segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Taquaritinga do Norte de OASIS a DESERTIFICAÇÃO

 O CONTRASTE: A água pouca, o verde e  cinza da serra da Taquara.

Taquaritinga do Norte-PE, é uma dádiva de DEUS, o brejo do nosso município, onde fica encravada a cidade, é coberto de vegetação, que até pouco tempo era tudo verde e com muita água corrente durante todo o ano, aproximadamente nos últimos dez anos, tem sido constante as queimadas durante o período de verão, neste ano ultrapassou todos os limites, com diversas queimadas, quase que ininterruptas, nesses quinze dias passados. 

O município, sem estrutura para enfrentar esse tipo de problema, limita-se a apagar os focos de incêndios, sem muito êxito, pois não existe por parte do poder público uma fiscalização ou trabalho, que possa identificar os focos assim que aparecem e combatê-los imediatamente, debelando o fogo no seu nascedouro. Nesta semana com a gravidade do problema, o corpo de bombeiros foi acionado e fez um trabalho excepcional, apagando todos os focos que apareceram nas serras da Taquara e do Cumbe, inclusive com uso de helicópteros, transportando  água do Açude de Santo Amaro, que graças a DEUS estava com água suficiente para fazer tal operação. Cabe a nós nortetaquaritinguenses, moradores do município e região, agradecer a preocupação e o grande trabalho feito pelo corpo de bombeiros de Pernambuco e dos diversos voluntários que trabalharam para apagar todos os incêndios.

Segundo as autoridades em clima, este domingo foi o dia mais quente do ano, temos visto no mundo inteiro a preocupação com o clima e com o meio ambiente de uma forma geral. É necessário urgentemente que se faça um projeto para minimizar os prejuízos e restabelecer o grande número de árvores que foram devoradas pelo fogo. O problema é bem maior do que se apresenta aos olhos dos habitantes, estamos perdendo o clima, o maior diferencial da nossa terra, sendo a única que tem essas características no Agreste Setentrional do Estado.

A realidade é que tem que ser feito um projeto arrojado, envolvendo Governo Municipal, Estadual e Federal e a conscientização do povo do município e do povo e de autoridades vizinhas e conflitante com o nosso município, é um trabalho que tem que ser desenvolvido com união. Não podemos perder o "Pulmão" de uma região, que precisa ser vista com outro olhar pelas autoridades. Clima hoje é uma discursão mundial e nós podemos contribuir com o mundo começando por nós mesmos, o momento é de uma importância fundamental para recuperarmos os prejuízos do presente e do passado,  fazendo e executando  um projeto  que envolva a todos e que contemple a todos e seja perene nas próximas décadas. As gerações futuras não perdoarão a omissão do presente. 

Jânio Arruda da Silva

Fotos e Vídeo: Janine Arruda. 

Vejam a seguir vídeos e fotos que demonstram o contraste, como pode se ver entre o verde dos Eucaliptos uma parte do Cumbe, que está praticamente virando "capoeira" e quase sem vegetação, analise e veja, tire suas conclusões é urgente urgentíssimo as providências. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário