terça-feira, 14 de junho de 2016

Da coluna de Inaldo Sampaio

Thomas Skidmore


Lossio põe o bloco na rua sem o vice-prefeito
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 14 de junho

O prefeito Júlio Lossio reuniu domingo em Petrolina os integrantes do seu grupo político para apresentar o candidato que irá concorrer à sua sucessão. Trata-se do vereador Ednaldo Lima, que até recentemente era secretário de Habitação. Além dele, outros cinco ex-secretários municipais estavam no páreo, assim como o vice Guilherme Coelho (PSDB) que não participou da reunião. Teria pesado na decisão do prefeito o desempenho do vereador à frente da Secretaria da Habitação: comandou a construção de mais de 9 mil unidades habitacionais no município por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Afora isso, seria uma forma de o prefeito testar sua liderança no município. Pinçou um vereador do PMDB que não tem inserção na classe média, mas apenas na periferia, para medir forças com os três candidatos da oposição cujas campanhas já estão nas ruas: Adalberto Cavalcanti (PTB), Odacy Amorim (PT) e Miguel Coelho (PSB).

Candidato do prefeito Júlio Lossio comandou a construção em Petrolina de mais de 9 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida

Antecessor de Elio Gaspari

Morreu nos States aos 83 anos de idade o “brazilianist” Thomas Skidmore, que contou como nenhum nativo, em linguagem clara e precisão factual, a história política do Brasil entre 1930 e 1964. Seus livros “De Getúlio a Castelo” e “De Castelo a Tancredo” são verdadeiros clássicos, somente superados pelos cinco volumes do jornalista Elio Gaspari sobre a ditadura militar (1964-1984).

Indecisão – Não surgiu ainda em Bezerros um adversário político para o prefeito Severino Otávio (PSB), o “Branquinho”, que permanece indeciso entre disputar ou não a reeleição. Caso ele seja candidato, será praticamente uma nomeação. Do contrário, há pelo menos 10 na fila querendo o seu lugar.

Anúncio – Caso não tenha mudado de ideia, o prefeito Elias Gomes anunciará amanhã o candidato do PSDB à sua sucessão. O ex-presidente estadual do partido, Evandro Avelar, lidera a bolsa de apostas.

A paz – Embora continue rompido com João Paulo, o ex-prefeito João da Costa não pretende criar problema para o ex-aliado dentro do PT. Será candidato a vereador e participará da campanha majoritária.

Risco – Leitura que se faz hoje em Caruaru após o prefeito José Queiroz (PDT) ter definido o vice Jorge Gomes (PSB) como candidato à sucessão. Se ganhar, a vitória terá sido do PSB; se perder, a derrota será do prefeito.

Piso – Após 17 dias de greve para protestar contra o não pagamento do novo piso salarial pelo prefeito Geninho (PSB), os professores de Cortês voltaram ao trabalho. O prefeito diz não ter recursos para bancá-lo e ponto final. A luta, agora, do presidente do Sindicato, Enilson Quintino, é contra o sucateamento da rede.

Boa notícia! – Avalia-se na cúpula do PSB que o melhor candidato para ser enfrentando pelo prefeito Geraldo Júlio num eventual 2º turno é João Paulo (PT), já que os eleitores de Daniel Coelho (PSDB), Priscila Krause (DEM) e Carlos Augusto (PV) não votariam no petista de jeito nenhum. Mas há controvérsias.

Desabafo – Do deputado Manoel Botafogo (PDT) ainda magoado por ter sido atacado por Tadeu Alencar (PSB) na “Agenda 40” de Carpina: “Não vi razão para ser atacado porque nunca ataquei o doutor Tadeu (aliado do prefeito Carlinhos do Moinho, que é adversário de Botafogo), mas deixarei os ataques sem resposta. Com apoio do prefeito, o deputado teve lá 1.700 votos. Eu, com apoio do povo, tive 16 mil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário