sexta-feira, 30 de maio de 2014

JOAQUIM BARBOSA DE SAÍDA


Joaquim Barbosa deixará o STF no final do mês de junho
por Inaldo Sampaio


O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, surpreendeu o mundo jurídico e político nesta quinta-feira ao anunciar que agora em junho pedirá aposentadoria da Suprema Corte.

Ele disse que está cansado após 41 anos de serviço público. Como tem apenas 59, poderia ficar no cargo até 2024, mas enjoou do cargo de ministro.

A primeira comunicação foi feita ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com quem se encontrou no período da manhã. “Ele disse que vai deixar o Supremo e que a visita era uma oportunidade para se despedir (do presidente do Congresso)”, afirmou o senador.

Depois, o ministro foi à Câmara despedir-se do presidente Henrique Alves (PMDB-RN) e disse que “no momento oportuno” explicaria os motivos da antecipação do seu pedido de aposentadoria.

Em seguida, o ministro foi ao restaurante do STF despedir-se dos servidores e só depois, ao abrir a sessão da Corte, deu ciência aos colegas de sua decisão.

A possibilidade de disputar mandato eletivo nessas eleições está descartada porque o prazo de filiação para magistrados e militares venceu no dia 5 de abril passado.

Joaquim Barbosa foi o primeiro afrodescendente a integrar a Suprema Corte. Ele foi nomeado em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio da Silva, que depois se disse arrependido por tê-lo nomeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário