quarta-feira, 30 de julho de 2014

DO BLOG DE MAGNO MARTINS

Coluna da quarta-feira

Na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso, sob a responsabilidade do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), dois senadores e oito deputados de Pernambuco se destacam: Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), no Senado, e na Câmara Eduardo da Fonte (PP), Bruno Araújo (PSDB), Fernando Ferro (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Mendonça Filho (DEM), Paulo Rubem Santiago (PDT) e Silvio Costa (PSC).

A grande surpresa nessa lista é a ausência do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que mesmo isolado dentro do PMDB e na Casa em geral, exerce um papel importante no campo da oposição, vigilante no combate aos equívocos do Governo Dilma. Na Câmara, há quem possa lamentar a ausência de Raul Henry (PMDB), candidato a vice na chapa de Paulo Câmara.

Henry, entretanto, da mesma forma que Jarbas, embora tenha mais tarde se engajado ao bloco governista do PMDB, isolou-se e restringe sua atuação na área de educação, ausente dos demais mais frequentes na Câmara. Quanto aos escolhidos pelo DIAP, pela ordem, Eduardo da Fonte (PP) já ocupou cargos de direção na mesa da Câmara e atualmente lidera um bloco.

Bruno Araújo liderou por um ano o PSDB na Casa, Fernando Ferro (PT) também já foi líder do seu partido, Inocêncio Oliveira (PR) é ex-presidente da Câmara, Mendonça Filho lidera a bancada do DEM e Paulo Rubem se destaca em atuações segmentadas no campo da economia e da educação.

Quanto a Sílvio Costa (PSC), que aparece pela segunda vez na lista, seu mérito é sua atuação nos debates mais polêmicos na Casa, na apresentação de projetos e no trânsito fácil que tem no Congresso, assumindo posturas corajosas, muitas vezes contrariando a mídia.

RUÍDO NA COMUNICAÇÃO– Os coordenadores estaduais da campanha da presidente Dilma concluíram que o governo tem um déficit de comunicação, segundo Ilimar Franco. O comando do PT quer suprir essa carência e vai enviar aos Estados um inventário de realizações. Os principais alvos são São Paulo e Minas. Com essa ofensiva, o PT acredita que vai dividir os louros de obras e ações com Geraldo Alckmin e Antônio Anastasia.

A façanha de Inocêncio–
  Fechando seu décimo mandato na Câmara dos Deputados, Inocêncio Oliveira (PR) é o único parlamentar brasileiro com presença garantida na lista dos mais influentes do Congresso em todos os levantamentos do DIAP desde a sua fundação, há 21 anos. Uma façanha para o Guinness Book.

Pronto para a guerra – Ainda no debate, Armando disse que está pronto para qualquer tipo de jogo pesado dos seus adversários. Reconheceu que o grupo empresarial da sua família passou por revezes, como pode acontecer com qualquer um que atue na área privada, mas sentenciou. “Na área pública, não há nada que desabone a minha conduta, o que acho muito mais importante”, afirmou.

Pesquisa global– Hoje, tem pesquisa Ibope sobre a corrida estadual no NE-TV, segunda edição, da TV-Globo. O campo acabou ontem, foram ouvidos 1.204 eleitores sobre a eleição para governador e senador. Além de Pernambuco, a TV-Globo e o Ibope trazem o atual cenário eleitoral no Rio, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Olho no Congresso –
  O senador Douglas Cintra (PTB), que assumiu a vaga de Armando Monteiro desde a semana passada por 120 dias, devido à licença requerida pelo trabalhista para se dedicar à campanha, bateu o ontem no esvaziado Congresso. Foi se inteirar da pauta do esforço concentrado previsto para a próxima semana.

CURTAS

TURISMO – Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, sedia, no próximo sábado, encontro de secretários de turismo de vários municípios pernambucanos. Na pauta, a discussão de ideias, investimentos e articulações para o setor.

INTEGRAÇÃO – O Ministério da Integração contesta a informação de que a Transposição ande devagar. Informa que emprega, atualmente, 11,5 mil trabalhadores com 3,8 mil máquinas em operação em trechos no Ceará e Paraíba. Prevê a conclusão em 2015.

Perguntar não ofende: Como virá a pesquisa do Ibope hoje para governador de Pernambuco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário