segunda-feira, 24 de julho de 2017

Prefeito de Itamaracá aposta no incremento do turismo na Ilha



Bruno Reis, Paulo Pugliesi e Tato durante visita à Folha de PernambucoFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Seis meses após assumir o comando de Itamaracá, no Litoral Norte, o prefeito Mosart Tato (PSB), além de buscar ajustar as contas do município, começou a desenvolver o potencial turístico da Ilha. Em visita à Folha de Pernambuco, o gestor apresentou um balanço de ações realizadas nesses seis meses à frente do Executivo e afirmou que, agora, a cidade não possui débitos.

"Itamaracá é uma cidade que não tem débito. Todo o débito que tinha com o CTR da programação do lixo, conseguimos zerar. Tinha uma dívida com a Celpe, está solucionada. Itamaracá é, hoje, uma cidade enxuta com o Cauc zerado. De 185 municípios, só 11 estão com o Cauc zerado, e Itamaracá é uma delas", afirmou o prefeito.

Como explicou o gestor, o Cauc (Cadastro Único de Convênios) é uma espécie de Serasa dos municípios. "Se não tiver Cauc zerado, não consigo nenhuma emenda. Tenho uma pessoa só para reparar esse Cauc. Porque se chegar algum empenho errado eu fico com Cauc sujo. Isso impede de pegar empenhos e investimentos. Tudo isso é um esforço grande que a gente fez", afirmou o prefeito.

Além disso, a partir de agosto, deve ter início o programa Ilha Digital, uma parceria com o Ministério da Comunicação, para informatizar a Prefeitura, escolas e postos de saúde, além de incluir pontos de Wi-Fi nos locais de maior concentração da população. Outro programa que deve entrar em vigor a partir de outubro, é a Rota Gastronômica. O objetivo é qualificar, práticas sanitárias, precificação, manuseio, apresentação etc. A iniciativa é uma parceria com o Ministério do Turismo.

Acompanhado do secretário de Turismo, Indústria e Esportes, Bruno Reis, o prefeito entregou um resumo das ações realizadas pelo município no setor. Entre as iniciativas, o cadastramento do comércio informal para o período carnavalesco; incentivo ao turismo religioso; encontro com o Trade Turístico. Este último, realizado no Orange Praia Hotel, onde foram apresentadas propostas e reivindicações.

A gestão procurou também fazer um resgate das tradições carnavalescas e apoiar a realização de espetáculo teatral da Paixão de Cristo. Ainda no setor do Turismo, firmou parceria junto ao Pronatec e Empetur para realização de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional direcionado para o segmento do turismo e eventos.

"A gente está hoje pleiteando um projeto fluvial de embarcações náuticas. Porque Itamaracá hoje é o maior ciclo náutico. Todo tipo de embarcação Itamaracá tem o privilégio. Agora, para isso, precisa uma estrutura para quem está manuseando estes tipos de embarcações. A gente está tentando fazer toda a sinalização náutica. Isso tudo era dinheiro de recurso federal que estava lá e eles não conseguiram tirar porque o Cauc da Prefeitura não estava zerado. Conseguimos zerar em menos de 30 dias", afirmou o prefeito.

Em visita à Folha, o prefeito Mosart Tato foi recebido pelo diretores Executivo e Operacional, Paulo Pugliesi e Américo Góis, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário