segunda-feira, 4 de abril de 2016

Zé do Carmo se filia ao PRB e aumenta lista de boleiros nas eleições




Ex-jogador ingressou no PRB neste fim de semana (Foto: Divulgação)

Por Alex Ribeiro
Do Blog da Folha

Por conta da popularidade nos gramados, jogadores e ex-atletas que atuaram nos três grandes times de futebol da capital pernambucana – Sport, Santa Cruz e Náutico -, são a bola da vez na política do Recife. Carlinhos Bala, Kuki, Magrão e Zé do Carmo estão, por enquanto, entre os nomes escolhidos alguns partidos para serem os puxadores de votos para a eleição à Câmara Municipal.

Ontem, o presidente estadual do PRB, deputado Silvio Costa Filho, abonou a filiação do ex-jogador de futebol Zé do Carmo, que teve passagem por clubes como Santa Cruz, Vasco da Gama e pela Seleção Brasileira, além de ter atuado com comentarista de futebol e assistente técnico. Ele concorrerá a uma das vagas na Casa José Mariano. O partido deverá ter 60 pré-candidatos na chapa.

Ainda no último fim de semana o goleiro do Sport, Magrão, e o ex-atacante do Náutico, Kuki, foram anunciados pelo PSB como possíveis postulantes ao Legislativo Municipal.


Ex-jogador Kuki ao lado do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes (Foto: Divulgação)

O jogador rubro-negro já estava filiado no Partido Socialista Brasileiro desde a última eleição, em 2013. Já a ponte entre Kuki e o PSB foi feita pelo ex-presidente do Náutico e secretário de Relações Institucionais, André Campos, que mantém uma relação amistosa com o ex-atleta desde os tempos em que comandou o tradicional clube da Rosa e Silva. A legenda deve se coligar com o PMDB na eleição proporcional.

Já o jogador Carlinhos Bala, que teve passagens pelo Sport, Náutico e Santa Cruz se filiou ao PSL, neste sábado (2), e também disputará uma vaga na Câmara Municipal.


Deputado Beto Accioly ajudou na filiação de Carlinhos Bala ao PSL (Foto: Divulgação)

“Entro na política com a mesma motivação que sempre entrei em campo. Os recifenses conhecem a minha história de amor pela cidade que nasci. Chegou a hora de eu retribuir todo o carinho e respeito que conquistei no futebol com uma nova forma de fazer política”, disse Carlinhos Bala.

Para o cientista político da Faculdade Damas, Elton Gomes, a estratégia de utilizar personalidades, como jogadores de futebol, é comum no sistema político brasileiro. “Mesmo quando não tem força para vencer uma eleição são importantes para puxar votos para a coalizão”, disse.

“Se você pensa nas qualidades para exercer a representação é uma coisa sofrível, todos sabem que o sujeito que teve uma trajetória atlética não se preparou – salve raríssimas exceções – para exercer um cargo público, mas, do ponto de vista do jogo político-eleitoral, faz todo sentido”, completou Gomes.

Com informações de Marcelo Montanini, da Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário