sábado, 13 de agosto de 2016

Da Coluna de Inaldo Sampaio

Um jornalista culto, inteligente e irrequieto
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado –

Morreu em Bonito aos 73 anos de idade o jornalista Zadock Castelo Branco, que teve destacada atuação na imprensa pernambucana como repórter político do Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. Foi um dos mais brilhantes e cultos repórteres de sua geração e um dos primeiros a exaltar nas redações, sem medo de “patrulhamento”, a supremacia do liberalismo sobre o estado-empresário e a importância de se ler José Guilherme Merchior e Roberto Campos para entender por que o Brasil é um país subdesenvolvido. Era implacável com os que o acusavam de “direitista” e não fazia concessão aos pouco inteligentes, recomendando-lhes que fossem “estudar”. Como todo ser humano que tem uma inteligência acima da média, tinha também suas paixões e não admitia o contraditório. A primeira delas era o Sport, a segunda Tancredo Neves e a terceira Miguel Arraes, que para ele era o único político do Brasil que não tinha defeito.

As três maiores paixões do jornalista Zadock Castelo Branco era o Sport Clube do Recife, Tancredo Neves e Miguel Arraes

O Dnocs sob novo comando

Michel Temer tem feito nomeações regularmente de pessoas indicadas por deputados e senadores de sua base para cargos no governo federal, mas dá pouca publicidade a esses atos para não ser chamado de “fisiologista”. Um dos nomeados por ele foi o engenheiro cearense Ângelo José de Negreiros para a direção regional do Dnocs, indicado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Pesquisa – Não são apenas candidatos e partidos que estão sofrendo com a falta de dinheiro para fazer suas campanhas. As empresas de pesquisa também sofrem. Entre janeiro e julho de 2015 foram registradas no TSE 1.816 pesquisas e no mesmo período deste ano 1.208. Ou seja, uma diminuição de 33,5%.

Medalha – A delegada Gleide Ângelo vai receber no próximo dia 24 na Câmara Municipal do Recife a medalha do mérito José Mariano por proposição da vereadora Michelle Collins (PP).

Pausa – O ex-deputado Hélio Urquisa (PMDB) afastou-se temporariamente dos seus afazeres em Bom Conselho para coordenar a campanha da filha, Izabel (PSDB), à prefeitura de Olinda.

Ética – Priscila Krause (DEM) está discutindo com seus marqueteiros como inserir o ex-governador Roberto Magalhães em sua campanha eleitoral para reforçar seu discurso pela ética.

Timaço – Há uma sincera torcida na Câmara do Recife pela reeleição das vereadoras Marília Arraes (PT), Isabella de Roldão (PDT) e Aline Mariano (PSDB) e um desejo explícito de setores de classe média que esse time feminino seja reforçado com a eleição de Noélia Brito (PMN) e Terezinha Nunes (PSDB).

Desafeto – Sílvio Costa (PTdoB) arranjou mais um desafeto na Câmara Federal: o vice-líder do PSB Tadeu Alencar. Os dois trocaram elogios nos estúdios da Rádio CBN antes de participar de um debate sobre a política local e nacional. Mas depois elevaram o tom de voz e deixaram o local sem se cumprimentar.

Desafio – Pelas contas da crônica policial, já passa de mil o número de assaltos a ônibus ocorridos em Pernambuco somente este ano, a maioria deles na área metropolitana. Esse é o retrato do fracasso do programa “Pacto pela Vida”, que só voltará a ter a eficácia que teve no governo Eduardo Campos (hoje faz dois anos de sua morte) se as Polícias Civil e Militar forem equipadas e motivadas para o combate à criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário