sábado, 30 de julho de 2016

Da coluna de Inaldo Sampaio


Temer quer ministros longe dos palanques
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado –

Michel Temer recomendou a seus ministros que não se envolvam diretamente nas eleições municipais. Ele teme que haja racha no amplo espectro político que o apóia, sobretudo em São Paulo que é o mais rico estado do Brasil. Disputam a prefeitura da capital paulista a senadora Marta Suplicy (PMDB), o empresário João Dória (PSDB) e o deputado Celso Russomano (PRB), todos da base governista. É uma situação semelhante à do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que não irá à convenção de Antonio Campos, amanhã, em Olinda, porque outros cinco candidatos a prefeito também pertencem à Frente Popular. Temer tem quatro ministros pernambucanos de partidos diferentes e todos eles estão envolvidos na eleição dos seus candidatos. Bruno Araújo (Cidades) e Mendonça Filho (Educação) priorizam Belo Jardim, Fernando Filho (Minas e Energia), Petrolina, e Raul Jungmann (Defesa), Olinda.

Os quatro ministros pernambucanos já estão envolvidos de alguma forma na eleição dos seus candidatos

Crise artificial

Antonio Campos (PSB) define como “artificial” a rebelião de seis partidos, em Olinda, sob o comando do vereador Arlindo Siqueira (PSL), contra sua candidata a vice, Conceição Santos, Ele já recebeu a garantia de pelo menos quatro (o PSL incluído) de que a aliança está mantida e que quem estiver insatisfeito “deverá procurar outro palanque”. Ou seja, não tem mais nehuma dúvida de que a crise está contornada.

Família – O ex-deputado Carlos Lapa (DEM) não se envolverá este ano na eleição de Carpina, embora seu irmão, Joaquim (PTB), seja candidato a prefeito. Sua mulher, Graça, ex-prefeita de Tracunhaém, também está fora do jogo. Lançou para prefeito a filha, Regina (DEM), que é advogada. A convenção será amanhã.

Confiança – Do deputado Zeca Cavalcanti (PTB) sobre a campanha de sua mulher, Nerianny, à prefeitura de Arcoverde: “Está do jeito que eu gosto, pois eleição só presta dura. Mas nós vamos ganhar”.

Atração – O deputado Ângelo Ferreira (PSB) foi uma atração à parte na convenção do PTB de Tuparetama, que lançou para disputar a prefeitura o ex-prefeito Sávio Torres, ligado a Armando Monteiro.

Desfalque – Roberto Magalhães confirmou presença, hoje, na convenção da deputada Priscila Krause (DEM) à prefeitura do Recife. É um desfalque grande na campanha de Geraldo Júlio (PSB).

Opção – Surgiu uma “3ª via” em Sertânia para disputar a sucessão do prefeito Guga Lins (PSDB). É formada pelo PSOL/PCB. O candidato a prefeito será o fisioterapeuta Júlio César, que terá como vice o engenheiro Gilson Cordeiro. O slogan da campanha é “Nem Guga (Lins) nem Ângelo (PSB)”. A convenção será amanhã.

Otimismo – O deputado Danilo Cabral (PSB) vê com otimismo a campanha de sua candidata a prefeito de Surubim, Ana Célia (PSB), cunhada do ex-senador Antonio Farias. Ele diz que o apoio do ex-prefeito Flávio Nóbrega (ex-PT) “consolidou a vitória dela”. O adversário mais forte é o prefeito Túlio Vieira (PT), que vai à reeleição.

Jaboatão – Dois fatos novos em Jaboatão nas últimas 48 horas: a) O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) não votará no candidato Heraldo Selva (PSB) mas também não se abraçará com Anderson Ferreira (PR), como divulgado ontem. Inclina-se por Manoel Neco (PDT), mas não tomou ainda uma decisão; b) Cleiton Collins (PP) criou coragem a resolveu disputar a prefeitura, “sem dinheiro, mas com a força da fé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário