sábado, 18 de novembro de 2017

Da coluna de Inaldo Sampaio


Resultado de imagem para paulo camara
O governador Paulo Câmara começou a fazer ajustes na máquina administrativa visando às eleições do próximo ano. É preciso compensar as perdas do PSDB e do DEM, e possivelmente a do PMDB e do PPS, com a agregação de novos partidos à Frente Popular, contemplado também setores que já fazem parte dela mas estão insatisfeitos com os espaços que têm. A primeira mexida, como se lembra, foi na Secretaria de Habitação. Saiu Bruno Lisboa (PMDB), deslocado para Suape, e no seu lugar entrou Kaio Maniçoba, deputado federal pelo PMDB. A ida de Kaio para o governo abriu espaço na Câmara Federal para o 1º suplente Luciano Bivar, cujo partido, PSL, não fez parte da Frente Popular em 2014. Agora, o governador está sendo pressionado para abrir espaços para o PP no primeiro escalão. O partido ocupa cargos de menor expressão, apesar de ter dois deputados federais (Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro) e seis deputados estaduais (Cleiton Collins, Eduíno Brito, Dr. Valdi, Everaldo Cabral, Claudiano Martins e Zé Maurício). Só que os nomes propostos por esse partido são de qualidade técnica inferior aos que se encontram lá, provando que “meritocracia” é algo que foi ficando para trás no atual governo. PP indicou para Fernando de Noronha um nativo da ilha, de qualidade inferior à de Luiz Eduardo Antunes, atual gestor do arquipélago, e a vereadora Michelle Collins para a vaga do advogado Roberto Franca, o nome certo para gerir a pasta certa (Secretaria de Desenvolvimento Social). São os percalços da política.

Congresso de procuradores

Os procuradores de Jaboatão dos Guararapes Luiz Keherle e Daniela Dantas representarão Pernambuco no 14º Congresso Brasileiro dos Procuradores Municipais, de 21 a 24 deste mês, em Curitiba. Na pauta dos pernambucanos, o foco são as melhores técnicas jurídicas de defesa do patrimônio público.

Peregrinação – O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) permanece em peregrinação pelo interior de Pernambuco. Só este ano já visitou aproximadamente 100 municípios. Anteontem esteve em Agrestina com o prefeito Thiago Nunes (PMDB) e ontem na cidade de Floresta com o prefeito Ricardo Ferraz (PRP).

Assessoria – Duflles Pires, ex-vice-prefeito de Paulista nas duas gestões de Yves Ribeiro (PSB), está na assessoria do senador Fernando Bezerra. Durante muitos anos foi uma espécie de “braço direito” do senador (falecido) Sérgio Guerra (PSDB). E conhece o interior como a palma da mão.

A vice – O ministro Mendonça Filho (DEM) ainda não abriu a guarda sobre o seu projeto político para 2018. A reeleição é o projeto mais provável. Mas não está afastada a hipótese de ser vice de Alckmin (PSDB) se o governador de SP se interessar por um vice nordestino. ACM Neto, prefeito de Salvador, seria a primeira opção, mas vai disputar o governo da Bahia.

Palestra – Geraldo Alckmin (SP) estará no Recife na próxima segunda-feira (17) para proferir uma palestra para políticos e empresários pernambucanos. O governador Paulo Câmara foi convidado e estará lá para dar as boas vindas ao colega.

Praga – O nome de Jair Bolsonaro (PSC) propaga-se feito “praga” pelo interior de Pernambuco. Eleitores menos escolarizados o vêem como “salvador da pátria”. Se seus opositores não agirem rápido para tentar desconstruir a sua imagem, talvez fique tarde para fazê-lo.

É o Senado – O ex-ministro Bruno Araújo (PSDB) já deixou claro para seus colegas de oposição. Não será candidato a governador no próximo ano. Disputa majoritária, se for enfrentar, será pelo Senado.

Espaço – Circulam em áreas do PSB que Felipe Carreras poderia disputar mandato de deputado estadual para não atrapalhar João Campos, que é candidato a deputado federal, mas não procede. Há espaço no partido para ambos. Carreras é o candidato do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e Campos dos prefeitos do PSB do interior.

Reação – O Palácio das Princesas não esperava tamanha reação ao nome da vereadora Michelle Collins (PP) para a Secretaria de Desenvolvimento Social no lugar do advogado Roberto Franca. Dizem que, além de “homofóbica”, ela é uma “religiosa fundamentalista”, cujo conservadorismo dispensaria comentários.

Suplência – Eventual nomeação de Michelle Collins (PP) para o secretariado estadual abriria espaço na Câmara Municipal do Recife para o primeiro suplente Wilton Brito (PP), irmão do deputado estadual Eduíno Brito, de grande prestígio em Arcoverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário