segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

COMEÇA O MANDATO TAMPÃO



Começa o mandato tampão

Ao anunciar, hoje, a reforma em seu secretariado, o governador Eduardo Campos (PSB) dá início, na prática, ao mandato tampão do vice-governador João Lyra (PSB), com quem discutiu todos os nomes escolhidos.

A estrela da equipe é o secretário de Infraestrutura, João Bosco, ex-presidente da Chesf. Lyra assume em abril próximo com chances de ser ungido à reeleição pelo governador. Neste caso, o ex-ministro Fernando Bezerra, que aspira também ser o escolhido, ganha a compensação de disputar a vaga de senador.

Ao PMDB, que prioriza a reeleição do senador Jarbas Vasconcelos, o governador deve oferecer a vice de Lyra, com chances de ser entregue ao deputado Raul Henry.

Com a armação deste xadrez, restaria a Jarbas a disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados, com mandato garantido, aliás, o único do PMDB no chapão.

O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, articula nos bastidores o nome de Fernando Bezerra para governador com o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, na vice, a chapa pão com pão (dois nomes do PSB).

Mas o governador tende a optar por uma alternativa que lhe dê menos dor de cabeça, capaz de evitar arranhões e rachas na base governista e na imensa coligação partidária que administra. Seguindo a máxima de Marco Maciel, a de que quem tem prazo não tem pressa, Eduardo vai tocar com a barriga a sua própria sucessão até meados de fevereiro, devendo anunciar o candidato em março, um mês antes de deixar o Governo para percorrer o País na condição de candidato à Presidência da República. 
DO BLOG DE MAGNO MARTINS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário