quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Da coluna de Inaldo Sampaio

Câmara “desmonta” PTB no Agreste Meridional
Postado por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado –
Álvaro Porto e Romário Dias desfalcaram a oposição no Agreste Meridional, onde Armando Monteiro teve ótimo desempenho em 2014

O governador Paulo Câmara está tomando gosto pela política e já participa intensamente da montagem de chapas governistas às eleições municipais. Ele já tinha no seu “staff” o secretário Antônio Figueira (Casa Civil) para fazer esta articulação e reforçou sua retaguarda, na semana passada, ao empossar o engenheiro João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, na chefia do seu gabinete. O gosto pela política ficou demonstrado nas duas incursões feitas nos últimos 30 dias, que resultaram na adesão ao governo de dois destacados deputados estaduais eleitos pelo PTB: Álvaro Porto e Romário Dias. Ambos abandonaram a oposição e se abrigaram no PSD, que é a principal “linha auxiliar” do PSB desde o governo do seu antecessor. Porto e Dias desfalcaram a oposição justamente na região do Estado (Agreste Meridional) em que o senador Armando Monteiro teve ótimo desempenho em 2014 como candidato a governador.

Líder isolado

Com os deputados Álvaro Porto e Romário Dias fora do PTB, o único líder do partido no Agreste Meridional passa a ser Izaías Régis, prefeito de Garanhuns e candidato à reeleição. Resta ainda saber, todavia, se ele pretende circunscrever sua liderança ao município ou se deseja expandi-la para outras cidades da região. Porto e Dias já foram escalados por Paulo Câmara para recompor as forças governistas na região a fim de levá-las à vitória em outubro próximo.

Agenda – Cansado de tanto ouvir falar em “crise”, o senador Fernando Bezerra (PSB) propôs ontem no Senado que o Congresso coloque em sua pauta de votação 40 projetos de interesse do país para serem votados ainda este ano. Seria a chamada “Agenda Brasil”, com capacidade para superar a crise em vários setores. A sorte está lançada, resta saber agora como a Casa reagirá.

Dano – A vereadora Marília Arraes (PSB), com suas críticas ao partido pelo qual se elegeu, pode provocar mais dano à candidatura de Geraldo Júlio (PSB) do que a oposição tradicional.

Igreja – O PRB (Igreja Universal) deve lançar candidato próprio à prefeitura do Recife, seguindo recomendação do seu “mandachuva”, Edir Macedo, já repassada aos líderes locais.

Grupo – O prefeito de Surubim e candidato à reeleição, Túlio Vieira (PT), é o mais novo reforço do time do deputado federal Ricardo Teobaldo, que acaba de trocar o PTB pelo PTN.

Convenção 1 – O deputado Lucas Ramos anunciou em Petrolina que jamais passou pela sua cabeça sair do PSB como têm especulado órgãos de imprensa. “Vou permanecer no partido, e digo mais: vou colocar meu nome à disposição dos convencionais para disputar a prefeitura de Petrolina”. Ou seja, vai bater chapa na convenção com Miguel Coelho.

Convenção 2 – Disputa em convenção do PSB não é mais novidade em Petrolina. Em 2008 Gonzaga Patriota bateu chapa com o então prefeito Odacy Amorim, que aspirava à reeleição. Patriota bateu Amorim, que era apoiado pelo atual senador Fernando Bezerra. Resultado: o PSB “coelhista” descarregou em Júlio Lossio (PMDB), que venceu a eleição.

Exclusão – Antes de decidir-se pelo PSD, o deputado Romário Dias (ex-PTB) teve várias conversas com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar. Aceitava entrar no partido, desde que lhe fosse oferecida a presidência do diretório regional. Bivar não se interessou e Dias se abraçou com André de Paula, seu ex-companheiro no PFL. E já entrou na “fila” dos pretensos candidatos à presidência da Assembleia Legislativa no próximo ano.

Prazo – O 1º tenente (PM) Marcone Menezes, que já disputou a prefeitura de Goiana em 2012 e teve bom desempenho eleitoral, pretende disputar de novo em 2016, mas nega ter feito opção pelo PV como anunciou a direção do partido. Como militar, ele não está sujeito a prazo de filiação, podendo fazê-lo no dia da convenção. O PV já é seu aliado no município, por isso ele pretende filiar-se a um partido de oposição ao prefeito Fred Gadelha (PTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário