Até a próxima quinta-feira (25), o mundo da aquicultura se encontra na Aquishow Brasil 2023 (@aquishowbrasil ), que está sendo realizada em São José do Rio Preto (SP). Tive a feliz oportunidade de, nesta terça-feira, participar da abertura da 12ª edição do evento e de palestrar sobre o novo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e suas ações para o desenvolvimento da #aquicultura brasileira.
Sempre faço questão de destacar que esse setor é responsável por uma série de oportunidades, a exemplo da geração de emprego e renda, além da produção de alimentos. No entanto, assim como ocorre em outras atividades produtivas, a aquicultura requer práticas pautadas em sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Nos próximos quatro anos, esperamos resolver muitos gargalos. O #Brasil é o maior produtor de proteína animal do mundo, liderando nos mercados de aves, suínos e bovinos, mas ocupa a 13ª posição no mercado de pescados. Temos muito trabalho pela frente, para que o País assuma uma posição compatível com o seu enorme potencial.
Entre as ações planejadas para o Ministério, e que são prioridades no governo do presidente @lulaoficial , estão a abertura de novos mercados – lembrando que a exportação para o mercado europeu está fechada desde 2018, e as chamadas cessões de uso, que regularizam a atividade em tanques-rede em diversos estados da nossa Federação.
A Aquishow Brasil é realizada pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (@peixebroficial ), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto (@prefriopreto ), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e com o Governo de São Paulo (@governosp ), por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (@aptasp ), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (@agriculturasp ).
Adriana Lima/Ascom MPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário