terça-feira, 25 de outubro de 2016

Da coluna de Magno Martins

Postado por Magno Martins

Briga de cachorro grande

Fragilizado na investida que a Polícia Federal fez nas dependências da Polícia Legislativa do Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), comprou briga com o presidente Temer (PMDB) ao se confrontar com o ministro da Justiça. Para Renan, o ministro Alexandre de Moraes, "não tem se comportado como ministro de Estado". Renan disse, ainda, que Moraes está "falando mais do que devia, dando bom dia a cavalo".

Na última sexta (21), a Polícia Federal deflagrou a Operação Métis, na qual foram presos policiais legislativos suspeitos de prestar serviço de contra inteligência para ajudar senadores investigados em operações da PF, como a Lava Jato. Ao avaliar a operação, em um evento em Brasília, o ministro da Justiça disse que as investigações apontam que esses agentes atuaram para obstruir a Justiça, além de, "em tese", extrapolar suas competências.

"É lamentável que isso aconteça num espetáculo inusitado, que nem a ditadura militar o fez, com a participação do ministro [Alexandre de Moraes] do Governo Federal, que não tem se portado como um ministro de Estado. No máximo, tem se portado como ministro circunstancial de governo, chefete de polícia", disse Renan, bastante irritado com as declarações do ministro.

"Eu lamento que o ministro [da Justiça] tenha se portado sempre da mesma forma, falando mais do que devia, dando bom dia a cavalo", completou o senador. Renan acrescentou ainda que, em uma reunião que teve com o presidente da República, Michel Temer, não chegou a sugerir a substituição do ministro porque, disse, não cabe ao presidente do Congresso fazer isso.

AÇÃO NO SUPREMO – Renan anunciou que moverá uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em razão da Operação Métis. Segundo ele, o objetivo dessa ação, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), é definir "claramente" a competência dos poderes. A Operação Métis foi deflagrada pela Polícia Federal após autorização do juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, para quem são "gravíssimos" os indícios contra os policiai que batem o ponto na Policia Legislativa do Senado.

Encomendando a beca – Na reta final para as eleições de segundo turno no próximo domingo, o candidato do PR a prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, passa a administrar um cenário de céu de brigadeiro com a pesquisa do Datamétrica, publicada ontem no Diário de Pernambuco, apontando uma vantagem de oito pontos percentuais. A investida da polícia na casa do candidato do PDT, Manoel Neco, há 10 dias, deve ter sido o estopim para a queda do pedetista.

Amigo da grana – A Polícia Federal concluiu que o apelido "Amigo", que consta numa planilha de pagamentos de propina apreendida com funcionários da Odebrecht, faz referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que afirma o despacho que indiciou o ex-ministro Antonio Palocci Filho, divulgado, ontem, pelos investigadores da Operação Lava Jato. "Há respaldo probatório e coerência investigativa em se considerar que o 'AMIGO' das planilhas faça referência a Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu o delegado Filipe Hille Pace.

Giro pela corte – O prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), está em Brasília, desde ontem, para uma série de audiências com ministros em busca de recursos e parcerias para investimentos em sua gestão, que se instala em janeiro. A primeira agenda será com o ministro das Cidades, Bruno Araújo. Miguel ainda se encontrará com Mendonça Filho (Educação), Helder Barbalho (Integração Nacional), Maurício Quintella (Transportes) e Marx Beltrão (Turismo). A maratona será encerrada com visitas ao Banco Mundial, Caixa Econômica e movimento Brasil Competitivo.

Atração de investimentos – O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou, ontem, num evento no Rio, que o país precisa discutir com maturidade sobre os esforços necessários para atrair investimentos ao Brasil, na área de petróleo e gás. A competição no setor, que é mundial, segundo ele, torna imprescindível o debate sobre a Política de Conteúdo Local. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Michel Temer. "Com tantos problemas que precisam ser enfrentados, com tantas pautas que ainda precisam ser vencidas, com o apoio que seu governo tem e com a sua determinação, nós temos sim ainda um longo caminho a percorrer, mas tenho certeza que o governo brasileiro já deu o primeiro passo", afirmou o ministro.

CURTAS

IDEB PAULISTA– Na tentativa de melhorar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, a Prefeitura do Paulista, em parceria com a Fiat/Jeep e o Instituto de Qualidade no Ensino (IQE), lançou, ontem, o Qualiescola. Paulista é o segundo município da RMR a aderir ao programa, que vai beneficiar 316 profissionais da educação e cerca de seis mil alunos do 3º ao 5º ano da rede municipal.

TURISMO– Bruno Herbert, presidente da Unedestinos e do Recife Convention & Visitors Bureau, tem encontro marcado, hoje, em Brasília, com o ministro do Turismo, Marx Beltrão. Na ocasião, serão tratados assuntos de interesse do turismo nacional, entre eles, a criação de estratégias para atração de novos eventos internacionais. Bruno também deve reforçar as demandas da iniciativa privada local para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco.

Perguntar não ofende: Quem mente: Emílio Odebrecht ou Lula?

Nenhum comentário:

Postar um comentário