quinta-feira, 30 de abril de 2015

Senador diz que proposta brasileira sobre clima estará pronta até setembro


Postado por Inaldo Sampaio



O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) declarou em Brasília nesta quarta-feira (29) que a proposta brasileira para a 21ª Conferência sobre o Clima que ocorrerá na França no final deste ano deverá ser finalizada até o dia 30 de setembro.

O senador preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Senado e acompanha com atenção este evento de repercussão internacional.

Segundo ele, as sugestões do Brasil para a redução dos impactos ambientais que ameaçam a mudança do clima no planeta – voltadas, especialmente, para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa – serão “equilibradas, porém ambiciosas”.

A afirmação foi feita durante audiência pública da qual participaram o embaixador José Antônio de Carvalho, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores; Adriano Oliveira, diretor do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), além do relator da CMMC, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR).

“O Brasil e o mundo devem atuar de forma equilibrada, gerando emprego e renda mas sem destruir os seus ecossistemas”, disse o senador pernambucano.

Segundo Adriano Oliveira, as políticas públicas brasileiras voltadas à questão ambiental “estão no trilho correto”. Essa opinião foi endossada pelo embaixador José Antônio de Carvalho ao destacar que o Brasil reduziu em 41% as emissões de gases de efeito estufa no período de 2005 a 2012.

O embaixador defendeu que durante a COP 21 – que será realizada entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano – as nações estabeleçam um acordo equitativo que viabilize o envolvimento de todos para a redução do efeito estufa.

“Temos de alcançar entendimentos que busquem controlar as mudanças climáticas de forma a contermos o aumento da temperatura global e o caminho é o desenvolvimento sustentável econômico, ambiental e social”, completou o embaixador.

De acordo com Tasso Azevedo, o Brasil é responsável por cerca de 3% da emissão de gases de efeito estufa, enquanto a China responde por 22% e os Estados Unidos (EUA) por 13%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário