sexta-feira, 1 de maio de 2020

Homenagem a Severino Cordeiro de Arruda entre as homenagens a Emancipação do Município







SEVERINO CORDEIRO DE ARRUDA



Pernambucano, nasceu no dia 6 de agosto de 1894, no engenho Queimadas do Município de João Alfredo, na época pertencente ao Bom Jardim. Filho de Antônio Arruda, apelidado de Ioiô e D. Francisca Barbosa de Souza Leal Arruda. Casa-se aos 30 anos de idade, com sua prima legítima Anália Cordeiro de Arruda, desta união nascem 10 filhos. Cedo inicia sua vida política, ocupando o cargo de Secretário do seu sogro, José Francisco Barbosa Cordeiro de Arruda, O “Padre Arruda”, na época Prefeito e chefe político do Município, em 1929.

Foi prefeito de Taquaritinga do Norte em três mandatos de 1937 a 1945, de 1946 a 1951 e de 1955 a 1959.

Dentre as suas realizações, destacamos a construção do Grupo Escolar na sede do Município, obra iniciada em 1940 e inaugurada em 15 de janeiro de 1945. Construiu a estrada que liga Taquaritinga as Vertentes e fez a abertura da estrada ligando Taquaritinga a Toritama. Obras estas realizadas com muita dificuldade, exigindo dos operários grande esforço braçal, pelo uso de instrumentos rústicos como: pás picaretas, alavancas pesadas e outros similares. :

Severino Cordeiro de Arruda faleceu em Taquaritinga do Norte, no dia 12 de agosto de 1973, logo após ter completado 79 anos, deixando uma grande lacuna no cenário político municipal.

O município perdeu um dos seus mais ilustres representantes, homem vocacionado para a política, de personalidade sólida, generoso, político respeitável, bem relacionado com os poderes constituídos. Grande valor humano da história de Taquaritinga do Norte.



Dados do livro Fragmentos da História Nortetaquaritinguense.


Jânio Arruda da Silva

 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE


Um comentário:

  1. Como poderei adquirir o livro: fragmentos da história nortetaquaritinguense? Prof. Jorge de Santa Maria do Cambuca

    ResponderExcluir