
Economista de formação, Fernando Dueire sempre teve uma atuação técnica nas funções que ocupou, em especial durante o governo Jarbas Vasconcelos quando ocupou a secretaria de Infraestrutura e foi responsável por uma série de obras que alavancaram Pernambuco. Desde então, ele conquistou a confiança e o respeito de Jarbas, cujo ápice se deu em 2018, quando foi escolhido para ser o primeiro suplente na disputa pelo Senado Federal em meio a muitos nomes que estavam de olho na função.
Jarbas acabou eleito e Dueire ficou como um reserva de luxo. Veio a pandemia e os oito anos de mandato de Jarbas acabaram comprometidos, apenas o primeiro ano foi exercido na sua plenitude, depois entre 2020 e 2022, Jarbas ausentou-se de Brasília porque não tinha mais condições de toda semana viajar para a capital federal. Em novembro do ano passado, o titular decidiu licenciar-se, o que deu a Fernando Dueire a condição de dedicar-se ao mandato conquistado por Jarbas fazendo jus a confiança dos pernambucanos aos dois.
Desde então, Dueire atuou de forma discreta, mas deu nova dinâmica ao mandato, pois teve condições de estar presente em Brasília, participar das comissões e fazer valer as demandas de Pernambuco na capital federal. Essa semana, com a renúncia de Jarbas, pondo fim a um exitoso ciclo político, Dueire foi efetivado como senador da República por Pernambuco, e a responsabilidade que já era grande, aumentou de forma substancial.
O senador Fernando Dueire terá a partir de agora a missão de honrar as melhores tradições de Pernambuco, mas também de manter o legado de Jarbas Vasconcelos na Câmara Alta, que é um dos maiores da história de Pernambuco. Capacidade e sensibilidade política não faltam a Fernando Dueire, que se souber se movimentar bem a partir de agora tem tudo para ser um importante player no processo eleitoral de 2026.
Nenhum comentário:
Postar um comentário