sábado, 23 de abril de 2016

Da coluna de Inaldo sampaio


Elias Gomes deflagra o processo em Jaboatão
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado –

PSB e PSDB deverão ter candidatos próprios às prefeituras do Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes

O prefeito Elias Gomes concluiu que deveria iniciar ainda mês o processo de consulta aos partidos para a escolha do candidato que concorrerá a sua sucessão. Ele aceitou o convite dos pré-candidatos Evandro Avelar (PSDB), Conceição Nascimento (PSDB) e Mirtes Cordeiro (PPS) para coordenar o processo, cabendo-lhe procurar partidos, propor alianças, conversar com os vereadores sobre o potencial de cada um dos nomes, celebrar acordos políticos com vistas às próximas eleições, etc. Ele não pode errar neste processo, sob pena de comprometer sua (legítima) postulação ao Senado nas eleições de 2018. Não se descarta um acordo com o PSB, mesmo após o lançamento da candidatura do deputado Daniel Coelho à prefeitura do Recife, porém essa hipótese ficou mais difícil. O provável é que cada qual tenha o seu próprio candidato no Recife, Olinda, Cabo e Jaboatão a fim de adubar o terreno visando à eleição de governador.

Desconforto – Membro da bancada “utópica” do Congresso, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) admitiu publicamente o seu “desconforto” por ter-se juntado à “escória” da Câmara Federal para apoiar o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. O senador já se decepcionou com o PT e o PDT, e sua próxima decepção poderá ser o PPS, hoje aliado do DEM/PSDB.

Rampa – Sílvio Costa (PTdoB) disse no Recife que pretende “descer a rampa” do Planalto em companhia de Dilma logo que o Senado decretar o afastamento dela por 180 dias. O curioso é que o deputado pernambucano nunca foi petista, muito pelo contrário, sempre teve horror ao partido. Hoje, mata a morre pela presidente.

Partido – Para quem acha que no Brasil há partidos políticos em excesso, há um novo aguardando deferimento no TSE: Partido Republicano Cristão Brasileiro (PRCB). O presidente
Fábio Bernardino é pernambucano.

Divisão – As famílias “Coutinho” e “Magalhães”, que se juntaram em Palmares em 2012 após anos de briga para levar o professor João Bezerra (PSB) à prefeitura, vão se dividir agora em 2016. Cada qual terá o seu palanque.

Golpe – A CUT fará ato em todas as capitais dia 1º de maio próximo para protestar contra o “golpe parlamentar” de que Dilma Rousseff estaria sendo vítima. Já a Força Sindical fará o mesmo, mas para apoiar o “golpe”.

Terceira via – Nenhuma das duas principais forças políticas de Nazaré da Mata pretende endossar a candidatura do ex-deputado Gustavo Negromonte (PMDB) à sucessão municipal. O prefeito Nado Coutinho (PTB) terá o seu próprio candidato e o ex-prefeito Inácio Manoel (PSDB), o “Nino”, pretende lançar-se pela oposição.

Perda – Com a provável saída de Dilma da Presidência da República, o Brasil perderá dois ótimos ministros: Kátia Abreu (Agricultura) e Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Goste-se ou não de ambos, são pessoas certas nos lugares certos e representativas da Agricultura e da Indústria, respectivamente.

Campeão – Com a saída do deputado Pastor Eurico do PSB, o parlamentar mais votado do partido, no país, para a Câmara Federal, passa a ser Felipe Carreras, secretário de turismo do governador Paulo Câmara: 187.348 votos. A votação surpreendeu o próprio Carreras, que nunca havia disputado uma eleição. Foi o preferencial do prefeito Geraldo Júlio, no Recife, batendo até mesmo Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário