terça-feira, 24 de julho de 2012

SERÁ LOGO MAIS À NOITE, EM GABRIELA, A CENA DA BUSCA DE UMA PIPA EM CIMA DO TELHADO

.
A cena em que Sônia Braga busca uma pipa em cima do telhado, na versão de 1975 da novela “Gabriela’’ (Globo), ficou tão famosa que mesmo os nascidos nos anos seguintes a conhecem bem.

Nesta terça-feira (24), a nova versão dessa cena vai ao ar, na trama adaptada por Walcyr Carrasco. Mas será que, desta vez, o impacto será o mesmo que o causado nos anos 1970?
Para especialistas, a resposta é não. Segundo Nilson Xavier, autor do “Almanaque da Telenovela Brasileira’’, o resgate da pipa não tem importância para a trama. “Só marcou época porque a cena faz um contraponto da inocência de Gabriela, que só queria pegar a pipa, com a sociedade preconceituosa que a observa debaixo.’’
Mas Claudino Mayer, doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo), vai mais longe. “A cena perdeu o impacto, porque a nudez de Juliana Paes já foi mostrada de todos os ângulos nos capítulos anteriores.’’ De acordo com ele, o sexo não era tão explícito em 1975. “A Gabriela era uma personagem sensual, que fazia aquele jogo do mostra, não mostra. Por isso causou tanta comoção quando ela revelou a calcinha no telhado.’‘
Independente de causar ou não impacto nos espectadores, a cena vai provocar uma grande reação em Nacib (Humberto Martins). “É uma vergonha para ele. O momento se torna um evento em praça pública, um espetáculo’’, explica Humberto Martins.
Segundo o ator, isso motivará a primeira briga do casal. “Aí o Nacib começa a entender o quanto ela é livre.’’ Depois do episódio, Gabriela aceita se casar com ele.
No início do mês, quando a ce­na foi feita, a atriz Juliana Pa­es, intérprete da morena, chegou a declarar que, na véspera das gravações, nem conseguiu dormir de tanta ansiedade. 
 
Por Jornal de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário