quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BENTO 16 DEIXA O VATICANO E ENCERRA SEU PAPADO DE OITO ANOS




Último sermão do Papa Bento 16200 fotos 1 / 200
28.fev.2013 - Mulher chora ao ver, pelo telão montado na Cidade do Vaticano, o papa Bento 16 sair do Vaticano. O helicóptero com o papa emérito Bento 16 a bordo deixou a praça de São Pedro e irá para a residência papal de verão Stefano Rellandini/Reuters

O papa Bento 16 deixou oficialmente o Vaticano por volta das 17h (13h em Brasília) desta quinta-feira (28), encerrando o seu pontificado de oito anos. A Sede Vacante, período em que a Igreja Católica fica sem papa, terá início às 20h no horário local.

No período, as decisões administrativas do Vaticano ficam sob a responsabilidade do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado. A data para o conclave que escolherá o sucessor de Bento 16 ainda não foi definida.

Bento 16 foi conduzido de helicóptero até a residência de verão papal em Castel Gandolfo, no sul de Roma --onde permanecerá pelo próximos dois meses antes de se mudar em definitivo para um convento dentro do Vaticano.

Ao desembarcar em Castel Gandolfo, o pontífice deverá aparecer na sacada de seu aposento para saudar os fiéis que tiverem ido recepcioná-lo no local.

Joseph Ratzinger continuará a ser chamado de Bento 16 e passa a ser tratado com o título de papa emérito.

Seu último ato como papa foi a publicação de um tuíte em que agradece o apoio. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", diz a mensagem.


ENTENDA O PROCESSO SUCESSÓRIO DO PAPA

Quando o chefe da Igreja Católica renuncia a sua função ou morre, seu sucessor é eleito pelos cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina, onde ficam isolados do mundo exterior.

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento 16.

Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 115 cardeais aptos a escolher o novo pontífice, já que um deles (Keith O'Brien, da Escócia) renunciou ao cargo e outro (Julius Riyadi Darmaatmadja, da Indonésia) por problemas de saúde não poderá comparecer a eleição.

Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.
Entenda o processo de eleição do novo papa no conclave
Despedida

Hoje pela manhã, ao se despedir dos cardeais no Vaticano, o papa Bento 16 disse que oferece ao futuro papa sua "obediência incondicional".

"Entre vocês, do Colédio Cardenalício, está o futuro papa, a quem eu prometo meu respeito incondicional e obediência. Continuarei perto de vocês com orações, especialmente nestes dias [do conclave], para que sejais plenamente dóceis à ação do Espírito Santo na eleição do papa", afirmou Bento 16, que aparentava serenidade.

"Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor.

Mais uma vez Bento 16 fez referência aos momentos turbulentos do seu papado: "Nestes anos, temos vivido com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, junto a momentos onde as nuvens se condensavam no céu." Joseph Ratzinger é o primeiro pontífice a renunciar em cerca de 600 anos.

Mais de cem cardeais da cúria vieram de Roma para se despedir do papa no que, possivelmente, será o último encontro deles com o pontífice antes do conclave, ainda sem data para acontecer.

A convocação oficial para os cardeais eleitores chegarem a Roma será enviada amanhã pelo Vaticano.

Veja vídeos sobre a renúncia de papa Bento 16 - 28 vídeos



Cardeais expressam "gratidão" a Bento 16
Em breve cerimônia, Bento 16 promete reverenciar novo papa
Polêmicas marcaram os oito anos do pontificado de Bento 16
Brasil foi o sétimo destino do papa Bento 16 em 2007
Carreira religiosa de Ratzinger é ligada ao fundamentalismo
Ratzinger nasceu em família modesta de tradição cristã
Papa diz que houve momentos em que Deus parecia dormir
Bento 16 diz que teve momentos "difíceis e de alegria"
Bento 16 reza a oração do "Pai Nosso" com ajuda de fiéis
Bento 16 diz ter consciência da gravidade da renúncia
Em português, Papa pede fidelidade à igreja
Após renúncia, Bento 16 será chamado de papa emérito
Bento 16 antecipa conclave e afasta cardeal britânico
Vaticano vive clima de emoção e respeito no último Ângelus
Bento 16 pede verdadeira renovação da Igreja Católica
Cardeal brasileiro não vê disputa de poder na sucessão papal
Para "papável", origem não é importante para Vaticano
Bento 16 é ovacionado após anúncio de que renunciará
Em sua última missa, Bento 16 critica "hipocrisia religiosa"
Bento 16 diz que deixa de ser papa pelo bem da igreja
Papa Bento 16 lê carta de renúncia; veja
Dom Odilo diz que sente admiração por Bento 16 após renúncia
Cardeal de Santa Catarina é um dos "candidatos" a papa
Pontificado de Bento 16 é marcado pelo tradicionalismo
Ouça discurso de renúncia do papa Bento 16
Papa Bento 16 se empenhou em defender dogmas da Igreja
Vaticano faz anúncio oficial da renúncia de Bento 16
Devido à idade avançada, papa Bento 16 anuncia renúncia Próximo Anterior
A renúncia

O papa Bento 16 anunciou sua renúncia no dia 11 de fevereiro em um discurso pronunciado em latim durante um encontro de cardeais no Vaticano. Ao justificar sua decisão, o pontífice de 85 anos alegou fragilidade por conta da idade avançada.


Mais álbuns


Bento 16 encerrará mandato com a cor da penitência; veja as roupas


Quem você acha que será o sucessor de Bento 16? Vote


Veja os cardeais brasileiros que vão votar na eleição do papa

Ele disse que "no mundo de hoje (...), é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado".

O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motivo da renúncia. Mas, segundo o jornal "O Estado de S.Paulo", uma disputa interna de poder praticada por ex-aliados nos últimos meses pode ser uma das razões para a tomada de decisão do pontífice. Esta é a primeira vez na era moderna que um papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado.

Já o jornal italiano "La Reppublica" relacionou à renuncia do pontífice a um relatório com cerca de 300 páginas sobre o escândalo do vazamento de documentos confidenciais da Santa Sé, redigido por três cardeais e entregue à Bento 16 em dezembro de 2012. O Vaticano reconheceu a existência do documento, mas descartou qualquer relação com a decisão do papa.

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave. Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 115 cardeais aptos a votar no próximo papa. Para participar da papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.

Ampliar


Últimas palavras de Bento 16 como papa25 fotos 14 / 25
23.fev.2013 - "Agradeço a todos [cardeais] pelos últimos oito anos de papado que acompanharam o peso do ministério papal com habilidade, afeto, amor e fé", disse o papa Bento 16 em uma pequena reunião com a Cúria Romana ao fim do retiro espiritual de seis dias. Arte/UOL

Ampliar


Residências de Bento 16 após a renúncia16 fotos 6 / 16
Jardim do Castel Gandolfo, no sul de Roma, local onde o papa Bento 16 passará os dois primeiros meses após sua renúncia Max Rossi/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário