sábado, 16 de setembro de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio

Rumos da política de PE dependerá de Baleia Rossi
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

Os rumos da política de Pernambuco em 2018 dependerão em grande parte do parecer do deputado Baleia Rossi (PMDB-SP) sobre o pedido de dissolução da secção peemedebista de Pernambuco apresentado na executiva nacional pelo ex-secretário de governo da prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino, assessor do prefeito Miguel Coelho. Tolentino fez o pedido alegando que o PMDB de Pernambuco estaria estagnado. Tem apenas dois deputados federais (Jarbas Vasconcelos e Kaio Maniçoba), três estaduais (Ricardo Costa, Tony Gel e Gustavo Negromonte) e 17 prefeitos, entre os quais Clebel Cordeiro (Salgueiro) e Altair Júnior (Palmares). Registre-se que Kaio não foi eleito pelo partido e sim pelo PHS e que Gustavo está na Alepe na condição de suplente. Se o parecer de Baleia Rossi for pela dissolução do diretório, o presidente Romero Jucá o colocará em votação e, se porventura for aprovado, uma comissão provisória será designada tendo o senador Fernando Bezerra Coelho como presidente. Se, por outro lado, o parecer for pelo arquivamento, Bezerra Coelho e seus dois filhos, Fernando e Miguel, terão ficado no mato sem cachorro, o que certamente os obrigaria a trocar de partido, pois a convivência com Jarbas Vasconcelos tornou-se impraticável.

Elegância, já

Autor do pedido de dissolução do PMDB-PE, o ex-secretário de governo da prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino (PMDB), tem feito referências ao vice-governador Raul Henry com expressões não compatíveis com um político elegante. Divergir no campo político e uma coisa e atacar o adversário no campo pessoal é outra muito diferente.

Expansão – O deputado Danilo Cabral (PSB) está expandindo seu raio de influência pela região Agreste. Acaba de pôr os pés em Bom Conselho e deverá ter o apoio do prefeito Dannilo Godoy (PSB). Cabral tem apoios sólidos tanto no Agreste Setentrional, a partir de Surubim, sua terra, como no Sertão do Pajeú, a partir de Flores e Carnaíba.

É o homem – Do ex-deputado José Marcos de Lima (PR), que presidiu a Assembleia Legislativa no governo de Jarbas Vasconcelos (PMDB): “Se o ministro Henrique Meirelles for candidato a presidente da República, voto nele”. Meirelles foi convidado para se candidatar pelos deputados federais do seu partido (PSD), entre eles André de Paula (PE), mas não mostra muito entusiasmo pela candidatura.

Posse – Foi muito concorrida ontem (15) em Garanhuns a posse do engenheiro alagoano Carlos Carvalho na Secretaria de Planejamento e Gestão do prefeito Izaías Régis (PTB). O prefeito, que é ligado ao senador Armando Monteiro (PTB), resolveu investir em “sangue novo”. O novo secretário, que já foi do Exército, tem apenas 30 anos de idade.

Fardamento – Inspirado em Eduardo Campos, de quem foi secretário de Agricultura entre 2007 e 2010, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), que foi também deputado estadual, comprou fardamento para cinco mil alunos da rede municipal. É uma forma democrática, disse ele, de todos se comportarem com igualdade no ambiente escolar.

Burrice – Do dono da JBS, Joesley Batista, responsável pela “delação” que ampliou a crise política em nosso país ao “puxar” o presidente Michel Temer para o centro da roda: “Fui mexer com os poderosos e hoje estou aqui (na cadeia)”. Quem manda ser burro e idiota! À frente de um grupo empresarial que faturou em 2016 mais de 370 bilhões de reais, esse matuto poderia estar tranquilo, desfrutando a riqueza e a vida ao lado da bela jornalista Ticiana Villas Boas. Meteu-se em corrupção porque quis e agora verá o que é bom pra tosse.

Seleção – Concurso público está caindo de moda na grande maioria das repartições públicas estaduais e municipais de Pernambuco. A onda agora é “seleção simplificada”. É o que irão fazer as prefeituras de Gravatá, do Cabo e do Recife, dentre muitas outras.

Boato – Circularam versões na Assembleia Legislativa de que o deputado Júlio Cavalcanti (PTB) não seria candidato à reeleição. A notícia é falsa. Ele não só é candidato como está ampliando suas bases na RMR (São Lourenço) e no Sertão do Pajeú (São José do Egito).

Renovação – Pelo andar da carruagem, a taxa de renovação da Assembleia Legislativa no próximo ano deverá ser pequena, pois até a presente data são poucos os novos candidatos a uma cadeira naquela Casa.
Resultado de imagem para Kassab e André de Paula
Imposição – O ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Comunicações), que esteve ontem no Recife, é um dos mais práticos e objetivos auxiliares do presidente Michel Temer. Era deputado federal pelo PFL quando foi “imposto” ao PSDB de São Paulo para ser o vice de José Serra na eleição municipal de 2008. Assumiu a prefeitura em 2010, foi reeleito em 2012, e depois foi ministro de Dilma e de Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário