Postado por Magno Martins
Paulo acerta em trazer PP e SD
O governador Paulo Câmara está fazendo um movimento político certo ao tentar atrair o PP e o Solidariedade para a Frente Popular. A partir do ingresso dos dois partidos oficialmente no primeiro escalão do seu governo, Câmara praticamente terá sacramentado o apoio dos deputados federais Eduardo da Fonte e Augusto Coutinho, e seus respectivos grupos políticos, à sua reeleição.
Em paralelo, o governador arma a Frente Popular de candidatos competitivos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Entram nessa conta, por exemplo, o Pastor Cleiton Collins (PP) e a esposa do prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), Cláudia Cordeiro (SD). O primeiro tem votação consolidada no segmento evangélico, tendo vencido as três últimas eleições para estadual; a segunda terá a máquina da Prefeitura de Olinda moendo com força a seu favor.
A conta, com o ingresso do PP e SD no primeiro escalão palaciano, fica ainda mais vistosa porque o PMDB deve mesmo seguir para a oposição, com o senador Fernando Bezerra Coelho vencendo a disputa contra o deputado federal Jarbas Vasconcelos e o vice-governador Raul Henry. Com isso, a perda de tempo de TV com a migração do PMDB seria minimizada, sobretudo, por causa do PP.
A única lacuna para selar o casamento com os progressistas é o nome que Eduardo da Fonte indicará para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Infância e Juventude. O deputado tem se reunido bastante com o governador em almoços e jantares. Os dois estão trabalhando um nome ligado a Eduardo da Fonte. Isso porque o próprio governador já se apressou em negar a indicação da vereadora do Recife, Michelle Collins, esposa de Cleiton, que, pelas suas posições conservadoras, tem enfrentado críticas dos movimentos sociais.
IRMÃOS FERREIRA – O próximo alvo do governador deve ser os irmãos Anderson (prefeito de Jaboatão) e André Ferreira (deputado estadual). Com os dois na Frente Popular, Paulo fecharia o cerco contra FBC na Região Metropolitana do Recife. O problema é que a fatura dos Ferreira é muito alta: eles querem uma vaga de candidato a senador para a André. E a ideia não é bem vista na Frente Popular. Os governistas não querem ver os irmãos muito grande ao ponto de se tornarem uma ameaça.
CARPINA – A Prefeitura do Carpina reabriu as portas do Centro de Especialidades Odontológicas Jaime Vicente Pereira Filho (CEO), que estava sem funcionar por falta de estrutura adequada. Após reforma e compra de novos equipamentos, a unidade irá disponibilizar procedimentos em Endodontia, Periodontia, atendimento a portadores de necessidades especiais, Cirurgia Bucomaxilar e outros serviços de saúde bucal. O prefeito Manuel Botafogo vem articulando recursos e ações para o município com a ajuda dos deputados Fernando Monteiro (federal) e Vinícius Labanca (estadual).
MAIS SAÚDE – A deputada Roberta Arraes (PSB), após reunião com o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, anunciou boas notícias para o Araripe. Ela garantiu a conquista de serviços de oftalmologia e cirurgias eletivas nos hospitais, além da chegada de um aparelho de tomografia para o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri.
"EU TENHO MEDO" – Depois de insistir no desembarque do PSDB do Governo Temer, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu com outra nesses dias. FHC disse ter medo de uma eventual vitória de Jair Bolsonaro na eleição de 2018. "Há pessoas da Direita que são perigosas. Um dos candidatos propôs me matar quando eu estava na Presidência. Na época, não prestei atenção. Mas hoje eu tenho medo, porque agora ele tem poder", lembrou o tucano. A "ameaça" aconteceu no ano de 1999, em uma entrevista de Bolsonaro à TV Bandeirantes. Imagina se a moda pega?!
Curtas
CUNHA – A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, está decidida a rejeitar a proposta de delação feita recentemente por Eduardo Cunha. A PGR não acredita no que ele diz e não esquece os ataques feitos pelo ex-deputado ao Ministério Público. O fracasso das tratativas atormenta a defesa do ex-presidente da Câmara. Como os bens dele seguem bloqueados, seus advogados não estão recebendo. A esperança morreria com a negativa de Dodge.
REVOGAÇÃO – Alguém em sã consciência achou mesmo que a Assembleia Legislativa do Rio não revogaria a prisão dos deputados Jorge Picciani (presidente do Poder), Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB, presos pela Polícia Federal após decisão do TRF-2? Acredito que não. No Rio, não adianta mais juiz mandar prender que deputado vai lá e mandar soltar. Ô, cidade maravilhosa para a bandidagem.
BRECHT – Não bastasse o acinte que seus colegas deputados federais do Rio de Janeiro estavam fazendo, o parlamentar fluminense André Lazaroni, também do PMDB, saiu com uma que o fez virar piada nas redes sociais, na sessão que revogou a prisão de Jorge Picciani e companhia. Ao tentar citar uma frase do dramaturgo Bertolt Brecht, André acabou atribuindo a declaração a Bertoldo Brecha, personagem da Escolinha do Professor Raimundo. Resultado: virou meme!
Perguntar não ofende: O ministro Raul Jungmann consegue emplacar uma candidatura a senador pelo Rio de Janeiro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário