terça-feira, 20 de agosto de 2019

Da coluna de Edmar Lyra


João Campos consolida favoritismo no Recife

Faltando menos de um ano para o processo eleitoral começar, o deputado federal João Campos ganha ares de consolidação da sua pré-candidatura a prefeito do Recife. Politicamente ele reúne as condições, uma vez que é engenheiro e tem demonstrado significativa dedicação ao mandato de deputado federal. Eleitoralmente, a sua votação em 2018 o credenciou para almejar projetos maiores como o de ser o mais jovem prefeito da história do Recife.

Os mais de 460 mil votos em todo o estado e os 70 mil obtidos na capital pernambucana foram imprescindíveis para consolidar a sua pré-candidatura a prefeito do Recife, uma vez que ele já demonstrou ser bom de urna tal como seu bisavô Miguel Arraes e seu pai Eduardo Campos, ambos ex-governadores de Pernambuco.

Pesa a favor de João Campos a exitosa gestão de Geraldo Julio, eleito duas vezes prefeito do Recife e bem-avaliado perante o eleitorado recifense. Em 2020 Geraldo será o principal eleitor do Recife, e sua benção para a disputa dará a João Campos uma significativa competitividade. Para ampliar o favoritismo de João, a oposição segue batendo cabeça com nomes já rejeitados pelas urnas insistindo em novamente tentar eleições majoritárias.

A falta de entendimento da oposição quanto a estratégia e aos nomes a serem apresentados consolida o sentimento de continuidade que poderá prevalecer em 2020, devido à falta de um projeto consistente para a capital pernambucana. O eleitor que já conhece as gestões do PSB no estado e no Recife sinaliza não querer trocar o certo pelo duvidoso no ano que vem, sobretudo porque não enxerga nem unidade nem projeto da oposição.

É óbvio que em eleição tudo pode acontecer, mas o relógio neste momento conta a favor de João Campos e do PSB e é cruelmente contrário à oposição que a cada dia que passa evidencia sua fragilidade política e eleitoral para o duro embate do ano que vem.

Escolha – Apesar da revista Veja ter “cravado” ontem pela manhã a escolha do novo procurador geral da República pelo presidente Bolsonaro (PSL), a informação não se confirmou. Procuradores do Ministério Público Federal se manifestaram, em redes sociais e notas oficiais, pelo respeito à lista tríplice, elaborada em votação da Associação da categoria. Bolsonaro, contudo, dá sinais que não irá obedecer a lista, que não é obrigatória pela Constituição, apesar de seguida por todos os presidentes da República, desde 2003.

Abuso – No Recife, promotores, procuradores, delegados e magistrados convocam manifestação, nesta terça (20), contra o projeto de lei de abuso de autoridade. O ato terá lugar às 14 horas, no Fórum Joana Bezerra. Uma nota técnica do Ministério da Justiça afirma que o projeto poderá “inviabilizar” o trabalho da policia e do Ministério Público. O projeto foi enviado nesta sexta (16), pela Câmara, para Jair Bolsonaro (PSL), a quem caberá a sanção ou veto.

Emprego – Paulista ocupa a 10ª posição entre as 15 cidades da Região Metropolitana do Recife no índice de oferta de emprego. Perdendo para outros municípios do litoral norte como Abreu e Lima, Itapissuma e Igarassu. Além de estar prestes a ser superada pela cidade de Moreno. Anteriormente, Paulista chegou a ser a terceira com mais oportunidades de trabalho. A falta de emprego é o resultado de 15 anos de desmandos políticos da gestão do PSB em Paulista. O Distrito Industrial de Paratibe chegou a ofertar 100 mil vagas, atualmente, são apenas 5 mil pessoas empregadas. Para o pré-candidato Nena Cabral, esta realidade precisa mudar.

Compesa – Pela primeira vez, em 48 anos de história, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é comandada por uma mulher. Manuela Marinho assumiu a gestão da companhia com o desafio de ampliar o abastecimento de água e esgotamento sanitário em Pernambuco, e uma perspectiva de R$ 1 bilhão em investimentos em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário para 2019.

RÁPIDAS

Biometria – O desembargador Agenor Ferreira Lima Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, tem intensificado as ações para ampliar a oferta de biometria aos pernambucanos. A expectativa é que até 2022 haja a universalização do cadastro biométrico. Em Pernambuco são 6,5 milhões de eleitores.

Filiação – Nesta quarta-feira o ativista em defesa dos animais Douglas Brito, participará de uma solenidade de filiação ao histórico Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que acontecerá no gabinete do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira.

Inocente quer saber – Quando Patrícia Domingos admitirá publicamente a sua pré-candidatura a prefeita do Recife?

Nenhum comentário:

Postar um comentário