segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PESQUISA EXATTA MOSTRA CENÁRIO APERTADO EM CARUARU

Publicado por Valdecarlos Alves, em 30.01.2012 às 08:07

Em busca da reeleição, o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), se mantém na liderança nas intenções de voto no município agrestino. É o que revela a primeira pesquisa do Instituto Exatta, divulgada pela Folha de Pernambuco. De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 17 e 19 deste mês, o pedetista aparece com 35% das intenções de voto, no universo de 400 entrevistados. No entanto, o quadro é de empate técnico com a ex-deputada estadual Miriam Lacerda (DEM). A oposicionista, que é casada com o deputado estadual e ex-prefeito Tony Gel (DEM), maior rival de Queiroz, obteve 31% da preferência na pesquisa estimulada, cuja margem de erro máxima é de 4,9%.

Ainda de acordo com o levantamento, a deputada estadual licenciada e atual secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes (PSB), aparece na terceira colocação, com 5% das intenções de voto. Entretanto, ela integra a base de Queiroz, e é casada com o vice-prefeito, Jorge Gomes (PSB). Também aparecem os nomes do vereador Diogo Cantarelli (PSDB), que obteve 3%, e do empresário Rivaldo Soares (PMDB), nome de preferência para 2% dos entrevistados. Por fim, 14% declararam que não votariam em nenhum desses nomes, enquanto 10% não souberam ou não quiseram opinar.

Na pesquisa espontânea, o prefeito continua em vantagem, sendo lembrado por 23% dos entrevistados, contra 12% de intenções de voto para Miriam. Entretanto, Tony Gel somou 5%, o que significa que o casal, junto, obteve 17%, também se aproximando do percentual de José Queiroz. Diogo Cantarelli e Rivaldo Soares obtiveram 1%, cada, na espontânea. Já Laura Gomes e o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Marcelo Rodrigues (PV), também foram lembrados, mas não chegaram a 1%, enquanto 11% dos entrevistados declararam não votar em nenhum nome, enquanto 47% não souberam ou não opinaram.

Para o pesquisador do Instituto Exatta, João Matos, o cenário é favorável para o prefeito José Queiroz. “Hoje, dá para se dizer que o prefeito será o mais votado. Ele certamente não vai desistir de entrar na disputa. E tem chances, vai lutar para ganhar, podendo inclusive trabalhar com alianças”, analisa.

REJEIÇÃO
Na pesquisa, também fo­ram medidas as rejeições dos nomes colocados. Em exercício do mandato, José Queiroz apresentou uma rejeição de 34%, a segunda maior, atrás apenas de Rivaldo Soares, que obteve 39%. Seguem na lista Marcelo Rodrigues, com 29%; Diogo Cantarelli, com 27%; Tony Gel e a secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra (PSB), empatados com 25%; Laura Gomes com 24% e Miriam, com 22%. Apenas 12% não rejeitam nenhum nome, enquanto 10% não sabem ou não quiseram opinar. “Os percentuais estão muito altos e praticamente equivalentes. Rejeição é um fator importante, mas em situações como esta, pode não ser tão decisivo em relação a outros pontos”, avalia João Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário