sexta-feira, 24 de junho de 2016

Da coluna de Inaldo Sampaio


Eleição de Patriota é prioridade do PSB


Projeto do PSB é eleger 50 prefeitos
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 24 de junho

Partido do governador Paulo Câmara, o PSB está mobilizado para tentar eleger 50 prefeitos nas eleições de outubro próximo. É o exército mínimo de o governador vai necessitar para concorrer à reeleição em 2018 sem risco de insucesso. Os municípios que o partido tem na conta de estratégicos são Recife (Geraldo Júlio), Jaboatão (?), Olinda (Antonio Campos), Paulista (Júnior Matuto), São Lourenço (Gino Albanez), Cabo (Lula Cabral), Igarassu (Yves Ribeiro), Caruaru (Jorge Gomes), Vitória (Aglailson Júnior), Gravatá (João Paulo), Bezerros (Severino Otávio), Surubim (Ana Célia Farias), Limoeiro (João Luiz), Carpina (Carlinhos do Moinho), Pesqueira (Evandro Chacon), Arcoverde (Madalena Brito), Palmares (João Bezerra), Afogados da Ingazeira (José Patriota), Ouricuri (César de Preto), Timbaúba (João Rodrigues), Salgueiro (Marcelo Sá) e Araripina (?). Se vencer na maioria deles, a vitória já estará de bom tamanho.

O PSB pretende conquistar as prefeituras das grandes cidades para dar suporte à reeleição do governador Paulo Câmara

No centro da crise

Pernambuco foi arrastado para o centro da crise após a deflagração da “Operação Turbulência”, a divulgação do vídeo em que o então senador Sérgio Guerra (PSDB) se compromete a esvaziar a CPI da Petrobras (2009) e a denúncia feita ao STF pelo Ministério Público contra o deputado Eduardo da Fonte (PP). Para sorte de todos, esse filme envelheceu em 24h. A bola da vez, agora, é o ex-ministro Paulo Bernardo (PT).

Pressão – Ângelo Ferreira cedeu às pressões do PSB e será mesmo candidato à prefeitura de Sertânia. Pôs na cabeça que se o candidato não for ele, o prefeito Guga Lins (PSDB) será reeleito. Se perder, permanecerá com sua cadeira na Assembleia Legislativa. E, se ganhar, vai pegar um município ingovernável.

Cálculo – O prefeito Júlio Lossio (PMDB) está convencido de que poderá eleger o sucessor em Petrolina (o vereador Ednaldo Lima) com 35% dos votos válidos porque a oposição concorrerá com três candidatos.

Fantasma – Surgiu um ator político em Surubim com potencial para embaralhar a luta entre o prefeito Túlio Vieira (PT) e Ana Célia Farias (PSB): o deputado estadual Dr. Valdi (PP), que também será candidato.

Convite – O médico e ex-prefeito de Iguaracy, Pedro Alves (PSB), aceitou convite de Paulo Câmara para disputar novamente a prefeitura nas próximas eleições por ser o único nome capaz de unir as oposições.

Resgate – Raul Henry (PMDB) fez questão de ir a Palmares no último final de semana para assistir ao pré-lançamento da candidatura do empresário Altair Júnior (PMDB) à sucessão do prefeito João Bezerra (PSB), que passa por uma grave crise de impopularidade. O município já foi fortemente peemedebista.

Vontade – O que falta em João Paulo (PT), no Recife, sobra em Teresa Leitão (PT), em Olinda: vontade de disputar a prefeitura. João não moveu uma palha para ser candidato, mas foi empurrado para a disputa por Lula e Rui Falcão. Já Teresa só não foi candidata em 2012 porque o partido não deixou.

Rasteira – Pedro Mendes (PSB), vice-prefeito de Ipojuca e aliado histórico de Eduardo Campos, ainda não assimilou a rasteira que o partido lhe deu, impedindo-o de concorrer à reeleição para ceder a vaga ao deputado Pedro Serafim Neto (PDT). A nova “tarefa” que o PSB lhe deu foi coordenar a campanha do advogado Antonio Campos à prefeitura de Olinda. Que ele só aceitou em respeito à memória do ex-governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário