quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Da coluna de Inaldo Sampaio



O Governo do Estado retomou o diálogo com a PM mas ainda não se chegou a um acordo sobre reajuste salarial

O Governo do Estado reabriu negociações com a PM através do Comando Geral e da Secretaria de Defesa Social, e não mais com suas associações, porém as partes estão longe de um acordo sobre plano de cargos e carreiras e reajuste salarial. Boa vontade o Governo tem de sobra para atender aos pleitos dos militares, mas esbarra numa dificuldade sobre a qual não tem controle: os pedidos não cabem no orçamento. O Governo endureceu o jogo ao decidir que não mais negociaria com as associações, que se comportam como verdadeiros sindicatos, mas apenas com a cúpula da instituição. E os militares, por sua vez, esticaram a corda nos quartéis e fora deles, de que servem de exemplo as 700 cruzes afixadas ontem na praia de Boa Viagem como símbolos da criminalidade que disparou em Pernambuco nos últimos dois anos. O bom senso sugere que as partes se entendam antes do carnaval para não termos a repetição do motim de 2014.

Pela renovação do PSL

Filho do ex-deputado Luciano Bivar, o jovem empresário Sérgio Bivar iniciou por Pernambuco um movimento em prol da renovação do PSL, que é presidido nacionalmente por seu pai. A ideia é formar núcleos nos 27 estados com pessoas realmente comprometidos com o “social” e o “liberal” como prega o partido. O movimento acaba de chegar ao Agreste através da vereadora Mônica Silva (Lajedo).

Audiência – O ministro Ricardo Barros (Saúde) recebeu ontem em audiência o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL), acompanhado pelo senador Armando Monteiro (PTB). Pimentel foi um dos comandantes, no Araripe, da vitória do PTB naquela região para o Governo do Estado em 2014.

Apoio – O novo prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB), levou o deputado Danilo Cabral (PSB) para conhecer a “casa de apoio” que a prefeitura mantém no Recife para receber doentes do interior.

Água – O ministro Hélder Barbalho (Integração) mantém o compromisso de levar água do rio São Francisco, de Floresta (PE) para Monteiro (PB), pelo canal da transposição, até março deste ano.

Viatura – A prefeita Tânia Maria (PSB), de Brejinho, enviou ofício à SDS pedindo uma viatura policial para o município, pois a que tem está quebrada e terá início hoje a tradicional Festa de São Sebastião.

Pacto – Tem início hoje, em Caruaru, sob a coordenação da prefeita Raquel Lyra (PSDB), a 1ª reunião destinada à montagem do programa “Juntos pela Segurança” prometido por ela na campanha eleitoral. É a versão local do “Pacto pela Vida”, que deu certo em Pernambuco entre 2017 e 2014, e depois desandou.

Chapinha – O vereador e 1º secretário da Câmara do Recife, Marco Aurélio (PRTB), já recebeu sinal verde do presidente nacional do seu partido, Levy Fidélix, para montar uma “chapinha” de candidatos a deputado estadual em 2018. Fidélix está sendo esperado hoje no Recife para iniciar essas articulações.

Núcleo – A partir de hoje, quando Raul Henry for empossado na poderosa Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o “núcleo” político mais influente junto ao governador Paulo Câmara deixa de ser o PSB e passa a ser o PMDB, comandado pelo próprio vice e o deputado Jarbas Vasconcelos. O vice tem uma vantagem em relação a alguns socialistas que imaginavam “tutelar” o governador: trabalha, não é de “patota”, e nem gosta de fofoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário