domingo, 29 de janeiro de 2012

MÉDICOS - A NÃO ASSEMBLEIA

 Nota Enviada Pelo Dr. Pedro Melo
 
Que vergonha! A atual diretoria do Simepe volta a desrespeitar a categoria, impedindo-lhe o inalienável direito de ESCOLHER! Mais uma assembleia orquestrada. Há pessoas que pensam serem músicos, “artistas” ou outra coisa qualquer, menos militantes de entidades médicas!

A assembléia geral (AGE) que elege a comissão eleitoral que comandará os trabalhos da eleição deste ano 2012 (agora em fevereiro e março), foi convocada da maneira mais antidemocrática e cerceadora possível! Verifiquem vocês mesmos:

1. Edital publicado numa sexta-feira para a assembléia realizar-se na segunda, ou seja, no dia útil seguinte. Ao contrário do objetivo de uma AGE, que é de promover mobilização, essa opção foi claramente desmobilizadora. Quem tomou conhecimento?

Poucos de nós, porque Jordão enviou e-mail com cópia que foi respondido pela assessora da diretoria.

2. Edital na Folha de Pernambuco (proporcionalmente, quantos médicos assinam a Folha?!)

3. Argumento: redução de despesas. Dá pra acreditar?! Basta dar uma olhada na coluna “Atenção Médicos” do domingo no Jornal do Comércio – proporcionalmente mais assinado por médicos e por isso mesmo escolhido pelo Simepe para suas divulgações. Vejam o tamanho da coluna! Enorme! E não acharam um lugarzinho para colocar o edital?! Todas as outras notícias são mais importantes do que divulgar amplamente a eleição do Simepe?!Nos tomam por otários?

Perguntamos na AGE: por que não divulgaram no boletim eletrônico do Simepe, que vocês enviam para os e-mails dos médicos, e que é gratuito? Não responderam!!!

ASSEMBLÉIA DO SIMEPE OU DO CREMEPE?

Todos ficaram surpresos com a presença maciça dos seis diretores do Cremepe. Indagamos-nos se seria uma AGE de qual entidade, Simepe ou Cremepe?

Mas não ficou só nisso! As pessoas previamente “escolhidas” para serem “eleitas” para comporem a comissão eleitoral foram: dois conselheiros e mais uma chamada pelo Cremepe. Havia, ainda, um quarto “candidato” do Cremepe para dar um certo ar de “disputa”!

Tivemos certeza de uma coisa: a confirmação inequívoca de que o nosso sindicato está teleguiado. E que suas ordens mais próximas vêm do Cremepe! E de quem mais?!

BUSCA DO CONSENSO E DE UMA DISPUTA DEMOCRÁTICA

Propusemos que a Comissão Eleitoral fosse composta de maneira harmônica e consensual. Que cada um dos grupos que organizam sua chapa, um da situação e outro da oposição, apresentassem UM membro; e o terceiro membro, neutro, para presidir os trabalhos, fosse confirmado de comum acordo. E, selado esse consenso, os três seriam aclamados e eleitos pela AGE. Foi assim na última eleição com disputa ocorrida em 1998.

Mas a proposta foi recusada. Com o falso argumento de que as regras teriam mudado. Mentira! O estatuto em relação a este tópico eleitoral permanece o mesmo! Ficou explícita a falta de boa vontade com a democracia e o envolvimento de todos na eleição, e feita a opção pela beligerância!

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO (MPT)


Diante de um quadro tão dramático, nos restou propor a presença do MPT para acompanhar o processo eleitoral. O MPT tem a incumbência legal de acompanhar eleições em sindicatos. Concordaram, porque mesmo sem tal concordância poderíamos chamar o MPT. E, para não ficar por baixo, propuseram também a OAB, com a qual concordamos.


ATENÇÃO!

Estaremos atentos! Não abriremos mão um milímetro de um processo eleitoral democrático, envolvente, com lisura, adequado a uma entidade do porte do Simepe.

Movimento Coerência, Independência e Dignidade Médica.

Coordenação:

Antonio Jordão, Tilma Belfort, José Brasiliense, Fernando Vasconcelos.

Visite nosso blog: http://cid12.wordpress.com

Junte-se a nós. Tem lugar para todos os Médicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário