quinta-feira, 31 de março de 2016

Da Coluna de Inaldo Sampaio


Humberto e Sílvio no “QG” de Dilma
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 31 de março

O senador Humberto Costa e o deputado Sílvio Costa integram o núcleo governista que dá assessoria a Dilma Rousseff

Mal terminou a reunião do PMDB que decidiu pelo afastamento do partido do governo Dilma, o Palácio do Planalto iniciou uma ofensiva para tentar recompor sua base política de sustentação. Dois parlamentares pernambucanos integram o “estado-maior” da esquadra governista: o senador Humberto Costa e o deputado Sílvio Costa. O senador é um dos encarregados de negociar cargos no governo com os partidos que, em tese, poderão dar os votos necessários à derrota do impeachment: PP, PR, PSD, PRB, PTN, PHS, PROS, etc. E o deputado se encarrega de mapear “quem é quem” na Câmara para informar ao Palácio do Planalto. Para sustentar-se no cargo com o PMDB, Dilma foi obrigada a dar a esse partido sete ministérios, entre os quais o da Saúde, espécie de “jóia da coroa” pelo volume de recursos que manuseia. Já para obter o apoio desses outros partidos, talvez seja necessária a criação de pelo menos mais 20 ministérios.

À espera de orientação

Dos quatro deputados federais pernambucanos que se licenciaram da Câmara Federal para ocupar secretarias de estado, o único que aguarda orientação do partido sobre como votar na sessão do impeachment é Sebastião Oliveira (PR). Ele sabe, no entanto, que a decisão da cúpula da legenda é ficar ao lado de Dilma. Isso vale também para o deputado Anderson Ferreira, que se votar a favor do impeachment corre o risco de ser afastado da presidência regional do PR.

Mulher – A Câmara de Olinda entregou ontem a Márcia Gasparini, esposa do bispo Paulo Garcia (Igreja Episcopal Carismática), a medalha Eliete Leite, projeto do vereador Arlindo Siqueira (PSL). A medalha deveria ter sido entregue no último dia 8 (Dia Internacional da Mulher), mas adiou-se para o dia 30. Siqueira e Garcia entregaram a comenda à homenageada.

Troca – Quem detém o poder, procura mantê-lo com as armas que tem. É assim que Dilma tem agido, oferecendo cargos no governo federal a partidos políticos que ficarem ao seu lado.

Golpe – Movimentos pró Dilma que consideram impeachment “golpe” vão testar sua força hoje em várias cidades, incluindo o Recife. Decepcionada com o governo, a classe média não irá.

Apoio – Filiou-se ontem ao PSDB para disputar a prefeitura de Ibimirim o empresário Charles Freitas. Ele será apoiado pelo ex-prefeito (e padre) Marcos Alexandre (2005-2012).

Comenda – José Queiroz (PDT), prefeito de Caruaru, está tão afinado com o seu vice Jorge Gomes, provável candidato do PSB à sua sucessão, que veio anteontem à noite ao Recife só para assistir à entrega à ex-deputada Laura Gomes da mais alta comenda da Câmara Municipal: a medalha José Mariano. Laura é casada com o vice-prefeito.

Desculpas – Esquisita a postura do juiz Sérgio Moro de pedir “respeitosas escusas” ao STF por ter autorizado, ilegalmente, a divulgação das conversas grampeadas entre Lula e Dilma. Imagine se os empreiteiros que estão presos por ordem dele decidissem fazer a mesma coisa: “Errei, senhor juiz, por isso lhe peço ‘respeitosas escusas’ pelo erro que cometi”.

Firmeza – Dos seis ministros do PMDB, o mais solidário a Dilma é Kátia Abreu (Agricultura), que é senadora por Tocantins e pode se filiar ao PSD. No governo de Lula, ela pertencia ao DEM e fazia oposição, mas sua relação com Dilma é diferente. Ela gosta da presidente, e vice-versa. Kátia e o ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) são tidos no DF como “pessoas certas, nos lugares certos, mas na hora errada”.

Rodovia – Os deputados Kaio Maniçoba (PMDB) e Rodrigo Novaes (PSD) estarão amanhã em Floresta, reduto de ambos, onde Paulo Câmara vai dar a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da rodovia PE-425 (Floresta-Carnaubeira da Penha). Ambos reivindicam a paternidade da obra porque lutaram pela sua realização desde o início dos seus mandatos. O governador vai autorizar também a duplicação da rodovia que dá acesso ao município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário