terça-feira, 22 de agosto de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio



Lula ignora a grave crise da Previdência
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado

Lula disse em SE que se Temer quiser mexer na Previdência, que mexa na aposentadoria dele

Todos os políticos não demagogos do Brasil sabem que a reforma mais urgente que o Congresso precisa fazer é a previdenciária. Mas como se trata de tema supostamente “impopular”, porque vai obrigar as pessoas a trabalharem mais para fazerem jus à aposentadoria, raros são os homens públicos com coragem cívica para empunhar esta bandeira. Dados insuspeitos indicam que se essa reforma não for feita, já, ocorrerá com os inativos da União o mesmo que ocorre hoje com aposentados do Rio: receberão o salário com atraso, e parceladamente. Isso não é obra de ficção, é a verdade dos fatos e se quiserem outros exemplos basta verificar o que houve na Grécia e em Portugal. Dito isto, espera-se que a campanha presidencial de 2018 seja utilizada pelos candidatos responsáveis para falarem a verdade à população: que dos 26 estados, apenas 4 estão com suas previdências superavitárias (RR, RO, AP e TO). A União e os outros 22, juntos, tiveram um déficit de 316 bilhões em 2016, sendo que o de PE foi de 2,8 bilhões. Enquanto isso, o ex-presidente Lula está viajando pelo Nordeste e fazendo graça com o assunto, como fez ontem em Sergipe: “Se Temer quer mexer na Previdência, que mexa na aposentadoria dele!” Assim é demais!

Diplomação confirmada

O TRE rejeitou ontem três recursos contra a diplomação de Eduardo Coutinho (PSB), prefeito eleito de Água Preta. Ele foi prefeito de 2009 a 2012 e, na reeleição, ficou em 2º lugar, perdendo para Armando Souto (PDT). A eleição deste último foi anulada e Coutinho assumiu por alguns meses. Houve eleição suplementar e Souto ganhou de novo. Adversários agora alegaram que a posse de Coutinho em janeiro deste ano caracterizaria 3º mandato consecutivo, mas o TRE, por 6 x 1, indeferiu os recursos. O advogado do prefeito foi Paulo Fernandes Pinto.

Desemprego – Pernambuco tem a maior taxa de desempregados do país (18,8% de sua população economicamente ativa), quando até 2013 a situação era inversa. Isso se deve, em grande parte, à Lava Jato, que parou os investimentos em Suape. Mas os políticos não têm coragem de reconhecer isto para não desagradar ao procurador Deltan Dallagnoll.
Resultado de imagem para Kassab
Senado – Numa conversa com um radialista do Agreste, o ministro Gilberto Kassab (Comunicações), presidente nacional do PSD, admitiu lançar André de Paula (PSD) para concorrer a uma das vagas no Senado.

Consulta – Sílvio Costa (Avante) continua se articulando com petistas para levar o partido para o palanque de Armando Monteiro, virtual candidato a governador pelo PTB em 2018. Mas deveria, primeiramente, perguntar ao senador se tem interesse nesta aliança.

Covardia – Em 1982, quando ainda comemorava sua vitória para o governo estadual, Roberto Magalhães foi aconselhado por “áulicos” a perseguir adversários políticos, mas de pronto rechaçou a proposta. Disse que seria “covardia” utilizar o peso da caneta do governador contra servidores públicos indefesos. Hoje, em pleno século XXI, essa prática ainda é defendida por deputados federais do PSB.

Incêndio – O Governo do Estado decidiu ontem instalar uma unidade do Corpo de Bombeiros em Custódia, no Sertão do Moxotó. Já existe uma em Serra Talhada (a 80 km de distância), outra em Afogados da Ingazeira e uma terceira em Arcoverde. A unidade funcionará na sede do antigo Terminal Rodoviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário