quinta-feira, 30 de abril de 2015

Direto do Facebook de Magno




Magno Martins Fonseca



Já governador de Pernambuco pela terceira vez, eleito no pleito de 1994, Miguel Arraes foi participar de uma reunião de governadores em Belo Horizonte. Escalado para cobrir o encontro, decolei de Brasília e chegando em BH soube que Arraes voltaria de jatinho no mesmo dia fazendo uma escala na capital federal para cumprir uma agenda de audiências.

Minha relação com Arraes era de altos e baixos. Quando o vi, pedi de imediato a carona. Bem-humorado, ele respondeu: “Vou pensar no seu caso. Se você se comportar direito, eu levo”. E deu uma gargalhada gostosa, depois de uma baforada no seu cachimbo, que não costumava largar.


Na coletiva, o ajudante de ordens do governador confirmou a carona. Fiquei extremamente feliz e já pensando em arrancar uma entrevista exclusiva nos 50 minutos de voo de BH até Brasília. Na chegada ao hangar, Arraes começou a reclamar da falta de objetividade dos governadores na reunião.

Quando o jatinho decolou, ele, como de hábito, começou a tomar um uisquezinho para relaxar e aí danou-se a contar estórias. Eu doido para fazer uma entrevista, não me atrevi a atrapalhar a conversa, que tinha apenas como testemunha o ajudante de ordens.

E quanto mais molhava o bico, mais falação contra um personagem: Jarbas Vasconcelos, velho aliado, que flertava com os adversários e, como ele dissera, “estava no caminho da perdição".

Mas o avião era muito barulhento e quanto mais Arraes bebia mais falava para dentro, com uma dicção péssima. Ele ria e eu, mesmo sem entender nada, ria também, para fazer de conta.

Na descida em Brasília, ele me advertiu: “Magno, essa conversa aqui foi toda em off. Cuidado, viu! Ai, vendo que ele estava extremamente bem-humorado, fui bem sincero:

“Mas, doutor Arraes, não se publica nada que não se entende”!
Ele deu uma sonora gargalhada como se tivesse alcançado o seu objetivo.
Arraes era assim: só falava português claro quando tinha algum propósito para atingir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário