quarta-feira, 29 de abril de 2015

Jeep une Dilma, Paulo, Armando e Renata



Publicado  por Marcela Balbino em Notícias


Dilma e Paulo no banco da frente. Ministro vai atrás. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas.

As principais forças políticas do Estado e do País se reuniram nesta terça-feira (28) para inauguração da fábrica da Jeep, em Goiana, na Mata Norte do Estado. O evento organizado pela montadora, que reuniu cerca de 1.300 convidados, uniu a presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Humberto Costa (PT) e boa parte do estafe socialista.

A ex-primeira-dama Renata Campos (PSB) também prestigiou a cerimônia, ao lado dos dois filhos mais velhos. Colocando de lado as diferenças ideológicas e políticas, Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB), rivais durante a campanha para o governo de Pernambuco no ano passado, fizeram discurso convergente.

Os dois pontuaram os desdobramentos na área educacional que a fábrica vai proporcionar, com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia.

“Algumas vozes apresentavam um certo ceticismo em relação ao desenvolvimento industrial no Nordeste. Mas o fato é que, ao longo do tempo, o Nordeste se manteve como uma região que tem dado ao Brasil exemplo de empreendedorismo”, pontuou o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto.

“O centro de pesquisa e desenvolvimento automotivo, que vai ficar sediado em Pernambuco, vai ser uma referência no campo da engenharia automotiva. É uma posição de destaque, de vanguarda”, afirmou o ministro.

Já Paulo Câmara abriu a fala agradecendo à presidente Dilma Rousseff e relembrando o momento em que foi lançada a pedra fundamental para a instalação da montadora, em 2010, no governo Eduardo Campos.

“Lembro do início do anúncio, quando o presidente Lula, junto com o governador Eduardo Campos, anunciaram que a fábrica seria instalada aqui em Pernambuco. A partir daí foi um desdobramento muito grande, muitas pessoas envolvidas, muito planejamento, muita meta. Não é fácil fazer o que nós fizemos. A infraestrutura dada a este local, no meio do canavial.Trouxemos o gás, trouxemos a água, a infraestrutura”, destacou o socialista, que deixou o local acompanhado de Dilma.

Apesar do cenário atual ser pouco favorável, Paulo demonstrou otimismo ao pregar a manutenção das parcerias para atração de novas empresas para o Estado.


Dilma e Paulo lado a lado. Foto: Juca Varela/Fotos Públicas.

Em seu discurso, Dilma destacou os investimentos feitos pelo governo federal na fábrica, cerca de 2/3 do total em empréstimos, e afirmou que o governo é parceiro “incondicional do desenvolvimento do Nordeste e de Pernambuco”.

“Nós, Lula, Eduardo e Paulo fizemos escolhas. E uma delas levou à viabilidade dessa fábrica. Um grande projeto é feito por grandes pessoas. Falo isso sem ignorar as dificuldades e desaceleração que o País passa nesse momento”, disse.


Grupos políticos opostos se reúnem para festejar Jeep. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas.

“O Brasil vai trabalhar para reforçar a indústria automobilística nacional. O País vai continuar trabalhando para criar um ambiente de negócios cada vez mais favorável à indústria brasileira, em geral, e à indústria automobilística. Todas as empresas são muito bem-vindas. Seja para instalar fábricas ou expandir unidades existentes”, afirmou a petista.

Dilma veio a Pernambuco 11 dias depois de o ex-presidente Lula participar de uma “palestra motivacional” na fábrica da Itaipava, em Itapissuma.

Da base governista estavam presentes os senadores Humberto Costa (PT) e Douglas Cintra (PTB), além do deputado federal Silvio Costa (PSC) e a deputada federal Luciana Santos (PCdoB).


A linha de montagem da Jeep preza pela ergonomia. Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem.

FÁBRICA – A implantação da fábrica da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Goiana (Zona da Mata Norte de Pernambuco), inaugura um novo ciclo econômico no município.

Com investimento de R$ 7 bilhões, o Polo Automotivo Jeep é integrado por uma montadora e um parque de 16 empresas fornecedoras.

Atualmente, 4.500 pessoas trabalham no polo e a expectativa é que esse número cresça para 9 mil no pico de operação do complexo industrial.

A fábrica tem capacidade para produzir 250 mil veículos por dia. Do parque industrial moderno, com ares futuristas, poderão sair 45 carros por hora. O primeiro modelo fabricado na montadora é utilitário-esportivo Renegade, que chega às concessionárias custando, em média, R$ 69 mil.

O Parque de Fornecedores (Supplier Park) vai entregar peças e componentes como pneus, painéis, bancos, vidros, suspensão e mecanismos. Essas companhias serão responsáveis por fornecer 40% do conteúdo nacional do carro. Outros 30% virão de empresas de outros Estados e o restante será importado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário