terça-feira, 27 de novembro de 2012

PT MENOR

PT




2012 sob a ótica de Maurício Romão

                         Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 27 de novembro




Professor, consultor e economista, o pernambucano Maurício Romão já pode ser considerado hoje um dos maiores especialistas do Brasil em matemática eleitoral. Ele publicou recentemente Eleições de Deputados e Vereadores, com prefácio do respeitável professor Jairo Nicolau, do Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj), no qual aborda de maneira didática os sistemas eleitorais, a representação parlamentar, a distribuição de vagas nas casas legislativas, etc.
Romão analisou o resultado da eleição em Pernambuco e chegou a conclusões interessantes, a saber: o PSB conquistou 10 prefeituras a mais que em 2008, incluindo a do Recife; seus prefeitos eleitos ou reeleitos receberam acima de 1,5 milhão de votos (110% a mais que no pleito anterior); os prefeitos socialistas vão governar uma população de 3,7 milhões de habitantes (31% da população do Estado); o partido elegeu no país 632.040 vereadores (26,2% a mais que em 2008).
No que diz respeito ao PT, constatou que o partido teve um acréscimo de cinco prefeituras em relação a 2008, mas seus votos diminuíram 30%; o número de munícipes que vai governar é 73,1% menor; sua bancada de vereadores no país ficou 6,4% menor que a da eleição anterior. Já o PSDB aumentou 17,6% o número de prefeituras conquistadas, recebeu 51,4% a mais de votos que no pleito de 2008 e seus prefeitos irão governar 1,4 milhão de habitantes (40% a mais em relação ao pleito passado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário