sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Da Coluna de Edmar Lyra





Jarbas sem ânimo para disputar o Senado em outubro

Aos 75 anos de idade, Jarbas Vasconcelos trilhou uma das mais belas trajetórias políticas de Pernambuco, tendo sido deputado estadual, federal, prefeito do Recife, governador e senador em mais de 40 anos de vida pública. Não é apenas em Pernambuco que ele é respeitado, mas fora dele também, pois foi um crítico ferrenho do PT num momento em que Lula surfava numa popularidade jamais vista.

Em 2010 teve uma coragem da mamar em onça quando enfrentou Eduardo Campos num momento em que ninguém tinha coragem de enfrentá-lo devido a sua elevada aprovação. Jarbas pode ser criticado por uma série de coisas, mas todos reconhecem a sua autenticidade na forma de fazer política e sobretudo sua capacidade de enfrentar coisas que poucos teriam coragem. Essas características fizeram dele um político diferenciado em Pernambuco.

Nas eleições de 2014 em prol da unidade da Frente Popular, decidiu disputar um mandato de deputado federal. Muitos acreditavam que ele se reelegeria mas com poucos votos, porém depois do fatídico acidente que vitimou Eduardo Campos, Jarbas acabou sendo a maior referência de Pernambuco, o que fez dele o terceiro deputado federal mais votado com quase 230 mil votos. Naquele pleito, havia uma expectativa para que Jarbas fosse para a Câmara com o indicativo de voltar ao Senado em 2018, porém muitas coisas ocorreram, e colocaram em xeque a sua participação na majoritária.

Além do impeachment de Dilma Rousseff que modificou a correlação de forças em Pernambuco, teve a dificuldade do governo Paulo Câmara ao longo de três anos, e recentemente a questão do PMDB que tem gastado muita energia de Jarbas, que não é mais nenhuma criança. A pesquisa Múltipla serviu para mostrar que Jarbas está longe de ser um bicho papão na disputa pelo Senado, e que ele dependerá muito do desempenho de Paulo Câmara para poder voltar a representar Pernambuco na Câmara Alta.

Nunca foi do feitio de Jarbas fazer articulações políticas, exceto as suas reuniões na casa do Janga e no Debate, seu escritório político, Jarbas nunca gostou de percorrer o estado, fazer a política miúda que Armando Monteiro e Fernando Bezerra Coelho fazem e Eduardo Campos fazia com maestria. Isso faz dele um nome com recall, mas com pouca capilaridade e diminuto potencial de crescimento numa eventual disputa pelo Senado. Pode até ser que ele mude de ideia, ou até mesmo tenha um pensamento diferente, mas as atitudes de Jarbas têm sido mais no intuito de não disputar do que tentar uma vaga no Senado.

Corrupção – Procurador Regional do MPF, Fábio George Cruz Nóbrega foi eleito nesta quinta-feira (1), por aclamação, coordenador geral do Fórum de Combate à Corrupção de Pernambuco (FOCCO-PE). Ex-conselheiro nacional do Ministério Público em Brasília, Fábio George reassumiu suas funções no MPF de Pernambuco no início de 2018. O FOCCO-PE tem colaborado com várias operações deflagradas em Pernambuco, atingindo políticos e gestores públicos. O coletivo reúne Polícia Federal, Ministério Público de Contas, TCU, além de outras 20 instituições públicas de controle da Administração Pública.

Homenagem – A deputada estadual Roberta Arraes (PSB) apresentou no dia de ontem, na retomada dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, um requerimento para a realização de uma sessão solene em comemoração aos 10 anos de existência do Blog Edmar Lyra. Se aprovado pelo plenário, a sessão ocorrerá no auditório senador Sérgio Guerra no dia 8 de maio. Fica registrado o meu agradecimento a deputada pela proposição e aos demais deputados que apreciarão a proposta.

Solidariedade – A chapa do Solidariedade está sendo montada para eleger quatro deputados estaduais. Além de Alberto Feitosa, que tentará a reeleição, Claudia Cordeiro, primeira-dama de Olinda, é a principal aposta do partido, que deverá apresentar outros nomes. Em 2014 o partido elegeu Professor Lupercio e Beto Accioly.

Visita – O presidente Michel Temer aporta em Pernambuco nesta sexta-feira para a inauguração do eixo norte da Transposição do São Francisco em Cabrobó. Ele será ciceroneado pelo ministro de Minas e Energia Fernando Filho e pelo senador Fernando Bezerra Coelho. Além do presidente, o ministro da Integração Nacional Hélder Barbalho estará no ato. A dúvida recai sobre a presença do governador Paulo Câmara no evento, que até o presente momento não confirmou presença.

RÁPIDAS

Ritmo – Após voltar de pequenas férias no exterior, o governador Paulo Câmara intensificará as ações do governo e suas agendas em todas as regiões do estado. A ordem do Palácio é fazer um governo cada vez mais presente, do litoral ao sertão.

Força-tarefa – Além das andanças pelo estado, cogita-se no Palácio que o governador destinará dois dias na semana para despachar pessoalmente com deputados e prefeitos no Palácio do Campo das Princesas para auscultar as suas demandas. Tem prefeito que quer apenas uma foto junto com o governador para dizer na sua cidade que está trabalhando, e Paulo não só os recepcionará como resolverá suas demandas.

Inocente quer saber – Humberto Costa está prometendo ao PSB uma mercadoria que não tem como entregar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário