terça-feira, 10 de setembro de 2013

CÂMARA DE TAQUARITINGA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A VISITA DO BISPO DOM BERNARDINO



Joãozinho Aboiador (foto: Vanessa Roberta)

A sessão solene foi aberta por Nicacio Figueirêdo, que foi responsável pelo cerimonial. A solenidade teve início com a apresentação do poeta, filho de Taquaritinga do Norte, Joãozinho Aboiador que declamou em aboio, duas poesias com mensagens reflexivas tendo como foco a humanidade e a fé. Uma delas, dizia em certo trecho:

"Meu Deus transforme os instantes do mundo viu e impróprio,
Quebre o interesse próprio dos corruptos governantes,
ajudando os semelhantes, plantando a seiva do bem,
ajude a todos também, dividindo o pão da vida,
que a nossa nação sofrida precisa de ajuda e não tem!"

Abençoai os terrenos com amor carinho e paz,
ajude quê quem tem mais divida com quem tem menos,
que o grande olhe os pequenos, mulher respeite o marido
e que o pão seja estendido do ministro ao vagabundo,
que o pão dos filhos do mundo é muito mal dividido!"



Após a abertura da sessão, a vereadora Rogéria Coêlho entregou uma placa em homenagem a visita pastoral do bispo à paroquia de santo Amaro em Taquaritinga do Norte.

Após a fala de Rogéria o vice-prefeito usou a palavra e destacou o carinho que tem pelo Bispo dando as boas vindas. O prefeito Evilásio Araújo deu as boas vindas e disse que a igreja poderia contar com o apoio da administração, o prefeito também entregou uma placa marcando a visita e a presença do Bispo no município.

Em seguida foi a vez do Bispo Dom Bernardino Marchió se pronunciar. O bispo falou que quando decidiu vir para Pernambuco, foi uma decisão acertada, a mais acertada de sua vida, destacou.
Falou que Taquaritinga é um oásis que encanta pelas belezas naturais e disse, no momento, estar muito feliz e satisfeito com o lugar para o qual veio, se referindo a Pernambuco, falou ainda que como bispo, além de Caruaru, tem 19 cidades para cuidar e que é sempre bem acolhido em todas. Agradecendo a acolhida o bispo destacou:


Dom Bernadino Marchió (Foto: Vanessa Roberta)


"Eu havia dito ao Padre Ivemar que viria fazer a visita pastoral e queria um encontro com as autoridades mas uma coisa simples, mas vocês preparam uma coisa soleníssima e eu agradeço e sei que isso já é um costume desse povo acolhedor... Eu sei que tem divergências políticas mas isso é normal, faz parte da convivência social, da convivência democrática. Nós temos que olhar para as necessidades do nosso povo e devemos fazer a nossa parte."

"Nós todos somos servidores do Evangelho, todos nós somos pastores, porque cada um de nós deve fazer um trabalho de pastorear, ou seja de orientar as pessoas. Todos somos rebanho do Senhor, todos devemos olhar para Jesus Cristo."


Ao fim de seu pronunciamento, Dom Dino citou a frase marcante que o papa falou quando chegou no Brasil;
"Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!"


Ainda sobre o Papa, Dom Dino deixou claro que Francisco puxou a orelha dos bispos e falou para eles não terem a postura de Príncipe, enaltecendo a mesma humildade que o Papa vem pregando pelo mundo. A sessão teve um público pequeno formado por secretários e funcionários públicos.

A solenidade foi encerrada com a benção final de Dom Dino, que logo após a benção, brincou:
"Eu era Italiano agora sou Brasileiro."


Foto: Vanessa Roberta

Escrito por Paulo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário