últimas eleições foi algo inédito na história do município: 20 partidos se juntaram para levá-lo de volta à prefeitura.

Projeto – Por razões óbvias, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) ainda não confirma seu projeto político de médio prazo: eleger o filho caçula à Assembleia Legislativa para substituir Miguel, novo prefeito de Petrolina, reeleger Fernando Filho à Câmara Federal e disputar o governo estadual em 2022.
 
Vitória – A menos que haja uma “zebra”, Rodrigo Maia (DEM-RJ) será reeleito hoje no 1º turno à presidência da Câmara Federal. Ele tem o apoio de 13 partidos cujas bancadas totalizam 359 parlamentares (são necessários 257 votos para ganhar no 1º turno). De Pernambuco, 17 dos 25 deputados estão com ele.
 
Retorno – O Palácio das Princesas não tem mais esperança de levar de volta à base governista o deputado Álvaro Porto (PSD), que se rebelou contra o governo e na prática faz mais oposição que o líder Sílvio Costa Filho (PRB). Porto começará a reviver, hoje, na Assembleia Legislativa, o tempo em que pertencia ao PTB e era vice-líder da bancada da oposição. Quase todos os dias fazia críticas ao governo, especialmente na área de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário