domingo, 19 de outubro de 2014

O PSD DE ANDRÉ DE PAULA E KASSAB FOI A LEGENDA QUE OBTEVE O MELHOR DESEMPENHO NAS URNAS

Novos partidos consolidam participação na Câmara
O PSD foi a legenda que obteve o melhor desempenho nas urnas

Beatriz Albuquerque
 
Foto: Reprodução


Entre os novos partidos brasileiros, criados entre 2011 e 2013, o PSD foi a legenda que obteve o melhor desempenho nas urnas. O PSD, Pros e SD disputaram pela primeira vez uma eleição nacional, consolidaram mandatos na Câmara, mas terão menos representantes a partir de 2015. Os “nanicos”, juntos, perderam 23 parlamentares em exercício.

A bancada atual do Pros tem vinte deputados e ficará com apenas onze no próximo ano. Com o segundo pior índice de encolhimento, o SD conseguiu reeleger o deputado federal Paulinho da Força como o décimo mais bem votado de São Paulo, mas reduziu a bancada de 22 para 15 parlamentares. A situação mais confortável é a do PSD, que elegeu a quarta maior bancada da Câmara composta por 37 parlamentares.

Atualmente, o PSD é presidido pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e ocupa o terceiro maior grupo da Câmara com 45 deputados em exercício. Neste ano, além dos 37 parlamentares, o PSD elegeu 75 deputados estaduais, dois senadores e um governador. A prioridade do partido a partir de agora será formar novos quadros capazes de disputar as eleições municipais em 2016.

A Bahia, Santa Catarina e São Paulo foram, respectivamente, os Estados onde a sigla obteve as maiores votações. Porém, no Rio de Janeiro teve o maior número de candidatos eleitos, com seis deputados federais e oito estaduais. O deputado Arolde de Oliveira foi reeleito e representa o Estado pela nona vez consecutiva na Câmara. Com mais de 55 mil votos, Oliveira integra a bancada evangélica do Congresso e pretende continuar defendendo as reformas política e tributária e a revisão do pacto federativo.

Considerando apenas a votação para deputados federais, o Amazonas foi o Estado em que o PSD teve o melhor desempenho em relação às demais legendas, sendo o mais votado, com quase 330 mil votos. Nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia, teve o segundo melhor desempenho. No Mato Grosso e em Sergipe, o partido ficou na terceira colocação. Em outros 15 Estados, ficou entre os 10 maiores partidos.

Em Pernambuco, o partido elegeu o deputado federal André de Paula e os estaduais Joaquim Lira e Rodrigo Novaes. “Assim como os outros partidos, o PSD quer ocupar todos os espaços de poder. A minha retomada como parlamentar possibilitará a inserção nacional necessária”, afirmou o parlamentar. As eleições internas do partido estão programadas para março de 2015. Por isso, os integrantes do PSD reunirão esforços para reorganizar os diretórios municipais.

A sigla está presente em 171 cidades, mas na maioria dos casos os diretórios são administrado por comissões provisórias. Além dos três deputados eleitos no Estado, o PSD estadual possui mandato em 21 prefeituras e têm 208 vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário