Foto: Chico Barros
O senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (MDB) se licenciou do cargo para realizar um tratamento de saúde. Em seu lugar, nos próximos quatro meses, assumirá o economista Fernando Dueire (MDB), primeiro suplente de Jarbas. A posse ainda não foi marcada e deverá ocorrer conforme regimento interno do Senado, que estipula a convocação pela presidência da Casa.
Dueire terá o desafio de substituir um dos políticos mais sérios e respeitados do país. Nos próximos meses o economista ajudará no processo de estabilização do país e deve auxiliar Pernambuco nesse novo ciclo, comandado por Raquel Lyra (PSDB). No pleito deste ano ele teve grande relevância na eleição de Jarbas Filho (PSB) para a Assembleia Legislativa (Alepe) e demostra lealdade, capacidade de tirar projetos do papel e liderança política.
Jarbas Vasconcelos sempre se destacou pelo protagonismo e liderança que exerce nos cargos que ocupa ao longo da sua vida pública e política. O senador ficará afastado de 21 de novembro de 2022 a 30 de março de 2023. Ele tirou a licença em razão da necessidade de intensificar as sessões de fisioterapia. O parlamentar já fazia tratamento para uma das pernas e, agora, terá de cuidar também da coluna. A frequência das sessões atrapalharia o desempenho das atividades de Jarbas no Senado Federal.
Jarbas Vasconcelos já foi deputado estadual, deputado federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco. O atual mandato no Senado, o segundo do pernambucano, foi conquistado em 2018 e termina em 2027.
Fernando Antônio Caminha Dueire é recifense, tem 63 anos e é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele tem pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Dueire é servidor público concursado e tem uma relação próxima de trabalho com Jarbas há mais de 20 anos. Foi secretário de Infraestrutura do estado de 1999 a 2006, durante as duas gestões do então governador Jarbas Vasconcelos. De 2007 a 2015, Dueire foi assessor de Jarbas no Senado Federal. Dueire também foi superintendente da CBTU no estado, de 1995 a 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário