quarta-feira, 28 de março de 2012

POLÍTICA É A ARTE DE SOMAR



Em política, como na vida, nada é definitivo, a não ser a morte, fato inexorável. É que, como se sabe, desde o nascimento a pessoa caminha para este destino, pois é da própria condição humana.

Nestes tempos de militância junto a verdadeiros conhecedores da arte da política, a exemplo de JÂNIO ARRUDA, meu amigo pessoal, tenho aprendido ensinamentos valiosos (só não aprendi, ainda, o pulo do gato), dentre eles a máxima que diz que na política nada é definitivo. É verdade.

Para que dúvidas não restem acerca do que afirmo, basta ver as manchetes dos jornais de nosso Estado, neste últimos dias, onde os fatos políticos estão efervescendo com o lançamento da pré-candidatura de MAURÍCIO RANDS, aqui no Recife e a aproximação de dois grandes pesos-políticos de nosso Estado, JARBAS VASCONCELOS e EDUARDO CAMPOS, ferrenhos adversários até há poucos dias. Hoje mesmo vemos estampada na primeira página do JORNAL DO COMMERCIO, uma foto dos dois juntos. Vemos também uma foto de FERNANDO HENRIQUE cumprimentando LULA. Esta última não é muito representativa, pois se trata de uma visita de cortesia de um ex-Presidente da República a outro ex-Presidente. A primeira, não. Esta foto diz muito, ensina-nos que na política nada é definitivo e um fato que meses atrás poderia ser considerado impensável, hoje já está sendo encarado como normal.

Estes esclarecimentos, os faço, para justificar a minha defesa, nestes últimos tempos, pela candidatura de um nome de PÃO DE AÇÚCAR para representar as oposições nestas eleições de 2012. Entendo que se trata, antes de tudo, de uma questão de justiça, já que este Distrito, com cara de cidade, como costumo dizer, nunca teve a sua devida importância reconhecida no cenário político de nossa TAQUARITINGA DO NORTE.

Espero que desta feita seja diferente, apesar do lançamento, ao que parece, em caráter “definitivo”, do nome do Vereador DEMIR, como pré-candidato a Prefeito por TAQUARITINGA DO NORTE, formando a chamada “TERCEIRA VIA”. Entendo a postulação como algo absolutamente normal. O que me causou estranheza foi apenas o fato de que a nota emitida pelo Ilustre Vereador, enviada aos meios de comunicação, afirma de forma categórica a sua pré-candidatura a prefeito pelo nosso município, fato que se consolidará nas convenções do partido, marcadas para o mês de junho, conforme ali explicitado.

Justifico a minha estranheza justamente por comungar da máxima que nos ensina que a política é a arte de somar e a ser levado adiante tal intento, só restará a nós que fazemos oposição pela “SEGUNDA VIA”, marcharmos unidos com o nosso candidato, o qual espero, sinceramente, que seja fruto de uma união entre as forças de oposição de TAQUARITINGA DO NORTE e de PÃO DE AÇÚCAR.

Sinceramente não gosto de usar estes termos, pois, ao meu sentir, em TAQUARITINGA só existem duas vias, aquela do bom senso, que está pensando num modelo de gestão para a nossa cidade, na qual me incluo, bem diferente daquela que foi abraçada por aqueles que estão no poder e aquela via de mão única, que abriga uma meia dúzia de interesseiros que estão à frente da Prefeitura e que só pensam em se dar bem. Os recentes fatos falam por si mesmos...

Mas, como dito, em política nada é definitivo e por isto mesmo espero que o bom senso prevaleça ao final e que possamos todos que fazemos a oposição, marcharmos unidos em busca da vitória, para pensar uma TAQUARITINGA DO NORTE diferente, uma TAQUARITINGA DO NORTE em que os reais interesses da população de nossa terra sejam o que realmente importe.


Um abraço a todos.


*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário